Reflexão

“A maternidade cansa, sim. E tá tudo bem não dar conta de tudo”, diz influenciadora digital

capa A maternidade cansa sim E ta tudo bem nao da conta de tudo diz influenciadora digital
Comente!

Ser mãe é maravilhoso, mas também extremamente cansativo.

Ser mãe é lindo! É um momento único e especial. O nascimento de uma criança é provavelmente uma das experiências mais importantes para uma mulher. A palavra “maternidade” carrega consigo diversos significados, como: amor, felicidade, apoio, satisfação, realização. Entretanto, nem tudo são flores! Há dias em que você sente vontade de sair gritando e chorando porque está cansada, porque não tem mais tempo para nada, nem mesmo para cuidar de si. Há dias em que você não consegue mais fazer algumas coisas simples do cotidiano, é como se a mulher que existia antes do nascimento desse filho não existisse mais e em seu lugar ficou uma pequena criatura incapaz. Sim, ser mãe é lindo, mas cansa!

Em alguns momentos, a maternidade será pesada. A demanda e a responsabilidade de cuidar de outro ser, exigirá 24 horas do seu tempo, sem direito a intervalo ou descanso no final de semana. Ser mãe é um trabalho diário, de segunda a segunda.

Não há problema em admitir que a maternidade é cansativa e trabalhosa, que causa exaustão, preocupação e muda drasticamente a rotina de uma mulher. Pode ser um pouco difícil para uma mãe reconhecer esses aspectos, porque, para ela, achar isso fará dela uma “mãe ruim” ou que se arrependeu de ter tido filhos. Mas isso não é verdade.

A verdade é que uma mãe assim apenas compreendeu a verdadeira maternidade em sua forma mais realista, que é ainda mais positivo, pois significa que está mais bem preparada para enfrentar desafios.

Na maternidade, haverá momentos bons e ruins, haverá dias e noites mais fáceis e mais difíceis, haverá momentos em que você se sentirá incapaz e desesperada, sem saber o que fazer, pois já não enxerga mais uma saída.

Muitas mulheres passam pela mesma situação, sentindo-se sobrecarregadas e exaustas, especialmente nos primeiros anos da maternidade, pois é muito desgastante. É o momento de mais privação de sono, a divisão entre o trabalho e a maternidade, o relacionamento conjugal (que acaba ficando um pouco de lado) etc.

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, que podem ter uma visão romântica da maternidade, mas depois do nascimento do pimpolho, o sentimento de vergonha ao assumir que ser mãe não é uma tarefa fácil é real para algumas mulheres.

Mas aos poucos, esse romantismo já está sendo desmistificado por meio de relatos de muitas mães por redes sociais e blogs. E esse foi o caso da humorista e influenciadora digital Alynne Roberta, que publicou uma foto em seu instagram, visivelmente abalada enquanto segura seu filho no colo, seguida de um texto emocionante sobre o que estava sentindo.

A digital influencer escreveu que perdeu o controle e que ninguém poderia imaginar a dor que estava sentindo, que os desafios são enormes, ainda mais quando se tem um filho especial. Alynne contou que está exausta, sobrecarregada e que abriu mão de tudo e está há dois anos em casa, que ela tem tentado conciliar trabalho, casa, filhos, terapias, redes sociais, e que, às vezes, sente que falha miseravelmente.

Em seu relato, ela ressalta: “Está tudo bem não dar conta de tudo”, mas que ainda ouve falarem que ela não ama seus filhos ou que se não quisesse isso, que não os tivesse. Mas Alynne diz que os tem e são dela, que não está entregando a responsabilidade para ninguém para criá-los ou amá-los, mas assim como milhares de mães, ela está cansada. No final de seu texto, ela deixa uma pequena declaração para seus filhos dizendo que eles são a razão de sua vida, de seu amor e de toda a sua luta.

Falar sobre a maternidade de uma forma realista não ajuda só a si mesma, mas a outras milhares de mães que precisam entender que também são humanas e que esse tipo de sentimento e pensamento é normal. Porém deixar uma parte dessa “obrigação” para algumas pessoas próximas também pode ser uma maneira de ajudar nesses momentos tão complicados. Um pai ou alguém de confiança pode trocar uma fralda, dar um banho, vestir a criança, colocá-la para dormir, de vez em quando, permitindo assim à mãe descansar um pouco mais.

Você não precisa dar conta de tudo sozinha e merece um tempo apenas seu!

Comente!

Estudantes criam van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar

Artigo Anterior

Caio Ribeiro comemora fim da luta contra o câncer: “É sobre acreditar”

Próximo artigo