A suposta carta psicografada de Eliza Samudio pela vidente Chaline Grazik fez com que muitas pessoas quisessem entender mais como os médiuns recebem as informações que escrevem.
As notícias de a modelo e atriz Eliza Samudio, na época com 25 anos, teria sido assassinada pelo pai de seu filho, Bruno Fernandes, goleiro do Flamengo, chamaram a atenção da imprensa nacional e internacional em meados de 2010. Mesmo depois de 12 anos, com a condenação dos réus, as autoridades ainda não encontraram os restos mortais da jovem, e inúmeras teorias foram criadas até hoje, buscando explicar os mistérios que ainda rondam o crime.
No dia 31 de julho, a vidente Chaline Grazik, conhecida por fazer previsões de famosos, compartilhou supostos trechos de uma carta psicografada de Eliza Samudio, revivendo a história e revelando parcialmente onde estaria escondido seu corpo. De acordo com a médium, ela teria sido jogada em um “rio fétido”, e seus algozes teriam batido em seu corpo com pedaços de madeira para que ele ficasse no fundo.
A revelação lançou luz sobre o espiritismo, fazendo com que muitos internautas se perguntassem como funciona a psicografia. Em vários casos criminais no país, foram aceitas cartas psicografadas como evidência, e o médium Chico Xavier ajudou a inocentar acusados de assassinatos nas décadas de 1970 e 1980, recebendo mensagens das vítimas, que revelavam o paradeiro dos corpos e quem seriam os culpados dos crimes.
Durante o julgamento dos envolvidos no incêndio da Boate Kiss, uma das advogadas utilizou uma carta psicografada de uma vítima, para defender o músico acusado de disparar o artefato pirotécnico dentro do local fechado. Na suposta mensagem, o jovem teria perdoado os envolvidos no caso, dizendo que eles também “tinham famílias”.
Em 2014, no Ceará, uma carta psicografada ajudou a identificar o corpo de um homem que estava sendo procurado há dois anos pela família, e supostamente o avô teria contado à mãe onde estavam os restos mortais, que eram compatíveis com o desaparecido. Mas ainda assim, muitas pessoas não compreendem como funciona o processo de psicografia, por isso resolvemos explicar de maneira geral.
O que é e como funciona?
Segundo a Associação Espírita Allan Kardec, a psicografia é uma faculdade que permite que certos médiuns escrevam sob a ação ou influência de espíritos, sendo chamados de médiuns psicógrafos ou escreventes. Aqueles que têm o dom e a sensibilidade para esse exercício, acabam conseguindo fazer intercâmbio entre os dois planos existentes, o mundo espiritual e o mundo real.
Aqueles espíritos que não conseguiram desencarnar, que não conseguiram se libertar chegando no plano espiritual, como se tivessem que se despedir ou encerrar ciclos que apenas o corpo físico conseguiria, essas almas pedem ajuda aos médiuns. Em alguns casos, essas almas retornam apenas para oferecer conforto aos familiares que ficaram.
Tipos de médiuns psicógrafos
1. Mecânicos
O espírito atua diretamente sobre a mão e o corpo do médium, usando sua própria caligrafia e não se comunica com o corpo que assume. É um dos tipos mais raros, mas também é considerado o mais autêntico, os escreventes sequer têm consciência do que estão anotando até a hora que leem. Em alguns casos, o psicógrafo recebe dois espíritos simultaneamente, e pode escrever com as duas mãos ao mesmo tempo.
2. Intuitivos
O espírito que deseja se manifestar entra em contato com o médium de maneira telepática, se comunicando diretamente, mas tendo sua mensagem interpretada por quem a conta. Assim que compreende o pensamento de quem quer se manifestar, o psicógrafo se expressa conforme consegue, sendo perpassado por seu contexto socioeconômico, intelectualidade e valores morais.
3. Semi-mecânicos
O espírito atua na mão do psicógrafo, mas ele não perde a ligação com sua mão, podendo dar seus toques na mensagem que está sendo psicografada, como usando a sua caligrafia, por exemplo. Os especialistas garantem que ele não interpreta a mensagem e nem modifica, apenas dá o seu próprio toque conforme vai escrevendo, junto com o espírito.
Vale lembrar que os trabalhos mediúnicos não podem sem cobrados, sem exceção, caso contrário os bons espíritos que controlam essa comunicação entre os dois planos, podem não gostar da forma como as coisas estão sendo levadas, fazendo com que todos se afastem do médium, ou mesmo dando sérias broncas.