Os cientistas que estudam o vínculo humano-animal descobriram que existem benefícios de saúde de possuir um gato.
Sim, mesmo o menosprezado “gato preto” pode ser bom para você!
1.Ajudam o seu sistema cardiovascular
Estudos da Universidade de Minnesota determinaram que aqueles que não possuem gatos tinham 30-40% mais probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares do que os donos de gatos. (Desculpe, proprietários do cães, vocês não têm o mesmo benefício.) A chance de morte por ataque cardíaco súbito é reduzida também, para proprietários de gatos.
Outra pesquisa sugere que possuir um gato compara-se favoravelmente à uma dieta pobre em sal para reduzir o risco de doença cardíaca.
2.Ajuda o sistema imunológico
O sistema imunológico recebe um impulso de sentimento apenas por possuir um gato. Possuir um gato pode levar a um melhor apoio social, depressão reduzida, e mais risadas, brincadeiras e exercícios – tudo isso ajuda a sua função do sistema imunológico a ser melhor.
E os gatos podem dizer quando você não está se sentindo bem. Eles ajudá-lo a ficar melhor ao vir para consolá-lo.
3.Evitam alergias e problemas respiratórios
Crianças que são criadas em torno de gatos (e cães) desenvolvem imunidade aos alérgenos em uma idade precoce. A incidência de problemas respiratórios, incluindo a asma, é reduzida em crianças expostas a gatos cedo na sua vida.
Como bônus, as crianças criadas com animais de estimação parecem desenvolver uma maior empatia com os sentimentos dos outros e se relacionar melhor com outras pessoas.
4.Baixam a pressão arterial
Acariciar seu gato é calmante e reduz a pressão arterial. Estudos da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo encontraram menor pressão arterial em sujeitos que possuíam animais de estimação em comparação com aqueles que não possuíam.
5.Reduzem o seu colesterol e triglicerídeos
Dietas e exercícios ajudam muito a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, mas possuir um gato, também ajuda. Um estudo canadense de 2006 descobriu que possuir um gato reduziu o colesterol melhor do que até mesmo alguns medicamentos.
6.Reduzem o risco de AVC
Um estudo da Universidade de Minnesota determinou que possuir gato pode reduz o risco de AVC em até um terço!
7.Curam seus ossos e músculos
Gatos ronronam a uma frequência entre 20-140 Hz, o que é conhecido por ter efeitos terapêuticos. Ossos curam-se melhor a frequência 25 Hz e 50 Hz (e 100 Hz e 200 Hz também são úteis). Tecidos moles, como músculos, tendões e ligamentos curam-se mais rapidamente a estas frequências. Infecções e inchaços também são curados nesta faixa de frequência.
8.Reduzem ansiedade e estresse
No estilo de vida acelerado de hoje, com mais trabalho e menos socialização, interação com um animal de estimação traz tempo para diversão e criatividade para sua vida. Cuidar de seu gato e acariciá-lo te afasta de suas preocupações e reduz seus níveis de ansiedade e stress.
9.Melhoram o seu humor, aliviam a depressão
Os gatos podem ter a reputação de ser solitários, animais não sociais, mas quem tem gato sabe que isto não é verdade. O amor e companheirismo de um gato te ajuda a se sentir melhor sobre a vida em geral e pode levantar o seu humor e diminuir sentimentos de depressão.
10.Reduzem a solidão
Ter uma conexão pessoa-gato é uma forma de interação social. Se o seu grupo de amigos é pequeno, ou distante, o seu gato pode ajudar a aliviar seus sentimentos de solidão. Se você voltar para uma casa vazia no final do dia, passar tempo com seu gato pode elevar o seu humor.
Famílias hoje são menores e muitas vezes distantes. O apoio social fornecido pelo seu animal de estimação pode incentivá-lo a interagir mais com outras pessoas.
11.Reduzem despesas médicas
As pessoas que possuem gatos fazem menos visitas aos médicos e hospitais.
12.Exercícios
Os gatos não precisam de tanto exercício como cães, mas ainda assim gostam de brincar.
O “efeito pet” pode melhorar sua qualidade de vida. Os gatos podem não ser capazes de conceder suas “97vidas” para seus proprietários, mas você pode melhorar a vida que tem, partilhando-a com um gato!
_____________
Traduzido pela Equipe de O Segredo
Fonte: Life Hack