ComportamentoEspiritualidade

Como ser exposto aos conceitos budistas pode mudar seu comportamento:

Pesquisadores da Bélgica e Taiwan descobriram que ser exposto a conceitos budistas pode diminuir o preconceito para com os outros e levar a aumento das boas intenções de comportamento social.



O Budismo contém uma variedade de ensinamentos e práticas destinados a ajudar os indivíduos a desenvolverem uma personalidade mais aberta e compassiva.

O estudo apresentou aos ocidentais acostumados com o cristianismo e outras religiões distintas à sabedoria ensinada pelo budismo e após o experimento, muitos tornaram-se mais tolerantes, mas somente aqueles que já possuíam uma predisposição para avaliar o bem-estar de todos as pessoas e uma aversão ao autoritarismo.

O efeito de ser exposto a conceitos budistas não foi restrito às culturas em que a religião era vista como particularmente exótica. Ser exposto aos conceitos dessa filosofia também promoveu maior tolerância e socialização, em comparação com conceitos neutros e cristãos, entre os participantes que vivem em Taiwan.


O estudo pôde verificar que, independente da doutrina que a pessoa vive, as crenças budistas influenciam automaticamente e geram resultados comportamentais positivos sociais, isto é, a boa socialização, o baixo preconceito, desapego e respeito à vida moral. As ideias favorecem a socialização, bem-estar e a tolerância em grupo. Esses ideais parecem particularmente eficientes para pessoas com personalidades dispostas à mudança

O budismo está se tornando popular nos países ocidentais, por uma série de razões. A primeira boa razão é que ele tem respostas a muitos dos problemas nas sociedades materialistas modernas.

Também inclui (para aqueles que estão interessados) uma compreensão profunda da mente humana (e das terapias naturais) que psicólogos proeminentes em todo o mundo estão agora descobrindo serem muito avançados e eficazes.

Os bons resultados do experimento se devem à filosofia em questão concordar com os ensinamentos morais de outras religiões, mas o budismo vai além, fornecendo um propósito a longo prazo dentro da existência, através da sabedoria e da verdadeira compreensão.


O verdadeiro budismo é muito tolerante e não se preocupa com rótulos como “cristão”, “muçulmano”, “hindu” ou “budista”. É por isso que nunca houve guerras em nome do budismo.

É por isso que os budistas não pregam e tentam converter, apenas explicam, se uma explicação é procurada.

____________

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Simple Capacity


Direitos autorais da imagem de capa: 2nix / 123RF Imagens

Quando as coisas não vão bem…

Artigo Anterior

Conheça 6 amuletos que ajudam a proteger a casa de energias negativas:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.