ComportamentoRelacionamentos

7 sinais de que você está doando demais de si mesmo:

7 sinais de que você

Ser generoso é uma característica maravilhosa, mas, às vezes, pode ser desgastante.



Quando você se preocupa, genuinamente, com a felicidade dos outros, é fácil perder de vista sua própria felicidade.

Você pode ter as melhores intenções, mas se não for cuidadoso, acabará se perdendo, sendo excessivamente generoso para com os outros.

Abaixo estão sete sinais de que você doando demais:


1.Você sente como se estivesse sendo manipulado

Se você tem uma suspeita de que está sendo manipulado, provavelmente, esteja. Alguém queo esteja manipulando, pode dizer coisas para desencadear sua culpa, com a intenção de obter o que deseja. Confie em seus instintos e saiba que é hora de desacelerar.


2. Sua ajuda tornou-se insustentável


Se a sua doação chegou ao ponto de deixá-lo sem recursos, há um problema. Se sua própria saúde física ou mental, autorrespeito ou bem-estar financeiro estão sofrendo, você está doando muito.


3. Seus relacionamentos estão com dificuldades

Embora a generosidade saudável possa permitir que os relacionamentos floresçam, a doação não saudável pode fazer com que os relacionamentos deteriorem. Quando o equilíbrio está desligado, um ou ambos podem sentir ressentimento, culpa ou arrependimento, o que pode causar conflito e prejudicar a relação.



4. Você está habilitando alguém negativamente

Se a sua ajuda está permitindo o comportamento ruim de outra pessoa, é hora de dar um passo para trás. Permitir que outra pessoa permaneça fisicamente não saudável, irresponsável ou totalmente dependente de você, não faz bem a ninguém a longo prazo.



5. Você sente que estão se aproveitando de você e sua ajuda

Pode demorar um tempo para perceber quando alguém está se aproveitando de você, mas assim que entender o que está acontecendo, dê um fim. Alguém que usa sua gentileza e generosidade para ganho pessoal, não é alguém que você deva desejar em sua vida.


6. Sua oferta única de ajuda tornou-se uma obrigação a longo prazo


Ser generoso uma vez pode levar a um ciclo vicioso para aqueles que querem abusar da sua bondade. Se a sua oferta única, de alguma forma, transformou-se em uma obrigação a longo prazo, lembre-se de que você não se comprometeu com nada e tem todo o direito de se afastar.


7. Você está constantemente sacrificando algo

Se você sacrifica constantemente sua própria felicidade para que os outros sejam felizes, está se doando muito. Cuidar de outras pessoas é uma coisa maravilhosa. Mas cuidar de si mesmo é tão importante quanto.


______

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: David Wolfe

Se você fala sozinho, você é um aprendiz eficaz!

Artigo Anterior

Personalidade borderline: o desespero de atrair a tão temida rejeição.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.