Comportamento

“Método Gray Rock”, técnica infalível para afastar pessoas tóxicas!

1 capa Metodo Gray Rock Tecnica infalivel para afastar pessoas

Este método, disseminado em sites especializados em saúde mental, é capaz de fazer com que pessoas manipuladoras e narcisistas se afastem de maneira bem simples.



As relações interpessoais nos colocam cara a cara com todos os tipos de indivíduos. Existem os que são capazes de melhorar qualquer ambiente, que ficam felizes quando nos veem crescer, e os que são o completo oposto, que emanam tanta toxicidade, que chegamos a nos sentir “contaminados” com tanta energia negativa.

Mas, de acordo com Ellen Biros, terapeuta da Geórgia (Estados Unidos), existe um método capaz de eliminar, de maneira bem simples, as pessoas tóxicas de nossas vidas. Chamado de “Método Gray Rock” (Método Pedra Cinzenta, em tradução livre), ele nos transforma em pessoas chatas e completamente desinteressantes.

A primeira coisa que você deve fazer antes de descobrir os cinco passos fundamentais para colocar em prática o método é compreender o seu significado. Pense numa grande rocha cinzenta. Conseguiu imaginar? Então, mesmo sendo grandiosa, ela nada tem de notável, e é capaz de passar completamente despercebida entre outros elementos de uma paisagem.


Transformar-se em uma grande rocha cinzenta é uma boa técnica, se você quiser passar despercebido, e a terapeuta explica, em publicação no site Healtline, que esse tipo de comportamento nos ajuda a lidar com pessoas manipuladoras e abusivas, incluindo as que possuem comprovadamente transtorno de personalidade narcisista ou de personalidade antissocial.

Como as pessoas com personalidades manipuladoras se alimentam de “drama”, quanto mais tedioso e enfadonho você parecer, mas vai enfraquecê-la, pois ficarão sem forças para manipular você. Por isso, é muito importante saber quando aplicar, principalmente se já conseguiu identificar de antemão o comportamento tóxico de amigos e/ou familiares, fazendo com que encerrar o relacionamento seja a melhor maneira de se proteger.

Quando não é possível eliminar completamente o contato, como exemplo, em um ambiente de trabalho, onde as pessoas vão continuar se vendo – e provavelmente conversando – até que alguém mude de empresa, o “Gray Rock” pode ser uma boa ferramenta para saber como lidar com o narcisismo alheio.

O conselheiro clínico profissional licenciado em Idaho (Estados Unidos) garante que as técnicas são infalíveis até para ajudar quando um indivíduo com quem você terminou ou que recusou se encontrar não compreende a mensagem e segue nas investidas amorosas. Se precisar manter contato, deixar a conversa desestimulante pode fazer com que perca o interesse rapidamente, permitindo que você siga em frente.


Caso você esteja passando por violência física, emocional, patrimonial ou financeira, a melhor saída é buscar acompanhamento psicológico e aconselhamento jurídico, encontrando uma rede de apoio capaz de lhe oferecer acolhimento e proteção.

O Método Gray Rock não é a melhor solução quando os casos são muito sérios, por isso não é indicado quando fere os direitos humanos. Vamos aos cinco passos para se tornar uma rocha cinzenta e desinteressante? Confira:

1. Não ofereça nada

Não estamos falando de oferecer comida ou bebida, mas sim do seu comportamento. As pessoas manipuladoras se inflam quando presenciam conflitos, excesso de emoções e, principalmente, caos. A terapeuta acredita que a melhor coisa a fazer é tentar se tornar uma pessoa sem brilho e desinteressante, totalmente sem nenhum atrativo.


Se você precisar responder a qualquer pergunta, lembre-se de deixar seu rosto com o mínimo de expressões possível, oferecendo respostas vagas e em pequenos murmúrios. Ao invés de dizer “sim” ou “não”, simplesmente murmure. Caso a resposta seja relacionada ao trabalho e precise ser mais completa, não imprima suas sensações e emoções na frase, isso faz com que a pessoa manipuladora não seja capaz de identificar detalhes ou falhas que usam como ferramenta de manipulação.

2. Desengate e desconecte

Essa é uma das melhores dicas! Lembre-se de evitar contato visual com a pessoa tóxica, principalmente porque olhar nos olhos pode facilitar uma conexão emocional. É importante lembrar que seu principal objetivo é o desprendimento total. No início, se precisar de ajuda, pode tentar se concentrar em outra atividade ou olhar para outro lugar no momento de uma interação.

As pessoas narcisistas clamam por atenção, então, quando você mostra que está simplesmente focado em outra coisa, passa automaticamente a mensagem de que elas não vão conseguir o que desejam com você naquele momento. Essa é uma boa maneira de se esquivar de comentários cruéis e negativos que elas possam fazer apenas para chamar sua atenção, assim você fica distraído da manipulação.


3. Mantenha as interações necessárias curtas

Se a pessoa abusiva for parte da família ou se você precisar conviver razoavelmente com ela, uma boa alternativa pode ser manter apenas contato eletrônico ou por telefone, o que diminui o estresse e dificulta as tentativas de manipulação, mas a efetividade do método continua sendo a mesma.

Seja breve durante a interação, responda apenas com “sim” e “não”, já que, nesse caso, não existe interação visual. Se a pessoa for um ex-companheiro e a conversa tiver relação com visitas de filhos, por exemplo, limite-se apenas ao horário em que vai buscar ou levá-los, respondendo de maneira sucinta às perguntas.

4. Não diga a eles o que você está fazendo


Nunca conte vantagem, não fale de suas vitórias nem planos. Seu principal objetivo, caso queira colocar em prática o método, é fazer com que a pessoa perca o interesse por você por conta própria. Isso inclui não deixar que perceba que você está tentando parecer monótono intencionalmente.

Tente tratá-la como se não a conhecesse, como se não existisse nenhuma conexão emocional, de tal maneira que pareçam estranhos. Não se sinta mal com esse comportamento, você não deve nenhuma justificativa ou explicação para ninguém, principalmente as que envolvam quesitos emocionais ou mais profundos.

5. Evite diminuir a si mesmo

O Método Gray Rock exige um balanço, não precisa chegar ao ponto de começar a se depreciar, e tente observar se esse tipo de comportamento afeta outras relações em sua vida. Se perceber algum tipo de dificuldade em se conectar com outras pessoas, as que realmente importam, não deixe de entrar em contato com um terapeuta.


Ter necessidade de conviver com pessoas abusivas e manipuladoras pode afetar a forma como você se enxerga, podendo sentir que isso afeta até como se veste. Um bom psicólogo pode ajudar você a criar técnicas e estratégias saudáveis, explorando abordagens diferentes, caso perceba que esse método não funciona.

Lidar com pessoas narcisistas é desgastante, exige muito de nossa capacidade emocional e pode afetar a autoestima de maneira devastadora. Tentar lidar com a situação da maneira mais confortável pode ser uma boa opção, mas lembre-se que sempre é preciso avaliar como está sua saúde emocional com profissionais especializados.

As pessoas destes 4 signos sabem como encarar a vida com leveza. São inabaláveis!

Artigo Anterior

Enigma viral: encontre a rosa camuflada entre os caracóis!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.