6min. de leitura

O QUE IMPULSIONA A CRIATIVIDADE?

Memória e criatividade historicamente foram categorizadas como habilidades cognitivas separadas, no entanto, em meus estudos sobre mente, memória e criatividade, tenho visto constantemente as duas como inseparáveis. Então achei interessante pensar sobre uma fórmula que demonstrasse a relação íntima entre a estes dois aspectos cognitivos que possuímos.


Tanto a memória quanto a criatividade são baseadas em imaginação, visualização e associação. Portanto, centralizar esforços para desenvolver sua memória vai, simultaneamente, desenvolver a sua criatividade e vice-versa: Energia positiva + memória interna + criatividade infinita E + M = C∞

Criatividade é o desenvolvimento de ideias, imagens e soluções originais baseadas em ideias já existentes com o uso de imaginação, visualização, meditação e associação. A força que impulsiona a criatividade é a imaginação ou visualização.

Criatividade envolve um bom período destinado a imaginar, idealizar, o que leva o cérebro a campos originais e ainda não explorados por nós.  Essas novas associações em campos originais (inexplorados do cérebro), dão origem a novas realizações que podemos chamar de avanços criativos.


Fica claro que a memória é o uso de imaginação e de associação para manter o passado no lugar apropriado e recriá-lo no presente, enquanto criatividade é o uso de imaginação e de associação para colocar o pensamento presente no futuro e recriar na realidade, o pensamento presente em um tempo futuro (visualização criativa, meditação).

Trabalhar de forma criativa produz múltiplas ideias, que podem ser totalmente avaliadas, analisadas e empregadas da melhor forma para que seja uma solução para a realidade atual. É neste momento que, você poderá colher os frutos de tal comportamento ou atitude criativa, aumentando o seu intelecto e tornando-o valioso.

Dedicação e energia são necessárias para firmar esse novo modo de entender como você pensa, estuda, aprende, memoriza.


A criatividade pode e deve ser aplicada em todas as áreas do aprendizado. Ser criativo pode ser difícil quando se é obrigado a trabalhar sob regras, condutas ou regulamentos que parecem atingir todos os níveis do nosso pensamento (consciente, inconsciente, superconsciente).

É exatamente nesse momento que você precisa procurar novas perspectivas, novas vivências. Mesmo diante do estresse ou ansiedade, logo tudo se torna excitante e a criatividade voltará a fluir livremente.


Faça o teste de Inteligência Criativa. Ele trabalha com a parte mais expansiva e ‘explosiva’ dos processos do pensamento, o que irá conduzi-lo a novas esferas de pensamento e sua expressão.

Para obter os pontos deste teste, marque zero (0) se achar a frase absolutamente incorreta, e dez (10) se considerá-la correta:

  1. Eu gosto de desenhar, pintar, esculpir e usar perspectivas 3D
  2. Eu gosto de dançar os mais diferentes ritmos e ouvir todos os tipos de música.
  3. Eu gosto de leitura criativa, de poesia e de contação de histórias.
  4. Eu gosto de teatro, de atuar (comédia, tragédia e mímica) e até de fazer de bobo (a) e desentendido (a).
  5. Eu gosto de humor e de fazer as pessoas rirem.
  6. As pessoas frequentemente dizem que sou louco (a), imprevisível ou desligado (a) (no bom sentido: não ligar para as banalidades, por exemplo)
  7. Vou ao terato regulamente, a exposições de arte, shows e outros eventos culturais.
  8. Eu tenho um mundo de sonhos ricos e repleto de variedades.
  9. Eu me considero um indivíduo excepcionalmente criativo e produtivo.
  10. Eu adoro sonhar (imaginar, visualizar) acordado (a) e sou muito bom/boa e criativo (a) nisso.

Tabela de pontos

Uma pontuação igual ou superior a cinquenta indica que você está indo muito bem, é muito criativo e deve aproveitar seu dom ou especialidade, habilidade para produzir algo e mostrar-se ao mundo. Se marcou cem pontos, significa que você é um gênio em criatividade e o mundo precisa conhecer você, o que faz, tão bem que ninguém possa fazer igual. Deixe o mundo saber para o que você veio, e não está aqui a passeio somente. Se sua nota foi inferior a cinquenta, então está na hora de você realmente fazer algo por si, por seus pensamentos e criatividade. O que está bloqueando você, que não consegue manifestar no físico os seus pensamentos? Procure uma orientação especializada para que você possa se autoconhecer, curar-se de seus bloqueios, eliminando-os e assim, você poderá ser de fato o que tanto pensa e ser um diferencial!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.