5min. de leitura

Dois importantes princípios do amor que tornam nossos relacionamentos muito melhores!

Os motivos para um relacionamento se deteriorar são infinitos: traição, mentira, falta de amor, irresponsabilidade… a lista continua.

No entanto, muitas vezes, um relacionamento termina sem entendermos o porquê. Nessa incerteza, pensamos que é nossa culpa, porque escolhemos um parceiro errado e que nossa falta de sabedoria foi o que causou o fim da relação.



No entanto, você pode se surpreender ao descobrir que existem dois princípios importantes do amor que podem transformar o seu relacionamento: falar a mesma linguagem de amor do que seu parceiro e entender em qual dos cinco estágios do amor você se encontra.

Abaixo estão esses dois princípios explicados:

Falar a mesma linguagem de amor

Dr. Gary Chapman é o autor do livro “As cinco linguagens do amor”, que explica como nós enxergamos o amor e amamos de maneiras diferentes. O processo de se apaixonar é fácil, mas manter o seu amor vivo requer dedicação e muita comunicação. A vida cotidiana é complicada, e em meio a tantas responsabilidades, diferenças e conflitos, manter um amor vivo e saudável é difícil, mas também essencial.


De acordo com as descobertas de Dr. Gary Chapman cada um de nós tem uma visão única sobre o amor, e portanto, também expressamos esse sentimento de maneiras diferentes. Essas perspectivas opostas podem gerar conflitos, quando duas pessoas não falam a mesma linguagem de amor.

Quando aprendemos as linguagens de amor (que Dr. Gary define como palavras de afirmação, tempo de qualidade, recebimento de presentes, atos de serviço e toque físico), entendemos como fornecer aos nossos parceiros aquilo que eles precisam no relacionamento, para manter o relacionamento no caminho certo, mesmo em meio às dificuldades.


Entendendo os cinco estágios do amor e porque muitos relacionamentos terminam no estágio 3:

Os relacionamentos passam por vários estágios. No início, tudo é lindo e perfeito, nada dá errado e as falhas e defeitos são perdoados com facilidade. Conforme o relacionamento segue, no entanto, podemos nos encontrar decepcionados e desiludidos, e aí as coisas começam a caminhar mal. Sentimos que não somos amados e nem cuidados. Queremos nos libertar dessa relação que não está nos fazendo bem. Quando chegam a essa fase, muitas pessoas consideram que estão no fim da relação, sofrem o encerramento e depois recomeçam a busca por amor, acreditando que o que levou ao fim da relação anterior foi um erro de compatibilidade. Muitas pessoas não percebem que o estágio 3 faz parte do caminho para um relacionamento verdadeiro e duradouro.



Abaixo estão definidos os 5 estágios do amor:

Estágio 1: Apaixonar-se

Estágio 2: Tornar-se um casal

Estágio 3: Desiludir-se

Estágio 4: Criar amor verdadeiro e duradouro

Estágio 5: Usar o poder dos dois para mudar o mundo

Para chegarmos aos estágios 4 e 5, os mais positivos, precisamos passar pelo estágio 3, que é o auge do desconforto e conflito. No entanto, quando realmente aprendemos a lidar com as diferenças entre nós e nossos parceiros, abrimos as portas para um amor positivo e iluminado. A relação pode ser tão feliz e saudável que mantê-la apenas entre duas pessoas não parece certo, então o casal trabalha em conjunto para transferir todo esse amor para o mundo.


Se você está com dificuldade em seu relacionamento, analise os dois princípios essenciais do amor abordados neste texto.

Pode ser que sua situação não seja um problema de compatibilidade. A dificuldade pode ser a linguagem de amor desalinhada; trabalhe nesses aspectos e a relação tem tudo para se tornar mais frutífera.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.