5min. de leitura

8 mudanças de mentalidade para ajudá-lo a desenvolver um sentido de propósito a qualquer momento, em qualquer lugar:

Jim Collins escreveu: “É impossível ter uma ótima vida a menos que seja uma vida significativa. E é muito difícil ter uma vida significativa sem um trabalho significativo”.


Se você estiver desejando mais significado em sua vida de trabalho, essas mudanças mentais irão levá-lo no caminho para um maior senso de propósito:

1. Concentre-se em seus valores

Quando seu foco principal está nas faltas, você pode perder de vista as várias maneiras que seu trabalho pode estar sendo completo. Para entrar mais em contato com as maneiras através das quais seu trabalho é significativo, leve algum tempo para considerar seus valores fundamentais. Para fazer isso, basta escrever seus cinco melhores valores e refletir sobre como seu trabalho se alinha com eles. Por exemplo, se o serviço for importante para você, considere as maneiras através das quais seu trabalho permite que você sirva aos outros. Se você descobrir que há muita desconexão, talvez seja hora de seguir em frente.


2. Dê pequenos passos

Dê pequenos passos para criar uma vida de trabalho mais significativa. Por exemplo, se no passo anterior você descobriu que existem certos valores fundamentais que você não pode expressar em seu trabalho, descubra maneiras de conseguir expressar esses valores. Em seguida, aja. Saber que você está fazendo o possível para tornar seu trabalho mais gratificante é incrivelmente capacitador.


3. Imagine que seu tempo é limitado

Imagine que você estará deixando seu trabalho em um mês. Você, provavelmente, irá se tornar mais consciente dos aspectos do seu trabalho dos quais sentiria falta e, ao fazê-lo, você pode desenvolver uma maior apreciação do que tem atualmente.



4. Cultive a conexão

A existência de relacionamentos fortes impele a vida com um sentido de significado. E ter conexões próximas no trabalho está associada a uma maior satisfação. Então, certifique-se de ser intencional sobre a construção de relacionamentos com seus colegas de trabalho e aproveite os benefícios.


5. Tire um tempo para recarregar

Se você se sobrecarrega de trabalho, pode encontrar-se começando a ressentir-se dele, simplesmente porque você está consumido, o tempo todo. Dê-se permissão para fazer pausas, participar de seus hobbies, divertir-se. Fazer isso pode ajudá-lo a diminuir seu nível de estresse e permitir que você reconecte-se às partes do seu trabalho que lhe proporcionam alegria.


6. Pratique gratidão

Ao final de cada dia de trabalho, anote três coisas pelas quais você é grato em seu trabalho. Talvez algo tenha ido muito bem para você. Talvez você tenha uma interação positiva com um cliente. Talvez você tenha sido promovido. À medida em que você se concentrar no positivo, sua atitude sobre o seu trabalho mudará.



7. Desafie-se

Se você sentir vontade de fazer seu trabalho no piloto automático, simplesmente não poderá ter o mesmo sentimento de inspiração que experimentou quando começou. Se esse for o caso, veja se você pode trazer mais emoção ou desafio para ele. Colabore com seu chefe para ver se você pode assumir um projeto ou tarefa especial. Ou pergunte se ele pode treiná-lo, para que você possa se preparar para uma promoção. Com algum estímulo intelectual adicional e objetivos maiores, você pode achar seu trabalho mais significativo para você.


8. Voluntarie

Se o seu local de trabalho estiver envolvido na comunidade, veja se você pode ser voluntário. Uma pesquisa mostrou que o voluntariado ativa seus neurônios de forma gratificante, dando-lhe uma boa sensação quando você faz algo de bom. O voluntariado também pode ajudá-lo a aprofundar as relações de trabalho e até aumentar sua vida. Certifique-se de que ajudar com a pura bondade do seu coração. Se você ajudar por motivos egoístas, não receberá os mesmos benefícios.

Katherine Hepburn disse com sabedoria: “Se você tem que se sustentar, encontre uma boa maneira de fazê-lo de forma interessante”. Experimente estas oito dicas para trazer maior interesse e significado ao seu trabalho!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo– Fonte: Mind Body Green





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.