Descubra o significado espiritual das abelhas e o que elas querem lhe dizer!

Já se deparou com uma abelha rondando você ou sua casa e então se perguntou se existe algum significado espiritual para a abelha?



Na verdade, muitos insetos são símbolos místicos em todo o mundo. No caso da abelha, esse significado pode variar, mas costuma representar a imortalidade, o sacrifício, a alma, o amor, a ordem, a limpeza, a comunidade e a obediência. Descubra neste artigo todos os detalhes sobre o significado espiritual da abelha!

O significado da abelha na espiritualidade é determinado pelo contexto e conforme cada cultura. A sua simbologia é bastante rica e, num primeiro momento, pode trazer significados como a cooperação, organização e a disciplina.

As abelhas operárias são reconhecidas pela sua alta produtividade e foco, não importa o que estejam fazendo, portanto retratam um trabalho bem feito, pois possuem todas essas características marcantes em sua natureza.


No entanto, a abelha-rainha já traz um significado diferente, ela é considerada uma representação da realeza, da maternidade e da fertilidade, levando em consideração que toda a vida da colmeia existe em função dela.

Quando falamos no cristianismo, as abelhas têm forte simbologia ligada à ressurreição e também ao próprio mistério da morte, por causa disso é comum ser considerada um símbolo de Cristo.

Outros de seus significados, no que se diz respeito ao cristianismo, incluem luz, lealdade, diligência e ordem.

No mundo, o significado espiritual da abelha varia bastante. No hinduísmo, é muito associada ao amor e à dor. Essa dualidade pode ser representada por Kamadeva, o deus do amor. Sua imagem é a de um jovem bonito montado em um papagaio e carregando arco e flecha, sendo que a corda do seu arco é feita de abelhas.


No antigo Egito, acreditava-se que as abelhas se originaram das lágrimas de Rá, deus do sol, logo a imagem das abelhas seria a de um símbolo real e solar, mas ao mesmo tempo representando a alma e o espírito. Nos hieróglifos, as abelhas simbolizavam o poder da monarquia.

Já na Grécia antiga, também sabemos que as abelhas retratavam a alma e a sua transição deste plano para outro, tanto das almas boas quanto das más. Além disso as abelhas têm forte associação com Deméter, a deusa da agricultura e da colheita, uma associação mais do que adequada para o cultivo e colheita do mel das abelhas.


Mel

O próprio mel produzido pelas abelhas também tem seu significado. Em alguns contextos, representa o mesmo que as abelhas por sua óbvia conexão. Mas, mesmo sozinho, o mel tem fortes símbolos, como o da fartura, da prosperidade e da doçura.


Colmeia

As colmeias, por sua vez, carregam o significado da cooperação e da ordem, resultado do trabalho duro e organizado das abelhas, até por este motivo é um símbolo da maçonaria. Por outro lado, para os egípcios, a colmeia representava a eternidade por seu formato remeter a um túmulo.

Outros significados que podem ser atribuídos à colmeia e às abelhas em geral são o da proteção e da defesa. A princípio, a maioria das abelhas não são insetos agressivos, a não ser que sejam incomodadas. Mas a história é outra quando a questão é defender a colmeia e sua rainha. Nesse caso, as abelhas vão se sacrificar para protegê-las, se for necessário.

Infelizmente, as abelhas já são consideradas uma espécie em extinção, embora sejam essenciais para o equilíbrio do ecossistema. Existem algumas coisinhas que podemos fazer para evitar o desaparecimento das abelhas, como consumir produtos orgânicos para apoiar a produção local e cultivar flores que servem de alimentos para elas.


Tatuagem de abelha: qual o significado?

Apesar de não serem muito comuns, as tatuagens de abelhas possuem significados que acompanham a mesma linha do que elas representam de modo geral, ou seja, são sempre com interpretações positivas, seja qual for o desenho escolhido.

As tattoos de abelhas mais comuns costumam ser desenhadas com flores, mas o inseto sozinho também é uma excelente opção para quem deseja algo simples.

Entre os significados de tatuagens de abelha, podemos citar: cooperação, comunicação, organização e disciplina; produtividade e foco; realeza, maternidade e fertilidade; fartura e prosperidade; imortalidade, sacrifício e alma; lealdade e diligência; amor e dor; proteção e defesa.

Por fim vale mencionar que, se uma abelha tem aparecido em sua vida, é interessante analisar a própria produtividade e os seus sonhos, levando em conta todo o trabalho necessário para realizá-los.

Às vezes, a abelha representa a realização do que parece ser impossível.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.