publicidade

Seja mais você

Seja mais você



O Maisde50 reuniu dez conselhos de especialistas que vão ajudar a fortalecer sua confiança e amor próprio.

O processo começa na infância. É nessa fase, garantem os especialistas, que formamos a opinião e o sentimento que temos por nós mesmos. É a partir dessas experiências primeiras que seremos capazes de respeitar, confiar e gostar de nós mesmos. Ou não. Mas é certo, também, que no decorrer da vida, há momentos em que a auto-estima, por mais reforçada, sofre abalos.

Entre as características mais marcantes da baixa auto-estima estão a insegurança, a sensação de inadequação, as incertezas e dúvidas constantes, a irrefreável necessidade de aprovação. Características que decorrem, principalmente, de processos de perda, abandono, rejeição e críticas.

Com a auto-estima elevada, por sua vez, somos o reverso. Ficamos mais dispostos ao elogio e à expressão de afeto, ficamos menos ansiosos, mais autoconfiantes e satisfeitos. O melhor: somos capazes de construir relações mais saudáveis e criativas e de conquistar a paz interior. Essa, que conquistamos sozinhos e que ninguém nos tira.


O Maisde50 conversou com especialistas e resumiu, em dez itens, alguns conselhos que podem ajudar nessa empreitada.

1. Invista no auto-conhecimento. Investigue-se, dedique mais tempo a você, suas necessidades, suas escolhas. Não tenha pressa.

2. Seja carinhoso com o seu próprio corpo. Mantenha a boa forma física, faça atividades prazerosas. Isso o fortalecerá, além de deixá-lo uma pessoa mais saudável e bem-disposta.


3. Selecione as pessoas que terão o privilégio de conviver com você, de fazer parte da sua vida. Existem aquelas que, definitivamente, não valem a pena. O seu tempo é preciso. Não o desperdice.

4. Não culpe ninguém pelos erros que você comete e não encare as críticas como ataques pessoais. Relativize. Aprenda a receber críticas. Lembre-se que somos pessoas diferentes. Cada uma percebe as coisas à sua maneira, de acordo com suas circunstâncias e experiências. Sempre podemos aprender com os outros.

5. Não tente agradar a todos. Essa é uma tarefa humanamente impossível. Aprenda a dizer não, pois em muitas situações essa expressão não só é inevitável como a mais adequada.

6. Acostume-se com sua imagem no espelho e aprenda a gostar dela. Realce as partes que mais gosta. Mas por você, não por conta da opinião alheia. Lembre-se que defeitos, todos têm.

7. Ouça a sua intuição. Confie em você. No seu próprio valor, nas suas qualidades, ainda que os outros não reconheçam ou não concordem com você.

8. Busque prazer no trabalho. É onde gastamos a maior parte do nosso tempo. Portanto, além do dinheiro, ele deve ser uma fonte de satisfação.

9. Como está a sua casa? Reflete harmonia, equilíbrio e bem-estar? O seu espaço deve refletir o seu mundo interior. Uma casa desorganizada tende a destruir sua auto-estima. Faça uma faxina já.

10. Acredite que você é uma pessoa especial, que merece ser amada. E a primeira pessoa a fazer isso é você mesmo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.