publicidade

“Esta geração não está interessada em aprender”: comovente declaração de professora sobre alunos

Em um vídeo publicado em rede social, a professora Frances, de Porto Rico, fala sobre a realidade da juventude, que é vivida em muitos lugares. Assista ao vídeo!



Os professores são profissionais fundamentais numa sociedade, eles são os responsáveis por ensinar, compartilhar conhecimentos, incitar um olhar crítico sobre a realidade em suas mais diversas formas e em nos ajudar a nos tornar pessoas mais sábias e críticas, que questionam e ajudam a mudar o mundo para melhor.

Esses profissionais estão presentes em todas as etapas de nossas vidas e, muitas das coisas que aprendemos com eles, carregamos para sempre, as quais nos orientam em nossas tomadas de decisão. Os professores se tornam muito mais do que orientadores, mas mestres com os quais, em muitos casos, criamos um vínculo de carinho e admiração.

Os professores escolhem sua profissão por amor e vocação. Dentre as mais diferentes áreas que podem escolher seguir, eles optam por talvez uma das mais complicadas, mas que também traz os resultados mais poderosos.

Eles são uma das razões pelas quais o mundo chegou aonde está hoje, mas infelizmente, em muitos momentos, não sabemos valorizá-los nem respeitar sua dedicação e esforço em nos oferecer a melhor educação possível.


Um dos desafios mais enfrentados por professores do mundo inteiro em seu cotidiano é o desinteresse dos alunos, em alguns momentos, aliados à falta de educação.

Não é raro vermos notícias de jovens ofendendo e destratando esses profissionais, e isso é algo que desperta profunda revolta nos professores, especialmente naqueles realmente comprometidos com sua profissão e que desejam fazer a diferença na vida dos alunos.

Uma professora de Porto Rico gravou um comovente vídeo, no final de 2020, falando um pouco sobre a própria experiência de trabalho e o quanto tem se deparado com a falta de dedicação e comprometimento dos alunos.


Frances Sanchez compartilhou, nas redes sociais, o tocante relato de cerca de 15 minutos, em que conta que é professora há 18 anos, mas que está chegando ao seu limite, e relata os desafios de ensinar uma geração tão desinteressada.


Ela afirma que a geração atual não está interessada em aprender e que nunca testemunhou níveis tão elevados de desânimo, desinteresse e falta de compromisso. Para Sanchez, isso não é apenas da educação a distância, por conta da pandemia, ela acredita que essa realidade apenas escancarou um problema social que existe há tempos e que também é uma questão cultural e geracional.

Sanchez pede que o governo e as famílias enxerguem essa situação e trabalhem mais efetivamente para mudar essa realidade. Em determinados momentos do vídeo, é possível perceber que a professora de teatro chora, visivelmente abalada e indignada com a realidade do ensino.

Ao final da gravação, ela se desculpa por ter sido tão direta, mas ressalta que precisava falar sobre isso, porque os professores precisam de ajuda.

A mensagem teve grande repercussão por se tratar de um assunto comum a muitos professores e por ser expressada de forma comovente.

Sanchez fez um apelo como alguém que ama o que faz, mas precisa de apoio para uma mudança. Suas palavras são sinceras e seus motivos, reais.

Que todos pensemos sobre suas palavras e, dentro de nossas casas, façamos a nossa parte com os nossos jovens, pois eles são os herdeiros do futuro.

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e compartilhe o texto nas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.