Gatos fazem bem à saúde!

6min. de leitura

Os cientistas que estudam o vínculo humano-animal descobriram que existem benefícios de saúde de possuir um gato.



Sim, mesmo o menosprezado “gato preto” pode ser bom para você!

1.Ajudam o seu sistema cardiovascular

01

Estudos da Universidade de Minnesota determinaram que aqueles que não possuem gatos tinham 30-40% mais probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares do que os donos de gatos. (Desculpe, proprietários do cães, vocês não têm o mesmo benefício.) A chance de morte por ataque cardíaco súbito é reduzida também, para proprietários de gatos.


Outra pesquisa sugere que possuir um gato compara-se favoravelmente à uma dieta pobre em sal para reduzir o risco de doença cardíaca.


2.Ajuda o sistema imunológico

02
O sistema imunológico recebe um impulso de sentimento apenas por possuir um gato. Possuir um gato pode levar a um melhor apoio social, depressão reduzida, e mais risadas, brincadeiras e exercícios – tudo isso ajuda a sua função do sistema imunológico a ser melhor.

E os gatos podem dizer quando você não está se sentindo bem. Eles ajudá-lo a ficar melhor ao vir para consolá-lo.



3.Evitam alergias e problemas respiratórios

03

Crianças que são criadas em torno de gatos (e cães) desenvolvem imunidade aos alérgenos em uma idade precoce. A incidência de problemas respiratórios, incluindo a asma, é reduzida em crianças expostas a gatos cedo na sua vida.

Como bônus, as crianças criadas com animais de estimação parecem desenvolver uma maior empatia com os sentimentos dos outros e se relacionar melhor com outras pessoas.


4.Baixam a pressão arterial

04

Acariciar seu gato é calmante e reduz a pressão arterial. Estudos da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo encontraram menor pressão arterial em sujeitos que possuíam animais de estimação em comparação com aqueles que não possuíam.


5.Reduzem o seu colesterol e triglicerídeos

05

Dietas e exercícios ajudam muito a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, mas possuir um gato, também ajuda. Um estudo canadense de 2006 descobriu que possuir um gato reduziu o colesterol melhor do que até mesmo alguns medicamentos.


6.Reduzem o risco de AVC

06

Um estudo da Universidade de Minnesota determinou que possuir gato pode reduz o risco de AVC em até um terço!


7.Curam seus ossos e músculos

07

Gatos ronronam a uma frequência entre 20-140 Hz, o que é conhecido por ter efeitos terapêuticos. Ossos curam-se melhor a frequência 25 Hz e 50 Hz (e 100 Hz e 200 Hz também são úteis). Tecidos moles, como músculos, tendões e ligamentos curam-se mais rapidamente a estas frequências. Infecções e inchaços também são curados nesta faixa de frequência.


8.Reduzem ansiedade e estresse

08

No estilo de vida acelerado de hoje, com mais trabalho e menos socialização, interação com um animal de estimação traz tempo para diversão e criatividade para sua vida. Cuidar de seu gato e acariciá-lo te afasta de suas preocupações e reduz seus níveis de ansiedade e stress.


9.Melhoram o seu humor, aliviam a depressão

09

Os gatos podem ter a reputação de ser solitários, animais não sociais, mas quem tem gato sabe que isto não é verdade. O amor e companheirismo de um gato te ajuda a se sentir melhor sobre a vida em geral e pode levantar o seu humor e diminuir sentimentos de depressão.


10.Reduzem a solidão

010

Ter uma conexão pessoa-gato é uma forma de interação social. Se o seu grupo de amigos é pequeno, ou distante, o seu gato pode ajudar a aliviar seus sentimentos de solidão. Se você voltar para uma casa vazia no final do dia, passar tempo com seu gato pode elevar o seu humor.

Famílias hoje são menores e muitas vezes distantes. O apoio social fornecido pelo seu animal de estimação pode incentivá-lo a interagir mais com outras pessoas.


11.Reduzem despesas médicas

011

As pessoas que possuem gatos fazem menos visitas aos médicos e hospitais.


12.Exercícios

012

Os gatos não precisam de tanto exercício como cães, mas ainda assim gostam de brincar.

O “efeito pet” pode melhorar sua qualidade de vida. Os gatos podem não ser capazes de conceder suas “97vidas” para seus proprietários, mas você pode melhorar a vida que tem, partilhando-a com um gato!

_____________

Traduzido pela Equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 27/04/2016 às 6:50






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.