4min. de leitura

Se nada mais for possível, sorria!

Se você não consegue encontrar a força para amar novamente, se você não consegue perdoar aqueles que te magoaram, se você está lutando apenas para levantar a cabeça do travesseiro, espero que você feche seus olhos, tome uma respiração profunda e tente esticar os cantos de sua boca.



Se o mundo está desmoronando a seus pés, se parece que um peso enorme desabou sobre seu peito, se cada respiração te machuca, eu espero que você ainda deixe o sol tocar suavemente seu rosto.

E eu espero, se nada mais for possível, que você sorria.

Sei que você está enfrentando dias em que fingir ser feliz é impossível, você não consegue imaginar nada brilhante ou bonito, pois está tão coberto de teias de aranha e sombras, que esqueceu a pessoa que costumava ser.

Mas se você mover os cantos de seus lábios, se você deixar um sorriso minúsculo cruzar suas bochechas, se você se permitir sorrir, começará a trazer a luz de volta.


Porque sorrir é contagioso. E se você sorrir para um estranho, ele provavelmente sorrirá para você. Se você mudar a sua perspectiva, as portas vão abrir para você passar. Se você se permitir sentir uma energia positiva, essa emoção se expandirá através de seus membros e seu coração, e te lembrará que ele ainda está batendo, não importa o quão ferido você se sinta.

Se nada mais for possível em seus dias mais sombrios, suas noites mais solitárias, encontre algo para fazer você sorrir. E não o deixe ir.

Porque o que você está sentindo agora não é o que sentirá para sempre. A dor em seu peito vai se dissolver lentamente ao longo do tempo. A cãibra em seus músculos, a resistência em cada respiração, o cansaço em sua caminhada – essas coisas desaparecerão e serão substituídas pela força, enquanto você continua.


Mas você deve primeiro dar um passo, deixar-se sorrir outra vez.

Sorria. Mesmo quando você não acreditar no sorriso em seu rosto. Mesmo quando você estiver cansado, mesmo quando seus pensamentos forem negativos.

Sorria. Até que não pareça uma obrigação. Até que a expressão venha com facilidade. Até que você se esqueça de que um dia forçou sorrisos, e de repente perceba que está feliz, pela primeira vez em um longo tempo.

Sorria. Não porque sua vida é perfeita e todas as dores estão curadas, mas porque você está vivo, e isso é suficiente.

Sorria. Porque dias melhores virão. Porque você nem sempre sentir-se-á tão fraco quanto agora. Porque você é forte, tem sido forte, e se tornará mais forte a cada dia.

Sorria. Porque por mais cansado que você esteja agora, você vai conseguir.

Sorria. Porque essa é a melhor escolha, a única escolha que você tem para atingir  o limite. E porque com essa expressão, você mudará seu destino. Você vai começar de novo. Você sentirá leveza em vez de peso. E vai sobreviver.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Thought Catalog

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.