Reflexão

Se uma pessoa trata mal e desrespeita você sem motivo, o problema está nela, não em você

Podemos nos sentir responsáveis pelas atitudes negativas de uma pessoa, mas não há desculpas ou justificativas para alguém nos desrespeitar sem motivo, e não devemos aceitar esse tipo de tratamento.



Nem todos os relacionamentos são baseados no respeito e compreensão, infelizmente. Podemos encontrar diversas pessoas que não sabem conviver em sociedade, por isso tratam todos ao seu redor com arrogância e falta de educação a todo momento, mesmo sem motivos.

Dependendo de nossa personalidade e da forma como conduzimos nossas relações, muitas vezes podemos aceitar esses desrespeitos e até mesmo nos responsabilizar pelas atitudes dessas pessoas, como se tivéssemos feito algo para merecer sua falta de empatia, de cuidado e até mesmo de amor.

Especialmente se essas pessoas são próximas a nós ou alguém por quem nutrimos muito amor e carinho, podemos continuar aceitando seus abusos porque não queremos perdê-las.


No entanto, uma relação em que não existe respeito não vai para a frente e, se for, provavelmente será à custa da saúde emocional de um dos envolvidos.

Chega um momento em que temos de refletir sobre o que a outra pessoa está nos causando com suas atitudes, e compreender que, se somos desrespeitados sem motivo, o problema não está em nós.

Não adianta lutarmos tanto para manter uma pessoa como essa em nossa vida. Os relacionamentos devem nos trazer alegria, companheirismo e evolução mútua. Se alguém está constantemente nos oferecendo palavras rudes, gestos frios e distância emocional, apesar de nossos esforços para fazê-lo feliz, é porque não está pronto para receber o que temos a lhe oferecer.


Culpar e responsabilizar a nós mesmos pelo desrespeito e falta de amor alheio são atos que só nos trazem prejuízos emocionais muito sérios. O problema nunca está em quem faz a sua parte para a relação dar certo, mas naquele que não sabe valorizar a grande oportunidade de ter uma pessoa leal ao seu lado.

Mantenha distância de todos aqueles que o tratam mal sem motivos. A vida já é dura demais por conta própria, precisamos de companhias que tragam leveza aos nossos dias e alegria ao nosso coração.

Se nos responsabilizarmos pelos problemas alheios, não seremos capazes de guiar nosso próprio caminho.


Seja gentil consigo mesmo, coloque-se em primeiro lugar e jamais aceite ser maltratado e desrespeitado livremente. Você não merece isso, não coloque sua felicidade em jogo.

 

 Direitos autorais da imagem de capa: Engin Akyurt/Pexels.


Ajoelhado na rua, menino peruano reza pelo fim do coronavírus

Artigo Anterior

Poderosa oração do Escudo do Sagrado Coração contra pandemias e epidemias

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.