ColunistasDesenvolvimento Pessoal

O sucesso está no foco!

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Foco significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. ” (Steve Jobs)



Certa vez, um discípulo das artes marciais encontrava-se ansioso em progredir de forma rápida para alcançar o sucesso na arte das lutas orientais e pensou para si, que a forma mais rápida seria intensificar o seu aprendizado, e assim foi falar com o seu mestre.

– Mestre, estou ansioso para me tornar um grande praticante das artes marciais e assim ser um exemplo para todos que quiserem aprender esta arte… (SILÊNCIO) … e depois de muito pensar… (SILÊNCIO) … tomei a decisão de fazer mais aulas com mais um outro professor simultaneamente às suas, dobrando assim o número de aulas, o que irá dobrar a velocidade do meu aprendizado.

O mestre olhou para o discípulo sem expressar nenhum tipo de reação e ficou em silêncio.


No dia seguinte, o mestre pegou uma gaiola com dois coelhos, chamou o discípulo, e disse:

– Hoje o seu treinamento será tirar os dois coelhos da gaiola, soltá-los no gramado e capturá-los novamente.

E lá foi o discípulo correr atrás dos coelhos na tentativa de capturá-los.

Corria, corria e corria sem sucesso algum.


Quando chegou próximo de capturar os dois coelhos de uma única vez ao encurrala-los em um dos cantos do quintal, um deles correu para dentro de um arbusto impenetrável de babosa e o outro, como em um ato de deboche, passou entre as suas pernas e correu em direção à floreira do outro lado do gramado.

E assim o discípulo ficou por horas correndo de um lado ao outro, sem conseguir os coelhos, até que vencido pelo cansaço físico e mental, desistiu de concluir a tarefa do seu treinamento.

O mestre ficou em silêncio, olhou profundamente para o discípulo e sem dizer uma única palavra, se retirou.

O discípulo então compreendeu a lição.


O sucesso não perdoa a dispersão. Para alcançá-lo é preciso foco e concentração.

A prosperidade é um caminho repleto de oportunidades, no qual podemos nos perder pela falta de foco e objetividade no que buscamos.

Trilhar o caminho da prosperidade, é como sair de um deserto escaldante e infrutífero e entrar em uma estrada infinita repleta de árvores frutíferas e frondosas por todos os lados, até onde a vista alcança, repletas de frutos, que nunca acabam.

Para quem vem de um mundo onde a escassez e a carência imperam, o primeiro pensamento que ocorre é o que será a razão do seu insucesso: colher o máximo de frutos, por acreditar que podem acabar ou que outros podem pegá-los, pois isso tornará a caminhada demorada e exaustiva pelo excesso de peso que o viajante terá que carregar ao longo do caminho sem necessidade, uma vez que há árvores carregadas de frutas por todos os lados ao longo de TODO o caminho.


Assim é a jornada da prosperidade. Ao entrar no caminho, a primeira atitude da pessoa ao se deparar com as primeiras oportunidades, é tentar executar vários projetos ao mesmo tempo, gastando assim a sua escassa energia sem nada concluir, por medo de que outros o façam em seu lugar, o que invariavelmente o leva a um estado de estresse, insucesso e depressão, por não sair nunca do lugar onde se encontra, desacreditando assim no caminho.

Ao entrar no caminho, é preciso ter bem claro na sua mente o seu objetivo, para que não se perca no meio das inúmeras oportunidades que aparecerão ao longo do caminho e assim possa focar no que buscas sem perder o seu tempo e energia tentando executar várias oportunidades ao mesmo tempo sem concluir nenhuma, porque mesmo que outros venham a executar antes de você, as demais oportunidades que está enxergando, ainda assim haverá outras lá na frente, pois as profissões do futuro ainda nem foram inventadas.

Concentrar-se em um único objetivo e colocar toda a sua energia nele é o que fará a diferença em sua vida e na de milhares de pessoas.

Depois de alcançar o objetivo, divirta-se, escolha outro, pois o sucesso já estará garantido.


“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Foco significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. ” (Steve Jobs)

 ______________

Direitos autorais da imagem de capa: andrewlex / 123RF Imagens


Carta para o meu próximo amor…

Artigo Anterior

É na solitude em que nos encontramos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.