ComportamentoVida Plena

5 razões pelas quais experiências te fazem mais feliz do que posses

5 razões pelas quais experiências te fazem mais feliz

Pergunte a qualquer qual seu maior objetivo na vida e a maioria das pessoas vai dizer que quer ser feliz. A felicidade é algo que todos nós nos esforçamos para encontrar. Acreditamos que só seremos felizes uma vez que atingirmos certas coisas como comprar a casa perfeita, casar ou fazer muito dinheiro. Para a maioria de nós o dinheiro é um recurso limitado e as coisas com as quais gastamos nosso dinheiro deveriam nos fazer felizes.



É um grande equívoco pensar que mais dinheiro nos fará mais felizes. Muitos estudos descobriram que atingir uma meta de riqueza nos faz felizes, mas que a nossa felicidade diminui rapidamente depois disso. Os bens materiais são abundantes nestes dias de avanço da tecnologia, e nós tendemos a querer gastar o nosso dinheiro suado com os mais recentes smartphones, computadores ou carros.

Dada a escolha entre gastar nosso dinheiro em bens ou algum tipo de experiência, a maioria das pessoas irá optar pelo mais recente aparelho eletrônico, acreditando que ele irá torná-la mais feliz ao longo prazo. Afinal de contas, um novo telefone irá durar muito mais tempo do que três semanas de férias na Nova Zelândia, certo? Bem, você pode estar errado e aqui estão cinco razões que provam isso.

5 razões pelas quais experiências te fazem mais feliz2


1.Nós nos adaptamos às posses rapidamente

Você já comprou algo e sentiu uma enorme felicidade? Você achou que esse bem era a melhor coisa do mundo naquele momento, mas seis meses depois, ainda sentia-se da mesma sobre isso? Provavelmente não. O problema é que, como seres humanos, somos feitos para nos adaptarmos às coisas. Dr. Thomas Gilovich, um psicólogo da Universidade de Cornell fez uma extensa pesquisa sobre a relação entre dinheiro e felicidade. Ele descobriu que o inimigo da felicidade é a adaptação e que podemos ficar entediados das coisas muito facilmente, especialmente com posses com as quais temos menos apego emocional. Os estudos de Gilovich, portanto, descobriram que o dinheiro compra felicidade, mas só até certo ponto.


2.Posses alimentam comparações


Você é muito menos propenso a comparar negativamente suas próprias experiências com a de outra pessoa do que faria com bens materiais. A inveja pode ser criada através de comparações sobre a riqueza material, levando à negatividade em relação aos outros. Experiências não parecem ter o mesmo efeito – as pessoas tendem a ficar mais fascinadas do que com inveja quando o assunto é viagem. Isso ocorre porque é difícil quantificar o valor relativo de quaisquer experiências pois são mais individuais, portanto, ciúme e inveja não são um problema tão grande.


3.Experiências formam a nossa identidade

5 razões pelas quais experiências te fazem mais feliz3


O que forma a nossa identidade não é o carro que dirigimos, o mais recente smartphone que temos ou as roupas da moda em nossos armários. A nossa identidade é constituída por um acúmulo de tudo o que vimos, as coisas que temos feito, e os locais nos quais estivemos. Comprar o mais recente iPhone é emocionante, mas não vai mudar fundamentalmente quem você é; fazer uma trilha Inca, no Peru ou um Skydive em Nova Zelândia irá enriquecer a sua vida em muito mais maneiras do que você poderia imaginar. No final do dia, somos a soma total das nossas experiências.


4.Nós estamos mais interessados nas experiências das pessoas do que em suas posses

Experiências compartilhadas nos conectam mais com outras pessoas do que o consumo compartilhado. Converse com as pessoas sobre o mais recente aparelho que você comprou e poderá obter alguns assuntos, mas você provavelmente irá perder o seu público de vista depois de um tempo. Fale sobre suas experiências de viagem e você vai perceber as pessoas estão interessadas em saber mais, elas vão se envolver com você de uma forma melhor, e vão incentivar histórias semelhantes. No final do dia, você não pode não se relacionar tão bem com alguém que tem um Apple Watch, mas encontrar alguém que viajou para os mesmos lugares, pode ser o início de uma amizade.



5.Experiências duram mais

5 razões pelas quais experiências te fazem mais feliz

É um equívoco pensar que um objeto físico vai durar mais tempo do que uma experiência única como um concerto ou férias, mas este não é o caso. Uma vez que você experimentou algo que permanece contigo por anos e até mesmo uma vida inteira; o investimento é muito maior e os efeitos são prolongados.


A antecipação é uma enorme vantagem quando se trata de experiências. A excitação se inicia desde o momento em que você começa a planejar suas férias ou passeio em algum lugar e dura para sempre, nas memórias que você estimará eternamente. Gilovich também descobriu que, enquanto uma experiência cria essa emoção e antecipação, comprar ou encomendar uma compra causa impaciência em vez de excitação.

Então, talvez você agora queira pensar duas vezes sobre no que prefere gastar seu dinheiro. A felicidade não pode ser comprada, mas há maneiras de gastar o nosso dinheiro com sabedoria que nos ajudarão a alcançar mais felicidade em nossas vidas.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack


10 maneiras naturais de tratar a depressão

Artigo Anterior

5 razões pelas quais libra é o signo mais incompreendido

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.