Comportamento

Cansada de lidar com perucas, jornalista se assume careca e convida pessoas a se amarem como são!

6 capa Cansada de lidar com perucas jornalista se assume careca e convida pessoas a se amarem como sao

A jornalista Cece Nikolova decidiu que, em 2021, assumiria sua doença publicamente e tiraria uma foto sem peruca nas redes sociais. A iniciativa comoveu a todos!



A alopecia é uma doença que provoca intensa queda de cabelo, fazendo com que grandes áreas do couro cabeludo fiquem à mostra. Ela pode ser desencadeada por estresse, reações hormonais, micose, deficiência de vitaminas e minerais ou fatores autoimunes.

Pode atingir homens e mulheres, embora seu padrão esteja mais associado aos homens, chegando a afetar de 50% a 80% dos caucasianos. Nas mulheres, as causas ainda não são claras, mas por razões óbvias, afeta muito mais a vida social, já que os cabelos estão mais associados à estética feminina do que masculina.

Quando se manifesta de forma genética ou autoimune, a alopecia não tem cura, apenas métodos paliativos, que reduzem a velocidade da queda. Não é uma doença contagiosa e, em alguns casos, pode fazer com que o paciente perca todos os fios de cabelo.


No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 150 mil pessoas sofrem com alopecia areata anualmente.

Nascida na Macedônia, Cece Nikolova, uma jornalista de apenas 24 anos, decidiu revelar ao mundo que é portadora de alopecia.

Em uma comovente publicação no Instagram, a jovem disse que sofre com a doença há quatro anos e que já havia decidido que, em 2021, iria se livrar definitivamente das perucas.

6 2 Cansada de lidar com perucas jornalista se assume careca e convida pessoas a se amarem como sao

Direitos autorais: reprodução Instagram/@nikolova.cc.


Segundo Cece, em um primeiro momento, as perucas lhe garantiram continuar com os longos cabelos, além de proporcionar mudança de visual com muita rapidez, já que basta trocar a peruca para que a aparência esteja completamente diferente.

Mas, além disso, elas lhe causavam muito estresse, precisava passar muito tempo prestando atenção a elas, já que qualquer movimento pode fazer com que saiam do lugar.


 



Ver essa foto no Instagram



 

Uma publicação compartilhada por Cece Nikolova (@nikolova.cc)

Como a jornalista não tem fios de cabelo, a rede da peruca acabava se tornando frequentemente visível e, por não ter onde prendê-la, escorregava o tempo todo. Cece explica que está feliz em ter alopecia, porque é uma doença que não lhe causará a morte.

Mesmo tendo vivido sob muito estresse, com o tempo, aprendeu a lidar com sua aparência, e agora se sente tranquila ao afirmar que está feliz em ser assim.

A jovem ainda convida todos a se amarem exatamente como são, explicando que essa é uma atitude libertadora.

6 3 Cansada de lidar com perucas jornalista se assume careca e convida pessoas a se amarem como sao

Direitos autorais: reprodução Instagram/@nikolova.cc.

Depois dessa publicação, Cece saiu em capas de revistas e fez vários ensaios fotográficos, mostrando a força e a potência de se assumir como é. Para a jornalista, aparecer sem a peruca publicamente pode ajudar outras mulheres, que sofrem de algo parecido, a se sentir mais fortes para passar pelo mesmo processo.

O que você achou da atitude da jornalista?

Comente abaixo e compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Mãe revela racismo que filha mais nova sofre: “Ela é tratada pior que os irmãos por ter a pele mais escura”

Artigo Anterior

“Nesses 13 anos, registrei 8 boletins de ocorrência contra ele”, disse mulher que matou marido PM

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.