Invasão ao Cell Broadcast envia falso alerta com “misantropia” a celulares em cinco estados e sistema é desligado

Resposta rápida
Um alerta falso com a palavra "misantropia" foi enviado erroneamente para celulares em São Paulo e outros estados por meio do sistema Cell Broadcast, utilizado para avisos emergenciais. A Defesa Civil Nacional desativou o sistema após identificar uma invasão e investiga o caso junto com órgãos estaduais e a Anatel.
Resumo do conteúdo
O que se sabe
FAQ editorial
Moradores de São Paulo receberam um falso alerta de emergência com a palavra “misantropia” em seus celulares por volta da 1h25 da madrugada. Relatos indicam que o mesmo ocorreu em outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal, sugerindo que o disparo teve alcance amplo e simultâneo.
A mensagem foi enviada por meio do sistema Cell Broadcast, ferramenta utilizada para transmitir avisos emergenciais diretamente às telas dos celulares, sem necessidade de cadastro prévio. No entanto, o alerta exibido não apresentava qualquer informação sobre chuvas, alagamentos ou outros riscos que normalmente justificam esse tipo de comunicação oficial.
A Defesa Civil do Paraná afirmou que não foi responsável pelo envio da mensagem e informou ter acionado a Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para investigar a origem do disparo indevido.
Em São Paulo, a Defesa Civil também negou ter emitido o alerta e comunicou que a plataforma foi desabilitada preventivamente até que o caso seja totalmente esclarecido.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) igualmente negou o envio da mensagem e declarou que “não há, neste momento, qualquer situação de risco relacionada a desastres naturais que justifique a emissão de alerta para a população fluminense”, reforçando que não existia motivo oficial para um comunicado emergencial.
A Defesa Civil Nacional informou que tirou do ar, ainda na madrugada, o sistema Defesa Civil Alerta após identificar uma invasão que resultou no disparo de mensagens falsas para celulares em vários estados brasileiros.
Segundo o órgão, o restabelecimento do serviço ocorrerá apenas quando todas as condições de segurança estiverem plenamente garantidas, a fim de evitar novos envios indevidos.
Cadastre-se para comentar
Os comentários continuam visíveis para todos. Para participar da conversa, crie sua conta do Clube OS e volte para esta matéria.
Liberar área de comentários