Como despertar a sua criatividade realizando muitas tarefas ao mesmo tempo



Em dias atuais precisamos trabalhar, cuidar dos filhos, da casa, de nosso corpo e ainda encontrar um tempo para realizar tarefas que nos levem em direção ao propósito que buscamos na vida.

E o que acontece quando tentamos fazer tudo ao mesmo tempo?

Geralmente não conseguimos terminar nada.

É nesse ponto que surgem dois tipos de pessoas: as que se autodeclaram multi-taskers, ou capazes de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo; e aquelas que olham para a quantidade de atividades que precisam ser realizadas, e, geralmente, entram em pânico.

Então, como realizar mais?

Os que me conhecem perguntam como consigo escrever, dar aula, produzir conteúdo de marketing digital, falar sobre escrita criativa e ainda trabalhar em tempo integral. Para conseguir transformar essas questão de muitas atividades em algo prático, e para que você possa aplicá-la em seu dia a dia, eu encontrei esse vídeo sobre o que chamam de Slow-Multitasking, ou como despertar nossa criatividade realizando um pouco de cada tarefa.

O grande segredo é nunca parar algo quando se questionar sobre o porquê de estar fazendo aquilo. É sobre não desistir quando estiver cansado ou quando não conseguir encontrar uma resposta imediata para algo que o impede de continuar.

Neste vídeo, Tim Harford nos traz famosos exemplos de como realizar pequenas tarefas em alternância ao nosso principal objetivo estimula o cérebro a continuar pensando no ponto onde paramos. E, assim, encontrar soluções ainda mais brilhantes para nossas principais atividades.

Vamos a um exemplo prático

Suponhamos que você precise terminar um relatório para o trabalho, mas não consegue ter mais ideias. Então, você olha apenas para o tanto de atividades que ainda tem pela frente e não sai do lugar.

Quando isso acontecer, pare e deixe esse problema em aberto em sua lista de afazeres. Então, siga para sua próxima tarefa importante, que talvez seja cozinhar ou encontrar um amigo.



Siga realizando o que precisa ser feito em sua vida, e mais tarde sente novamente e faça mais um pedaço do tal relatório. E assim siga em frente, um pouco por dia.

Em resumo

Quando empacar no meio de alguma atividade importante, não se desmotive ou abandone tudo de uma vez. Saia e vá em busca de pequenas conquistas em outras atividades, como cozinhar, limpar a casa, ou mesmo uma atividade voluntária. Seu cérebro vai seguir trabalhando em busca de soluções para aquele problema inicial.

Quando se sentir melhor, volte e siga um pouco de cada vez. Essa é uma dica simples e objetiva que vai ajudá-lo a realizar mais. Afinal, realizar muito não significa fazer tudo de uma vez.

Abraços e boas escolhas!


 

Direitos autorais da imagem de capa: Judit Peter from Pexels.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.