A automação de WhatsApp é uma estratégia adotada por diversas empresas e perfis profissionais para otimizar o seu tempo e manter um contato constante com os clientes.
Se você ainda usa a automação de WhatsApp, provavelmente está passando tempo demais conversando no aplicativo, quando poderia estar ganhando mais dinheiro. Mas isso está prestes a mudar, neste artigo vamos te mostrar todos os benefícios da automação para a sua rotina e te indicar algumas das melhores ferramentas para realizar esse serviço em 2024.
O que é automação de WhatsApp?
A automação de WhatsApp é um processo em que você cria e configura diversas mensagens padrão para a conta de WhatsApp da sua empresa ou negócio. Dessa forma, a depender da pergunta que a pessoa/cliente fizer para você, o WhatsApp da sua empresa pode responder automaticamente.
Essa automação pode ser feita através do API oficial da marca ou também através de plataformas que fazer integração com o aplicativo WhatsApp. Uma vez feira a configuração, você pode montar as perguntas padrão com as suas respectivas respostas automáticas, ou mesmo um menu de opções iniciais para o seu cliente navegar.
Vale a pena fazer automação de WhatsApp?
O WhatsApp é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, não apenas por pessoas físicas, mas também por empresas, na hora de receber contato de clientes, fazer negociações e fechar negócios. Se você usa muito o WhatsApp nas suas transações, a automação pode facilitar muito a sua vida. Veja abaixo algumas das principais vantagens da automação:
- Atendimento 24 horas: A automação oferece um atendimento em tempo real, a qualquer momento do dia. Além de ser atrativo para os clientes, isso te permite ajuda a fechar negócios mesmo enquanto estiver dormindo.
- Ciclo de vendas automatizado: Quando a automação do WhatsApp é conectada a CRM e plataformas de ecommerce, por exemplo, você tem a possibilidade de automatizar, desde a geração de leads até o pós-venda. Mais facilidade para o seu dia a dia.
- Personalização: Através da automação do WhatsApp você pode enviar mensagens personalizadas para cada necessidade e preferência dos seus clientes. Dessa forma, você aprofunda o relacionamento com o seu público, o que aumenta as possibilidades de venda e fidelização.
- Eficiência: Nem precisamos falar que esse processo de automação de WhatsApp também torna o seu dia a dia mais eficiente, uma vez que oferece respostas automáticas, segmenta os seus contatos, envia mensagens em massa, entre muitos outros serviços que, sem a automação, precisam ser feitos por pessoas.
- Menos erros humanos: Como as mensagens são padronizadas e programadas pelos bots, os erros humanos são minimizados, mantendo a qualidade das conversas com os clientes mais alta.
- Métricas: Quando você usa ferramentas de automação de WhatsApp, recebe dados e métricas sobre o desempenho dessa ferramenta. Você pode monitorar dados como taxas de resposta, de conversão e até mesmo de abertura de mensagens.
Como configurar a automação de WhatsApp?
![Automação de WhatsApp: Como usar para otimizar seu tempo + dicas de ferramentas](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/1-automacao-de-whatsapp-como-usar-para-otimizar-seu-tempo-dicas-de-ferramentas.jpg.webp)
São várias as formas de configurar a automação de WhatsApp. Se você optar por usar o WhatsApp Business, consegue criar mensagens padrão de saudação e de ausência no próprio aplicativo.
Abaixo te mostramos os principais passos para configurar a automação.
1. Configure o WhatsApp Business
Antes de mais nada você precisa configurar o aplicativo, preenchendo todas as informações pedidas para criar o seu perfil comercial na plataforma. Nome, horário de funcionamento, endereço, setor, e mensagem de destaque são alguns exemplos das informações necessárias.
2. Crie uma mensagem de saudação e ausência
Monte as mensagens que você deseja que os seus clientes leiam sempre que entrarem em contato com você pela primeira vez, e também aquelas que serão enviadas quando alguém entrar em contato com você fora do seu horário de funcionamento.
3. Monte respostas automáticas e envie mensagens em massa
Caso você queira integrar o WhatsApp Business a outra ferramenta de automação, as suas possibilidades são muito maiores. Além de montar respostas automáticas, você também pode enviar mensagens em massa.
As 3 melhores ferramentas para automação de WhatsApp em 2024
Ficou interessado em adotar a automação de WhatsApp para o seu negócio? Então confira a lista de ferramentas que deixamos abaixo. Elas vão levar o seu processo de automação para outro nível e deixar os seus clientes muito mais satisfeitos!
MessageBird
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Essa é uma das melhores – e mais populares – opções de automação de WhatsApp. Além das funções padrão que já citamos ao longo do texto, o MessageBrid também conta com diversos recursos que facilitam o seu contato com os clientes, facilitadno o processo de automação.
No Message Bird você encontra:
Chatbots inteligentes que usam IA para compreender os pedidos dos clientes e oferecer repostas rápidas e personalizadas. Com isso você oferece uma boa experiência para o seu público e aumenta as chances de conversão.
Uma API que pode ser integrada a outras plataformas, tornando a automação do WhatsApp mais acessível e automatizando o trabalho.
Segmentação de clientes seguindo critérios como comportamento de compra, localização geográfica, entre outras preferências.
Seja você um pequeno ou grande negócio, o Message Bird está preparado para oferecer as melhores soluções.
Blip
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Outra ótima opção para quem está pensando em investir em automação de WhatsApp, o Blip apresenta funcionalidades inovadoras para otimizar a sua relação com o seu público. Um dos melhores diferenciais do Blip é oferecer recursos avançados que melhoram ainda mais a experiência de automação, tornando todo o processo mais simplificado.
No Blip você encontra:
Chatbots inteligentes que atuam de forma personalizada, levando em consideração as necessidades de cada empresa, entregando resultados de alta qualidade.
Integração como redes sociais e até mesmo SMS. Dessa forma, você pode controlar todos os seus canais de venda em apenas uma plataforma.
Análise de dados baseadas em insights analíticos avançados. Com as ferramentas de resultados você consegue acompanhar em primeira mão os desempenho das suas automações de WhatsApp, percebendo o que está ou não dando certo e buscando recursos para melhorias.
Atualmente, Lite da Blip custa a partir de em R$ 1.199 mensais. Nesse plano podem ser realizadas até 800 conversas por mês com um limite de 10 atendentes. Integrações, chatbots ilimitados, integrações, monitoramento dos dados de venda, entre outros recursos estão inclusos no plano inicial.
Quanto os setores atendidos pela empresa, o Blip inclui serviços financeiros, de saúde e turismo, e também ecommerces.
Letalk
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A Letalk é uma das ferramentas mais prestigiadas de automação de WhatsApp entre o público brasileiro, contanto com recursos que facilitam as estratégias de marketing e atendimento para as empresas que querem criar relacionamentos mais sólidos com o seu público.
Um dos principais pontos positivos dessa plataforma é que ela tem uma ótima usabilidade. Seu design intuitivo torna fácil para qualquer pessoa mexer na plataforma, inclusive os empresários iniciantes em automação.
Na Letalk você encontra:
Funcionalidade de segmentação de contatos que permite as empresas dividir as suas listas em uma série de critérios, como interesses, comportamentos, entre outros, de moda que o envio de mensagens seja mais direcionado.
Respostas automáticas personalizadas e inteligentes. Através de uma funcionalidade avançada, as empresas podem personalizar as suas mensagens com base em palavras-chave específicas, tornando o processo de comunicação com os clientes mais eficientes.
Programação de mensagens em mensagens em horários específicos. Esse recurso permite que as empresas falem com o seu público no melhor horário para ele. Isso é ótimo para a estratégia, porque aumenta a taxa de engajamento.
Além de tudo isso, também é preciso falar sobre confiabilidade que a empresa tem no mercado, um fator importante para quem ainda está começando no mundo da automação de WhatsApp e está em busca de uma ferramenta reconhecida no mercado.
A Letalk direciona os seus serviços para empresas focadas em automatizar todas as suas interações no WhatsApp, desde o atendimento ao cliente até campanhas de marketing. Portanto, se você quer focar mais em outras áreas do seu negócio e acredita que a automatização é o caminho, vale a pena conhecer o que a empresa tem a oferecer.
Sobre os valores, já é de esperar que uma ferramenta com esse volume de recursos tenha um preço correspondente com a sua qualidade. Dito isso, o valor do plano iniciante da Letalk atualmente gira em torno de R$ 297 mensais.
Nesse plano, o cliente tem direito a 250 mensagens automáticas por dia, 2 usuários, 1 chatbot, envio em massa e integrações.
FAQ automação de WhatsApp
Ainda ficou com alguma dúvida a respeito da automação de WhatsApp? Então nos acompanhe nessa seção. Aqui, abordamos algumas das dúvidas mais comuns dos internautas sobre esse assunto e respondemos de maneira detalhada. Veja abaixo:
A automação de WhatsApp para envio de mensagens em massa é liberada?
Sim, esse é um recurso liberado para todas as empresas que desejam facilitar o processo de comunicação com os seus clientes, investindo em estratégias de atendimento personalizado que levam à maior conversão.
No entanto, é importante manter em mente a necessidade de respeitar as leis de privacidade e ter o consentimento dos contatos antes de enviar mensagens em massa. Ainda nesse sentido, também é importante oferecer opções de descadastramento, respeitando a privacidade e as preferências do seu público.
Qual é a melhor ferramenta de automação de WhatsApp?
São várias as opções de ferramentas de automação de WhatsApp. Além das três que citamos no tópico acima, também podemos destacar o HubSpot e o ActiveCampaign. Ambas as ferramentas são populares e reconhecidas no mercado, contando com funcionalidades particulares. Antes de escolher a sua ferramenta, defina as suas prioridades e necessidades e escolha aquela mais alinhada aos seus objetivos.
Quais métricas devo acompanhar na automação de WhatsApp?
As métricas são um recurso essencial para medir o sucesso das suas campanhas de automação de WhatsApp. Através delas você consegue medir quais campanhas funcionam, quais não funcionam, e identificar pontos de melhoria para alavancar a sua conversão.
Fique atento a essas taxas principalmente: abertura das mensagens, taxa de resposta, taxa de conversão, número de leads gerados e tempo médio de resposta. Elas vão revelar o resultado da sua estratégia e te oferecer oportunidades de melhoria.
Conforme você percebeu ao longo deste artigo, a automação de WhatsApp é muito mais do que bots que conversam com os seus clientes enquanto você está ocupado, ela é uma ferramenta indispensável se você quer levar o seu negócio a uma novo patamar, aumentando a sua produtividade, direcionando a sua equipe para novas áreas e abraçando o poder da tecnologia.
São muitos os recursos oferecidos por essas ferramentas que automatizam todo o processo de contato com o cliente para que você saia de trás do celular e foque onde realmente precisa estar: na ação, desenvolvendo estratégias mais eficientes para alcançar mais pessoas e impulsionar as suas vendas.
Agora você está munido de informações relevantes sobre automação de WhatsApp e pode começar a colocar esse recurso em prática, testemunhando no seu próprio negócio todos os benefícios que esse recurso tem para oferecer. Apenas lembre-se de escolher uma ferramenta de qualidade, reconhecida e alinhada com os seus objetivos.
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