Comportamento

“aquele que mais lambe o patrão é o mais agressivo com a faxineira” – leandro karnal

aquele que mais lambe

A faxineira que hoje você despreza amanhã pode salvar sua vida ou decidir o seu futuro. Pense muito bem nisso e deixe a tirania de fora da sua vida.



O historiador e professor Leandro Karnal está constantemente nos fazendo analisar diversos aspectos da vida, com suas mensagens carregadas de reflexão e embasamentos valiosos.

Um vídeo recente de Karnal está fazendo muito sucesso nas redes sociais, no qual ele explica como a tirania foi se desenvolvendo na História, como ela funciona e os efeitos que causa na sociedade e em cada indivíduo.

Toda a reflexão é muito interessante, mas um frase em especial está chamando a atenção das pessoas, porque é algo que todos podemos presenciar em determinado momento da vida.


Próximo ao final do vídeo, Karnal diz: “Aquele que mais lambe a bota de um patrão é o mais agressivo com a faxineira”. Essa é uma frase impactante, que mostra o quanto todos nós estamos presos à cultura de tratar outras pessoas como inferiores apenas para nos reafirmarmos perante alguém ou a sociedade.

Confira o vídeo a seguir:

O costume de tratar as pessoas que estão, em algum contexto, “abaixo” de nós como inferiores é apenas uma maneira de nos reafirmarmos, de nos sentirmos bem com nós mesmos e, de alguma maneira, mostrarmos que assim como alguns estão “acima” de nós, também temos a nossa posição de superioridade em algum ponto.

Karnal afirma que, quanto mais somos oprimidos, mais oprimimos outras pessoas. Esse é um ciclo vicioso muito perigoso.


Precisamos controlar as nossas atitudes para não reproduzir atitudes negativas que vemos em pessoas próximas apenas para buscarmos autovalidação.

Tratar mal a faxineira, o porteiro, o jardineiro ou quem mais for não é uma atitude positiva e não nos faz melhores do que ninguém, apenas realça as partes mais escuras de nossa personalidade e nos mostra que somos iguais a quem nos fere.

Precisamos ir além do ego e permitir que a generosidade e a humildade estejam à frente de nossas atitudes. Devemos dar às pessoas o valor que merecem, entretanto, sem medi-lo pelo que elas podem nos proporcionar.

O mundo dá muitas voltas, nunca saberemos onde estaremos amanhã, por isso devemos tratar todos da mesma maneira, com respeito e dignidade.


A faxineira que hoje você despreza amanhã pode salvar sua vida ou decidir o seu futuro. Pense muito bem nisso e deixe a tirania de fora da sua vida.

Seja diferente do que está costumado a ver, faça a diferença! A vida sempre recompensa as pessoas de coração bom!

 

Direitos autorais da imagem de capa: reprodução.


Mulher cria santuário para cães e oferece-lhes amor e cuidado em seus últimos dias

Artigo Anterior

Sou grato a Deus pela minha família e pelo amor que compartilhamos todos os dias

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.