As pessoas realmente se interessam por você!
Presto serviço em um restaurante e, como tenho contato com os clientes na entrada e na saída, sinto a obrigação de ser um bom cartão de visitas e escutá-los.
Na entrada, sempre cumprimento com “boa tarde” ou “boa noite” e “seja bem-vindo (a)”, “além de desejar “bom apetite”. Na saída, enquanto concluo o atendimento, pergunto como foi a refeição e agradeço.
Por incrível que pareça, sempre me deparo com reações engraçadas: alguns ficam surpresos, outros ignoram, e alguns questionam. Por exemplo, neste sábado um cliente que sempre vai no mesmo horário, ficou me observando atender os demais. Quando chegou a vez dele, questionou-me:
– Você fala isso com todo mundo?
– Sim, dou atenção a todos. Vocês merecem!
-Já vai no automático, não é?
– Não. Eu realmente me interesso por vocês. – respondi sorrindo.
– Então você pergunta como estava a comida para fofocar para seu patrão, não é?
– Não – continuei sorrindo – é ele quem prepara sua refeição. Mas é importante para nós sabermos se vocês foram bem atendidos, se estão satisfeitos… Assim, corrigimos os possíveis erros e melhoramos pra vocês.
Então, vi que o rosto dele tinha uma expressão de descrença. Lembrei que, em nossa penúltima conversa, ele pediu informação sobre um instituto que eu não sabia que existia.
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– O senhor encontrou o instituto que estava procurando na última semana?
Surpreso, e agora com um sorriso no rosto, ele respondeu:
– Encontrei sim. Muito obrigado por perguntar.
Parece uma conversa bem boba. Mas não é. Quantas vezes recebemos um presente e dizemos “não precisava”, ou ganhamos um elogio, uma promoção ou um flerte e dizemos que não merecemos ou acreditamos que a pessoa do outro lado pode estar com alguma segunda intenção, simplesmente porque, no fundo, acreditamos que o outro é superior. Mesmo que este pensamento não seja a nível consciente.
As pessoas andam correndo tanto, o tempo parece cada vez mais curto. E nesta sensação de que o tempo está curto, vamos cortando coisas, aparentemente pequenas. Acreditando que, assim, ganhamos tempo. Realmente, não é comum ser atendido com atenção. A maioria das empresas prezam por quantidade de atendimento e não a qualidade dos mesmos.
Porém, olhe que interessante: todos os clientes que são bem tratados, muitas vezes relevam alguma falha do estabelecimento e sempre retornam, lembrando de quem os atendeu e falando bem para as outras pessoas.
Seu vizinho, seu companheiro, seu cliente, seu colega de trabalho… qualquer um, que se sinta tratado como merece, vai dar o mesmo retorno a você. Ambas as partes notarão que merecem o melhor e ficarão alegres e mais seletivos. Se analisarmos profundamente, todos saem no lucro.
Então, não esqueça: você merece ser muito, muito bem tratado. Você é muito especial!
Quando alguém o saudar, responda. Quando o elogiarem, agradeça. Você merece! Quando for presenteado, também. Em algum momento você vai perceber que, se todos estão lhe tratando desta forma, algum motivo tem. E verá que tenho razão.
Namastê!
Muito obrigada!
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