Comportamento

Jovem de 23 anos está construindo a própria casa do zero. As mulheres são capazes de tudo!

CAPA Jovem de 23 anos esta construindo a propria casa do zero As mulheres sao capazes de tudo

Por conta da pandemia, jovem decide deixar a vida na Grande São Paulo e voltar para sua cidade e construir a própria casa, desde a fundação.



Algumas pessoas desconhecem a força e a potência femininas, até que se deparam com uma mulher que sonha grande e batalha para conquistar seus sonhos. Durante muito tempo, as mulheres foram colocadas numa posição de inferioridade, precisavam pedir permissão para tudo o que desejavam fazer, precisavam obedecer aos homens e sempre agir com feminilidade, fazendo apenas “coisas de mulher”.

Mas o tempo foi passando, elas nunca deixaram de se impor, lutaram para conquistar seus espaços e hoje, mesmo que ainda exista muita discrepância, podemos já colher alguns frutos da luta delas. As mulheres mostram diariamente que são capazes de fazer o que bem entender, demonstram força e inteligência, podendo ocupar os mais diversos lugares da sociedade.

Tamara Rocha, de apenas 23 anos, é uma dessas mulheres.


No começo de 2020, ela decidiu colocar em prática o sonho de construir, com as próprias mãos, sua casa. Parece loucura para qualquer um que não entenda como preparar o concreto, mas é exatamente isso que a jovem queria!

Antes de começar seu projeto, Tamara cursava Rádio e TV na Grande São Paulo, mas precisou voltar para Botucatu, no interior do estado, logo que a pandemia estourou no Brasil. A crise sanitária fez com que ela perdesse o emprego rapidamente, deixando-a sem outra opção, a não ser retornar à sua cidade.

Assim que retornou, Tamara foi acolhida pela mãe, que trabalha como cabeleireira, e pelo padrasto, que é carteiro em Botucatu. Logo a jovem percebeu que aquela era a cidade em que gostaria de ficar, desistindo da ideia de morar na capital, mas teria um lugar para morar, sem ficar ocupando a casa da mãe.

Como a pandemia ainda dificultava o retorno ao mercado, o custo financeiro de ter a própria casa fez com que ela tivesse a ideia de construir com as próprias mãos o local onde ia morar. Com ajuda de toda a família, Tamara começou a construir seu lar, desde a fundação, num terreno próprio, no Jardim Itamarati, em junho de 2020.


2 Jovem de 23 anos esta construindo a propria casa do zero As mulheres sao capazes de tudo

Direitois autorais: reprodução Facebook/Tamara Rocha.

Ela conta que não sabia como construir uma casa, por isso precisou dedicar bastante tempo para ter as noções básicas. Aprendeu muita coisa sozinha, assistiu a vídeos no YouTube e outras várias coisas seu padrasto fez questão de lhe ensinar.

Não há um dia em que ela não bata massa de cimento, peneire areia, abra espaço para o encanamento e compre mais materiais para concluir seu grande sonho. Nos finais de semana, a família ajuda com força total, fazendo com que a casa própria fique cada vez mais perto de ser habitada.

Tamara explica que o que torna a casa especial é o fato de possuir as mãos dela e de seus familiares em todos os componentes. Nos tijolos, nas vigas e nos pregos, tudo possui energia dela e de seus parentes.


A jovem acredita que a força feminina tenha de se aventurar em todas as atividades, mesmo que o trabalho pareça bruto ou pesado demais, pois ela garante que é possível, sim, realizar-se.

A garota aguarda ansiosamente a conclusão de seu grande projeto e afirma que todo esse processo mostrou que, independentemente do tempo que levar, ela é capaz de realizar tudo o que desejar!

O que você achou dessa história de força?

Compartilhe nas suas redes sociais para seus amigos também conferirem!


Diretor de escola trabalha à noite no Walmart e doa salário a alunos necessitados. Grande coração!

Artigo Anterior

Padeiro que alimentou pessoas necessitadas na pandemia morre de covid: “Tinha um grande coração”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.