ColunistasComportamento

Dicas para um dia mais feliz e produtivo:

Dicas para um dia mais feliz e produtivo

Para um dia mais feliz e produtivo:



Cada vez mais os dias passam rápidos e quando você vê, está precisando mais de horas para finalizar algo e poder realmente descansar, não é verdade? Mas você não pode deixar que isso te desanime, de jeito nenhum!

E para aproveitarmos o nosso dia de uma forma positiva, nada melhor do que ter alguns hábitos importantes.

Mudei isso na minha vida e ainda continuo em adaptação e, por esse motivo, compartilho com vocês as minhas dicas:


1. Acorde cedo

Simplesmente AMO dormir, mas desde que comecei a acordar cedo, vi que as minhas tarefas diárias rendem muito mais. Sim, o sono bate, mas se estou na rua ou mexendo com a casa, estou mais alerta e disposta. Ainda mais quando coloco uma música para animar mais ainda.


2. Não brigue com o seu despertador


O seu despertador é o seu amigo, pense nisso! Coloque um toque suave para acordar, para que você não se assuste logo cedo e comece com o pé esquerdo. Eu coloco o meu celular numa música bem instrumental e com o volume aumentando gradativamente. Assim o meu cérebro vai se acostumando com o volume da música e não acordo de “supetão”.


3. Reveja a “soneca” do seu celular

Confesso que eu era uma pessoa que tinha uns 5 tipos de soneca no meu despertador (e para isso funcionar, colocava para despertar mais cedo). Imagina só a bagunça que estava o meu cérebro? Além de acordar mau humorada, ainda tinha que lidar com dores de cabeça e muita irritação de manhã. Hoje coloco apenas 1 soneca no meu celular e mesmo que seja difícil de acordar, pego o meu celular e fico mexendo, vendo notícias, lendo as mensagens dos grupos no WhatsApp até conseguir abrir os olhos direito. Rsrsrs. Sim, consegui me adaptar, enrolo para sair da cama, mas não preciso colocar o celular para soneca várias vezes e já acordo bem de boa, sem irritação ou mau humor.



4. Tome um café da manhã reforçado

Sem dúvida essa é uma dica apetitosa (rsrs). Sei o quanto é difícil ter esse hábito, mas após consulta com minha endocrinologista, comecei a perceber como é importante a nossa primeira refeição do dia. Estar bem alimentado, te dá mais energia. Não tenha dúvida disso!



5. Ouça a sua música predileta

Começar o dia com a sua música predileta é muito gostoso. Sem contar que relaxa quando você pega aquele trânsito chato pela manhã (ou então quando está no banho). Mas não a utilize como despertador do seu celular, já fiz isso e acabei ficando com raiva da música. Rs.


6. Faça uma lista das suas tarefas


No dia anterior, antes de dormir, faço uma lista do que tenho que fazer o dia seguinte. Aproveite que a mente ainda está em alerta para lembrar do que tem para fazer. Muito melhor dessa forma do que acordar e tentar lembrar de tudo quando você ainda está “acordando”, não é? Coloco a minha lista do lado do meu computador e faço por prioridade. Quando você começa o dia mais disposto e com tarefas já pré-definidas, pode ter certeza que será produtivo e até mais rápido. A mente adora isso!


7. Tire um tempo para relaxar

Sou uma pessoa que trabalha em casa e quando você acha que tem um tempo para relaxar, vê algo da casa para arrumar. Quando eu resolvo parar, eu paro mesmo, nem que seja por 15, 20 minutos no período. Saio da frente do computador e vou para o quintal. Brinco com meus cachorros até eles cansarem. Além de me fazem relaxar, fico rindo sem parar. Até volto mais disposta para o computador, já que a mente está em outra vibe. Faça isso também, só de se levantar da cadeira e respirar um ar diferente faz a maior diferença.



8. Exercite-se

Como não posso fazer academia e nem caminhar, faço hidroginástica antes do almoço. Por mais que seja um exercício leve (depende da animação do professor também), estou também em contato com pessoas diferentes. O exercício não é apenas para o corpo, para relaxar e queimar as calorias, mas também, para malhar o cérebro, as ideias e ter mais clareza nos pensamentos.



9. Planeje o seu almoço

Faço almoço em casa todos os dias e essa é uma das vantagens de trabalhar em casa. Quando eu trabalhava em empresas, com horário para almoçar regrada, fazia a janta e comia no almoço (ou pedia marmitex na empresa). Comer da própria comida é muito mais saudável, e fazer dá mais sabor ainda. Sou caixas com o meu horário de almoço (ainda mais que o meu marido é do mundo corporativo e almoça em casa). O cardápio sempre é leve e de uma forma que possa dar disposição (e bom humor) para o resto do dia, como bastante proteína, verduras ricas em ferro e um pouco de carboidrato (para dar aquela energia que você precisa no fim da tarde).


10. Sorria (mesmo quando o mundo estiver desabando)


Sorria, até na hora de acordar! Meu marido me acorda todas as manhãs sorrindo e só de ele ter esse hábito comigo, eu acordo diferente. Confesso que me sinto até ansiosa quando ele está viajando. Sorria para você no espelho após escovar os dentes, após se arrumar, ao dar bom dia para o vizinho, para seus animais de estimação. Você não tem noção do poder que tem um sorriso… Ele quebra tudo que há de ruim, seja o mau humor do chefe ou do caixa da padaria. Espalhando sorrisos, você espalha coisas boas. <3

Não sou uma pessoa diurna, mas isso não quer dizer que não precise acordar cedo. Por mais que goste trabalhar à noite e ame dormir, consigo fazer mais coisas, me planejar, ajudar quem precisa, fazer tudo com calma durante o meu dia. Quando acordo mais tarde, nossa, parece que o meu dia não rende e não consigo fazer tudo (e com a mesma disposição). E, sinceramente, esperando ansiosamente para que o dia termine logo. Isso não é legal.

Temos que aproveitar mais o dia, apreciar o céu azul e o sol (ou a neblina e a chuva) e agradecer por ter mais um dia para viver. Aproveitar os momentos bons, aprender com os ruins e fazer com que tudo termine bem. Assim você poderá finalizar o seu dia com o sentimento de “missão cumprida”, ir dormir, descansar, que amanhã é um novo dia e a missão é outra!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens

Como fazer a prosperidade fluir….

Artigo Anterior

É preciso que as pessoas se comprometam e se dediquem aos seus relacionamentos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.