Comportamento

Por que cada vez mais homens estão aderindo ao uso maquiagens?

Foto: Reprodução.
Capa Por que cada vez mais homens estao aderindo ao uso maquiagens

Quebrando as expectativas de que maquiagem seria algo destinado apenas para mulheres, cada vez mais homens estão usando cosméticos como batons, sombras, cílios postiços e mais.

Há muito tempo, foi decidido que, socialmente, as únicas pessoas que seriam aceitas usando maquiagem seriam as mulheres e, desde essa definição, o mercado da beleza se especializou na produção de itens que, em tese, apenas elas usariam. Esse “status quo” se manteve por um bom tempo mas, com o passar dos anos e as novas discussões em torno do que era “coisa de homem” e “coisa de mulher” – se é que isso de fato existe –, mais homens se aventuraram no mundo das maquiagens, alguns para fazer produções mais artísticas, como as drag queens, homens que se vestem e se maquiam como mulheres para uma performance, ou para realçar pontos de sua beleza.

Por mais estranho que possa parecer para nós, no século 21, a verdade é que essa não é a primeira vez que a humanidade viu homens usando maquiagem abertamente. No Egito antigo, homens de alta patente delineavam os olhos com um pó preto como símbolo de sua posição social. E acredita-se que os guerreiros hwarang coreanos usavam maquiagem e uniformes elegantes com frequência.

Não é preciso ir tão longe para lembrar de homens usando maquiagens, na verdade, basta lembrar do raio no rosto de David Bowie e dos homens com lápis preto sob os olhos do movimento punk.

O uso de maquiagem por homens parecia não chocar tanto quanto agora, talvez pela grande quantidade de homens que temos envolvidos nesse mercado atualmente. Os anos 2010 foram marcados pela ascensão de tutorias de maquiagem nas redes sociais, e mais vezes do que se esperava, eram meninos que ensinavam as técnicas. Manny Gutierrez, o homem que está na capa deste texto, alcançou fama dessa forma, ensinando maquiagens em seu canal do YouTube. Hoje, com uma legião de seguidores em suas redes, ele tem a própria linha de cosméticos e posta a cada dia novas criações no seu rosto e no de terceiros, usando produtos como base, sombra e cílios postiços.

2 Por que cada vez mais homens estao aderindo ao uso maquiagens

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @mannymua733

No Brasil, também temos alguns representantes de homens usando maquiagem. Por baixo da peruca da drag queen Lorelay Fox existe um homem, Danilo, que se dedica à arte drag há anos e compartilha histórias inusitadas e profundas em seu canal do YouTube “Para Tudo”, no qual a maioria dos vídeos são feitos enquanto ele está de Lorelay. Na sua vida pessoal, no entanto, o homem já postou em suas redes que não é avesso à maquiagem em seus momentos de lazer, sem medo de abusar de sombras, glitter, batom e muito mais quando sente vontade.

3 Por que cada vez mais homens estao aderindo ao uso maquiagens

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @lorelay_fox

A maior adesão dos homens à maquiagem tem sido sentida no mercado da beleza, principalmente no seu capital. A marca japonesa Shiseido relatou  crescimento de dois dígitos em uma de suas linhas de beleza para homens durante a pandemia e atribuiu isso, em parte, aos homens que desejam melhorar sua aparência em reuniões online, informou a revista Vice.  No TikTok, os vídeos com a hashtag #boysinmakeup, em tradução livre “meninos de maquiagem”, totalizam mais de 225,9 milhões de visualizações.

4 Por que cada vez mais homens estao aderindo ao uso maquiagens

Direitos autorais: Reprodução / TikTok

Em vídeos nessa rede social, podemos encontrar tantos homens usando maquiagem mais leve, apenas para esconder manchas e acentuar seus traços, quanto aqueles que a usam para mudar completamente sua face. Independentemente da abordagem, podemos concordar que o que motiva estes meninos e homens a se aventurar pelo mundo dos cosméticos é a flexibilização de algumas normas sociais, antes muito rígidas.

Hoje existem mais pessoas que acreditam que nossas atitudes não necessariamente estejam associadas ao nosso gênero, por isso mulheres podem usar roupas tidas como “masculinas” e homens podem experimentar usar maquiagem. E com cada vez mais representantes do gênero masculino postando sobre sua experiência com essa beleza diferente nas redes sociais, esses homens de maquiagem se sentiram cada vez mais acolhidos, mesmo que a sociedade ao vivo ainda os julgue por usar um cosmético tido como “coisa de mulher”.

0 %