Comportamento

Artista remove maquiagem de bonecas contra a sexualização excessiva

bonecas capa

A mulher teve a ideia de renovar as bonecas para lhes dar uma aparência mais natural.



É difícil encontrar alguma coisa que ganhe mais a atenção das crianças do que os brinquedos. Há gerações, esses têm sido itens de presença marcante na vida dos pequenos, seja para a diversão em si, para a educação ou mesmo para descobrir mais sobre como as crianças se relacionam consigo mesmas e com o mundo ao seu redor.

No mundo atual, onde a internet e as redes sociais de muitas formas têm substituído coisas que antes eram mais palpáveis, diversas crianças têm encontrado nos jogos de celulares e tablets uma alternativa mais prática de diversão, especialmente nestes tempos de pandemia.

Entretanto, é muito importante manter a tradição dos brinquedos sempre viva para as gerações futuras, pois perder essa conexão física com uma parte tão significativa da nossa história enquanto seres humanos é muito triste.


Além disso, não é difícil perceber que, apesar de esquecidos por muitos pequenos, quando recuperados e incentivados pelos pais, eles logo mostram por que são itens atemporais. Poucos atrativos virtuais permitem uma diversão tão espontânea e comunitária quanto uma bola, algumas bonecas ou jogos de tabuleiro.

Entretanto, uma coisa que também precisa ser dita sobre os brinquedos, em especial aqueles feitos para as meninas, é a sua composição física. As bonecas, sem dúvidas alguns dos brinquedos mais desejados pelas pequenas, não são apenas instrumentos de diversão, mas também modelos de beleza nos quais elas se inspiram.

Isso se comprova pelo fato de que muitas meninas fazem de tudo para parecerem com as suas bonecas, seja na cor de cabelo, no formato do corpo ou nas roupas. Para alguns pais e mães, isso é algo normal, que faz parte da vida.

No entanto, para outros, pode indicar uma tendência negativa, visto que várias das bonecas mais desejadas pelas meninas hoje em dia estão cheias de “sexualização”, como roupas curtas e maquiagens exageradas, itens que não consideram adequados para o público tão jovem.


Alguns adultos que não concordam com isso acreditam que as crianças precisam ter brinquedos mais “realistas”, que retratem a sua aparência simples e pura, evitam comprar esse tipo de brinquedos para as crianças, optando por aqueles que acreditam que as apoiarão a crescer com mais liberdade e menos comparações.

Sonia Singh é uma dessas pessoas. A australiana de Hobart contou em uma entrevista ao The Feed SBS que sempre foi apaixonada por bonecas e, há alguns anos, começou a “limpar” o visual das bonecas excessivamente maquiadas de hoje em dia, deixando-as mais parecidas com as próprias crianças.

2artista remove maquiagem de bonecas porque nao apoia a sexualizacao dos brinquedos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@treechangedolls.

3artista remove maquiagem de bonecas porque nao apoia a sexualizacao dos brinquedos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@treechangedolls.


4artista remove maquiagem de bonecas porque nao apoia a sexualizacao dos brinquedos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@treechangedolls.

Singh compartilhou suas criações  impressionantes pelas redes sociais, mas não esperava todo o sucesso que fez. Rapidamente, ela conseguiu milhares de fãs, que se identificavam com o trabalho que estava realizando, e que também pensam que as bonecas devem ser mais simples e puras, como as crianças.

Na entrevista, ela contou que pega a maioria das bonecas de segunda mão em lojas e que depois de sua intervenção, têm todo o “glamour” substituído por uma aparência muito mais realista. Sônia é quem remove as maquiagens de fábrica das bonecas e as pinta, e sua mãe costura suas novas roupas.

Com certeza, a iniciativa da australiana pode não agradar a muitas pessoas, mas ela não parece se importar muito com isso, porque apenas deseja compartilhar o seu trabalho com os admiradores e as pessoas que se interessam em comprar os modelos repaginados para os seus filhos.


5artista remove maquiagem de bonecas porque nao apoia a sexualizacao dos brinquedos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@treechangedolls.

Bom, com uma coisa todos podemos concordar: os resultados do seu trabalho são impressionantes e mostram que é realmente possível dar uma cara totalmente diferente a esses clássicos brinquedos.

Mulher de Mion, Suzana Gullo agradece apoio do marido na luta contra o câncer de mama

Artigo Anterior

Pastor embolsa R$ 30 milhões da Igreja Universal e foge

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.