Esses são os 10 aparelhos que mais consomem energia, mesmo estando desligados. Fique atento!

5min. de leitura

Aprender a controlar o consumo de energia dentro de casa, além de diminuir o valor da conta, reduz o consumo de energia em nível global e ajuda a preservar o meio ambiente, portanto, deve se tornar algo comum em nossa rotina.



Todos nós já levamos um grande susto ao conferir a conta de energia. Muitas vezes, o valor pode ser muito mais alto do que o que esperamos, por isso, precisamos sempre encontrar uma maneira de economizar o máximo possível, e uma das grandes ajudas é mudar os hábitos dentro de casa.

Pode ser que, na sua família, as pessoas tenham o costume de deixar alguns aparelhos ligados na tomada, por costume ou por achar que não influenciam no valor da energia no final do mês, mas a verdade é que, mesmo desligados, existem alguns equipamentos que continuam consumindo energia, e simplesmente tirá-los da tomada pode ajudar muito na economia.

Aprender a controlar o consumo de energia dentro de casa, além de diminuir o valor da conta, reduz o consumo de energia em nível global e ajuda a preservar o meio ambiente, portanto, deve se tornar algo comum em nossa rotina.


Abaixo deixamos uma lista com os aparelhos que mais consomem energia quando conectados na tomada, mesmo estando desligados nos botões.

Carregador de celular

Muitas pessoas deixam os carregadores conectados por dias na tomada, sem ter noção do quanto eles podem aumentar o gasto com energia. O consumo médio de um carregador é de 0,26W, sem uso, e de 1W a 5W, mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele. O aumento na conta será muito significativo, se todos os carregadores ficarem sempre conectados na tomada. Desligue-os.


Micro-ondas

Se ficar ligado na tomada o tempo todo, o micro-ondas pode consumir de 3W a mais. Então, por mais que seja comum deixá-lo sempre ligado, o melhor a fazer é tirá-lo da tomada quando não estiver em uso.



Computador

Apesar de os notebooks estarem mais populares, muitas pessoas e empresas ainda utilizam os computadores (de mesa). Esses aparelhos estão sempre ligados, o que consome energia e diminui o seu tempo de vida útil. Os computadores, mesmo em modo de descanso, podem consumir até 21W; ligados, esse número aumenta para 80W, o mesmo consumo de quatro lâmpadas fluorescentes acesas o dia todo. Eles precisam ser desligados quando não estiverem em uso.


Cafeteira

Ainda que esteja desligada, a cafeteria chega a consumir cerca de 1W, se estiver conectada à tomada. Desligue-a quando não estiver sendo usada.


Telefone sem fio

Apesar de raros, esses aparelhos ainda são muito utilizados, e consomem cerca de 3W quando ligados à tomada. Economize mantendo-os desligados.


Notebook

O notebook é o nosso companheiro de todas as horas, e quando não os estamos utilizando, costumamos fechá-lo, mas essa tática não é muito efetiva pois, quando ligados à tomada, gastam 15W, em média, mesmo sem estar sendo utilizados, por isso também precisam ser mantidos desconectados.


Televisão

Os aparelhos de televisão também tendem a consumir 3W quando ficam conectados à tomada, mesmo os modelos mais econômicos. Tire-os da tomada.


Aparelho de som  

Os aparelhos de som consomem algo próximo de 15W quando estão nas tomadas, ainda que estejam desligados nos botões. Se estiverem a todo momento na tomada, consumirão 20% mais do que se ficassem ligados durante uma hora por dia, no volume baixo. É um consumo muito alto, por isso, mantenha-os desconectados.


Decodificador de TV a cabo ou por assinatura

Esse aparelho também precisa ser desligado, tanto quanto a TV. Nunca se esqueça de desconectá-lo nos períodos de inatividade.


Videogame

Comuns tanto em casas com crianças quanto com adultos, os videogames podem consumir 23W, quando em funcionamento, e 1W, se desligados, mas conectados à tomada. Preserve seu aparelho e sua energia tirando-o da tomada.

Esses são alguns dos aparelhos que mais consomem energia e precisam ser deixados desligados. Faça isso pelo bem do seu bolso e também da nossa natureza.

Compartilhe o conhecimento com os seus amigos nas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: loganban/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.