Muitas vezes acontecem aquelas situações onde alguém vem falar sobre outra pessoa para você e sempre aumenta um pouco a história.
Outras vezes, falamos uma coisinha “inocente” aqui ou ali sobre fulano.
Mas a energia gerada dessas fofocas, aparentemente inocentes, deixa a esfera pesada e faz com que um assunto puxe o outro, deixando o ambiente contaminado.
O que fazer para mudar o “climão”?
Uma atitude bem legal de se ter em uma situação assim é usar a técnica da fofoca reversa. Mas o que seria isso?
Ao invés de contribuir com a fofoca negativa que o colega veio fazer com você, quando ele falar algo de negativo sobre alguém, você procura pelo menos três qualidades positivas nessa mesma pessoa.
Então, quando alguém ressaltar algo de ruim numa pessoa ou situação, você, com todo bom humor, fala: Olha, em contrapartida fulano também é… e você encontra coisas positivas para falar dessa pessoa.
Parece muito simples, mas os efeitos são drásticos. O clima fica bem mais leve e até a própria pessoa que começou a fofoca, acaba se rendendo e encontrando coisas boas para falar.
Como sei disso? Já fiz o teste! Isso serve para tudo e não só para cortar a fofoca.
O clima fica rapidamente descontraído e mais leve e o efeito é de que as pessoas ao redor se contaminam positivamente.
Dê força para o positivo
Essa brincadeira da fofoca reversa, que visa ressaltar o lado positivo das coisas e pessoas nos ajuda a estar atentos a não cair na tentação de disseminar o mal.
Por que procurar falar só de coisas negativas e desqualificar as pessoas? O intuito de quem faz isso é tentar se sentir superior em relação à pessoa ou alguma situação.
Quando focamos no lado bom, contribuímos para o crescimento de todos e aprendemos a ser mais tolerantes e agradáveis.
Ser mais leve, gentil e amável é uma escolha. Espalhe o bem e o mesmo retornará a você.
Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / sjenner13