6min. de leitura

7 maneiras de acabar com a insegurança em seu relacionamento:

Senti-me indigno de amor por boa parte da minha vida e uma pergunta comum que se repetia na minha cabeça durante os meus anos de ensino médio foi: “Por que alguém se interessaria por mim?”


Minha insegurança fez-me ver problemas onde eles não existiam, transformando o que poderia ter sido um relacionamento bem-sucedido, em um fracasso e de curta duração.

Conhece este sentimento? Pois aqui estão 7 maneiras de deixar essa insegurança:

1. Pare de pensar que é tudo sobre você.

Se o seu parceiro não tiver vontade de sair, não assuma que é por sua causa, uma vez que ser dia pode ter sido um dia ruim no trabalho, que sugou toda a sua energia. Pare de analisar psicologicamente todas as escolhas de palavras que seu parceiro faz e esteja mais presente no momento, para que você possa notar a mensagem por trás de seu tom, presença física e postura.

Não julgue o seu parceiro por ficar muito quieto, nem o pergunte continuamente, “O que você está pensando?”, durante cada pausa na conversa. Um desejo impetuoso de preencher cada segundo de silêncio com palavras desnecessárias é um hábito de uma pessoa insegura. Pegue a mão do seu parceiro, respire, expire e aproveite o silêncio em conjunto. Quem disse que não se pode desfrutar simplesmente do estar um com o outro, sem palavras?



2. Pare de se desesperar

Seus pensamentos podem ser o melhor amigo ou o pior inimigo do seu relacionamento. A qualidade dos seus pensamentos têm um efeito direto sobre a qualidade do seu relacionamento. Já se pegou em pensamentos negativos como: “Eu sei que eles vão ficar cansados de mim algum dia” ou, “Como eles podem me amar?”

Esses pensamentos têm pouco a ver com realidade mas muito a ver com medo. Em outras palavras, o problema com o qual você está preocupado, não existe – você o inventou! Toda vez que você se sentir inseguro em relação ao seu relacionamento, diga a si mesmo: “Minha preocupação só existe na minha cabeça”.


3. Pare de arrastar sua bagagem.

Já esteve em um relacionamento tão terrível que você gostaria de esquecer, para nunca mais pensar nisso novamente? Junte-se ao clube. Você terá dificuldade em encontrar uma pessoa que não tenha um pouco de bagagem porque o amor é imprevisível.


Um pouco de bagagem está totalmente ok, mas você precisa aliviar sua carga antes de partir para um novo relacionamento. Deixe de lado os sentimentos dolorosos que ficam à espreita e perceba que seu novo relacionamento é uma nova oportunidade para colocar tudo isso para trás de você. Uma coisa adorável sobre a vida: você pode reiniciar tantas vezes  quanto  precisar!


4. Não veja as coisas em preto e branco.

Como você reage quando alguém o culpa por algo que você não acha que é sua culpa? Você fica na defensiva. Do mesmo modo, confrontar seu parceiro sobre um problema, não importa quão óbvio seja para você, provavelmente irá fazer com que eles fiquem na defensiva.

Se você tiver um problema, não aponte imediatamente o dedo, em vez disso, olhe seu parceiro com compaixão e compreensão. Fique sabendo que nenhum de vocês está totalmente “certo” ou “errado”. A verdadeira resposta está em algum lugar no meio disso.


5. Pare de se sentir paranoico por nada.

Convenhamos: todos nós conversamos com pessoas do sexo oposto. Só porque um homem e uma mulher são amigos, não significa que haja algo mais na história. Evite a tentação de bisbilhotar o telefone do seu parceiro, mensagens do Facebook ou conta de e-mail.

Embora isso possa acalmar temporariamente seus nervos quando você não encontra nada, também é um comportamento que rapidamente pode tornar-se viciante, sem mencionar que é prejudicial para a confiança no relacionamento, quando se descobre que está sendo vigiado.


6. Pare com as conversas desconfortáveis.

Embora o conflito seja estressante para o seu relacionamento a curto prazo, ele irá construir a força do seu relacionamento a  longo prazo. Enfrentar seus problemas sem medo,  ajudará você a se aproximar de seu parceiro. Nunca pique palavras entre si e você desenvolverá uma confiança tão forte, que  poderá dizer ao seu parceiro qualquer coisa que tenha em mente.


7. Dependa apenas de si mesmo.

Ter alguém para abraçar, beijar, e compartilhar sua vida é maravilhoso. Mas antes de marchar para o pôr do sol em busca do amor, você precisa aprender a se amar. Assim como você não deve convidar um amigo para sua casa enquanto ela está um caos, você não deve convidar um parceiro para sua vida enquanto ela estiver em desordem.

Cuide do seu interior,antes de convidar alguém para dentro. Se você deixar a insegurança, você pode ver os efeitos colaterais do estresse reduzido e uma maior satisfação no relacionamento. Você já lutou contra a insegurança? Se sim, como você lidou com isso?

_______

Direitos autorais da imagem de capa: rido / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Life Hack





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.