7 hábitos diários cujos benefícios duram a vida inteira



A atenção plena é um processo psicológico pelo qual alguém se torna consciente de si mesmo.

É um processo que nos faz compreender nossas experiências internas e nos conecta a nós mesmos. A atenção plena também é vista como uma das formas de iluminação espiritual em muitas culturas como o Budismo, onde, muitas vezes, é praticada através da meditação.

Mesmo a ciência tem aceito as vantagens da atenção plena e muitos estudos científicos listam-na como um método significativo para lidar com as doenças do corpo humano. Os benefícios que vêm da atenção plena variam de redução de níveis de estresse, ansiedade e depressão para impulsionar o sistema imunológico.

A melhor coisa sobre a prática da atenção plena é que não há maneira certa ou errada de fazê-la. Uma atividade corriqueira, como lavar pratos,  pode tornar-se algo que o ajuda a alcançar o estado de consciência.

Aqui estão 7 hábitos da atenção plena, que você pode praticar diariamente e que lhe dará benefícios que duram uma vida:

1. Dizer obrigado.

Pode soar muito simples, mas há muitos benefícios em expressar gratidão. O único ato de dizer um obrigado já o libera das cadeias de seu ego e a liberdade verdadeira é o que a atenção plena almeja. Ao mostrar o seu agradecimento, você pode ajudar os outros a se sentirem bem sobre si mesmos e seus esforços. Em contrapartida, também faz você se sentir positivo e feliz.


2. Massageie seus próprios pés e palmas.

Desde que nossos pés e palmas contêm muitos pontos da pressão e da acupunctura, é aconselhável massageá-los para se livrar das dores. Isso revive o corpo de sua tensão e também é bom para a nossa saúde mental. Ajuda-o a conectar-se com seu corpo e silenciar a vibração da mente. Tudo isso ajuda a energia de seu corpo fluir melhor.


3. Observe o seu ambiente.

Ser capaz de discernir o nosso ambiente,  ajuda-nos a sair de nós mesmos. Isso nos faz sentir conectados às pessoas e a vida em geral. Tome 5 minutos do seu dia para simplesmente observar o seu ambiente. Apenas observe. Não julgue, não tente resolver nada, não observe com um propósito. Apenas perceba.


4. Respire fundo.

Respirar profundamente pode levar à redução do estresse, pressão arterial e níveis de ansiedade. Assegura a circulação sanguínea saudável durante todo o corpo que relaxa nossos músculos. Isso, por sua vez, ajuda na transmissão de um sentimento de bem-estar. Igualmente, ajuda a desintoxicar o corpo de toxinas prejudiciais com oxigênio apropriado que está sendo fornecido. Esta prática vai lhe dar uma sensação de frescor consciente.


5. Ouça com atenção.

Você deve ouvir as pessoas não apenas para responder, mas para aprender com suas experiências. A sabedoria é adquirida a partir de tal exercício que também promove a interconexão e um sentimento de harmonia entre as pessoas. Ouvir os outros vai movê-lo para longe da narração de sua própria mente, pois você está elevado a partir de seus próprios pensamentos.




6. Tome um banho relaxante.

Você não precisa ir para o Spa para obter este benefício. Você pode tomar um banho quente ao escutar uma música relaxante em seu próprio tempo. Você pode até mesmo fazer disso um hábito diário. Imagine como será mais tranquila sua vida, se você sabe que há sempre um momento especial para si mesmo, esperando-o em casa.


7. Coma o alimento que nutre seu corpo.

Comida e água são as necessidades básicas da vida. Tome cuidado com o que você come e no quanto você mantém uma mente sã, aliviando-se  do estresse desnecessário e causando uma sensação de bem-estar-fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Sim, a alimentação é de fato um grande fator. Comer alimentos que não são difíceis e pesados para o seu organismo e que possuem os nutrientes adequados não apenas economiza energia, mas lhe dá clareza mental, sustento para o seu equilíbrio emocional e mais energia para encarar qualquer coisa que a vida trouxer até você.

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Traduzido pela equipe de O Segredo  – Fonte: Life Coach Code

 

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens

 






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