Estudos mostram que estes 5 hábitos fortalecem a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser reforçada, e é um passo importante para a construção de relações fortes com aqueles que nos rodeiam, tanto em nossas vidas pessoais quanto em nossas carreiras. Nós experimentamos emoções tanto internamente, com nós mesmos, quanto externamente, com as pessoas com as quais interagimos.



A percepção, utilização, compreensão e gestão das emoções são as partes que compõem a habilidade da inteligência emocional. Você pode ser hábil em uma área, mas está à procura de maneiras de fortalecer suas habilidades em outras áreas. Este artigo irá ajudá-lo a compreender e fortalecer cada área.

O reforço da inteligência emocional é importante em muitos campos, mas para os professores, essas habilidades são especialmente importantes para avaliarem e prevenirem problemas de aprendizagem nas crianças que podem estar lutando social ou academicamente. No livro Applying Emotional Intelligence (Aplicando a Inteligência Emocional), os autores se concentram em melhorar as competências relacionadas com a emoção para os professores. Eles definem as competências de inteligência emocional de percepção, o uso, a compreensão e gestão das emoções das seguintes maneiras:

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* Percepção da emoção – a capacidade de perceber emoções em si mesmo e outros, bem como em filmes ou mesmo na arte.

* O uso de emoção para facilitar o pensamento – a capacidade de usar ou gerar emoções para concentrar a atenção, comunicar sentimentos, ou se envolver em outros processos cognitivos, tais como raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão.

* Compreensão da emoção – a capacidade de compreender a informação emocional e as causas das emoções e como as emoções se combinam, progridem, e mudam de uma para outra.


* Gestão da emoção – a capacidade de estar aberto a sentimentos e empregar estratégias eficazes para promover a compreensão e crescimento pessoal.

Pesquisadores belgas pesquisaram como pode ser possível aumentar a inteligência emocional (IE). Eles derem um breve treinamento sobre inteligência emocional aos participantes de um grupo experimental. Eles descobriram que aqueles que participaram do treinamento de inteligência emocional mostraram um aumento significativo na capacidade de gestão e identificação de emoções. Seis meses depois do treinamento, os participantes ainda mostraram inteligência emocional mais forte.

5 maneiras de fortalecer sua inteligência emocional

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1.Use um diário para descrever uma experiência emocional por dia

A pesquisa belga mencionada acima também utilizou um diário pessoal, para os participantes compartilharem diariamente uma experiência emocional, além de outros tipos de formação em inteligência emocional. Desta forma, os participantes do estudo tinham de olhar para trás em seu dia e pensar sobre os momentos emocionais que tinham experimentado, a fim de serem capazes de escrever sobre eles. Ao escrever sobre suas emoções, você ganha autoconsciência do seu próprio estado emocional e o que ocasionou os sentimentos, o que é uma maneira de reforçar a sua inteligência emocional.


2.Reflita sobre como você pode melhorar sua gerência de emoções

Pense em momentos em que você pode ter perdido o seu controle, chorou na frente de alguém quando não queria, ou ficou facilmente frustrado. Agora pense sobre como você pode lidar com isso de forma diferente no futuro. Por exemplo, se você está sentindo que pode chorar a qualquer momento, pode dizer para a outra pessoa “Estou me sentindo muito sensível sobre isso. Dê-me alguns momentos para compor meus pensamentos.”


3.Pense sobre como você pode identificar os sentimentos de outras pessoas

Os autores do livro sobre treinamento de inteligência emocional para professores em sala de aula sugerem alguns exercícios para fortalecerem suas habilidades. Eles dizem que analisar as emoções de uma interação recente com alguém é útil ‘Porque as emoções contêm informações importantes sobre as pessoas e o meio ambiente (percepção de emoção) e identificar os próprios sentimentos e os da outra pessoa são fatores-chave na forma como a situação é manejada.  A primeira pergunta é: ‘Como cada pessoa se sente?’


4.Veja os seus pensamentos sobre as emoções de outra pessoa e os resultados

Na formação de professores em sala de aula, os autores dizem que ‘Emoções também influenciam o modo como pensamos, e nossos pensamentos influenciam a forma como lidamos com uma situação (uso da emoção). “Eles dizem que devemos nos perguntar “O que você e a outra pessoa pensam, como resultado desses sentimentos?” Em seguida, a fim de compreender as causas subjacentes da experiência emocional (entendendo a emoção), devemos nos perguntar: “O que pode ter feito cada pessoa se sentir da maneira que se sentiu?” Finalmente, devemos nos perguntar: “O que você e a outra pessoa fazem para controlar esses sentimentos?”, o que lida com a identificação das estratégias específicas para gerenciar as emoções.


5.Anote os sinais não verbais que você pode ouvir ou ver que refletem emoções em si mesmo e no outro

Quando você vê outras pessoas falando, pode ser capaz de identificar mais facilmente pistas sobre seu estado emocional, por exemplo, suas expressões faciais, voz, gestos, ou a postura não-verbal. Em si mesmo, pode ser mais difícil reconhecer esses sinais. Por exemplo, quando o seu rosto parece quente e corado, qual emoção você está mais propenso a ter? Se você disse constrangimento ou vergonha, está correto. Pense em algumas outras emoções e como seu corpo se sente fisicamente quando você as experimenta.

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Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

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