Pessoas inspiradoras

Há 11 anos, médica brasileira doa enxovais a mulheres grávidas humildes. Já foram mais de mil kits!

O projeto da médica começou de forma muito especial e continua ajudando muitas famílias da sua região. Entenda!



O enxoval é uma das partes mais legais – e necessárias – da preparação das mulheres que têm um bebê a caminho. Comprar roupas, itens de higiene, móveis e outros aparatos de que os pequenos necessitarão assim que chegar ao mundo é prioridade para as famílias.

No entanto, para aquelas mulheres de origem humilde, que não têm condições financeiras de arcar com todos os custos da chegada do filho, o enxoval pode causar bastante insegurança e medo.

Essa é a realidade de diversas mulheres brasileiras e, pensando em ajudá-las, a médica ginecologista Danysa do Nascimento, moradora de Biritiba-Mirim, criou um projeto superbacana.


De acordo com matéria do G1, há pouco mais de 10 anos, a médica recebe doações de produtos de uso essencial para bebês e monta kits completos de enxoval para presentear mulheres carentes da sua região. Em todos os anos de trabalho, já foram mais de mil kits doados.

A generosidade de Danysa vem de família. Sua mãe também produzia enxovais completos, à mão, e entregava a famílias humildes, que não tinham nem sequer roupas para vestir seus filhos.

Direitos autorais: arquivo pessoal.

Infelizmente, Elisabete faleceu em 2003, perdendo a batalha contra o câncer. E Danysa, que era recém-formada em medicina, enxergou nessa lembrança da sua infância uma grande inspiração para seguir em frente, perpetuando o seu legado de bondade.


A motivação para criar o projeto foi ainda maior depois de a médica trabalhar em áreas pobres e testemunhar todas as dificuldades que as mães daquelas localidades viviam. Ela começou a deixar acessórios de bebê no carro para doar a quem precisasse, mas decidiu fazer mais. Danysa, então, mobilizou suas pacientes a fazer doações e, com a grande quantidade de itens que recebia, começou a montar os enxovais.

Nos kits vão peças de vestuário, mantas, bolsa, fralda, lenço umedecido, entre outras coisas. Atualmente, ela conta com vários apoiadores e consegue ajudar famílias durante meses, com outros itens, como materiais escolares e leites artificiais.

Direitos autorais: arquivo pessoal.

Direitos autorais: arquivo pessoal.


A médica decidiu dar um novo passo em sua iniciativa quando percebeu que muitas das mães ajudadas voltavam a buscar apoio quando engravidavam novamente. Como sabia que não apenas os enxovais, mas também a informação podia mudar a vida dessas mulheres, Danysa começou a realizar palestras educativas, em que aborda temas como saúde, importância dos métodos contraceptivos e controle de natalidade. Com o tempo, as palestras foram estendidas às crianças, com temas mais amplos.

Em 2015, a iniciativa da médica recebeu o título de utilidade pública. Atualmente, ela também se dedica a outro projeto, chamado “Crê Ações”, que leva atividades socioculturais a famílias humildes. Um trabalho realmente inspirador, que tem melhorado a vida de muitas pessoas. Parabenizamos a médica por seu trabalho e lhe desejamos muito sucesso!

Enigma matemático que tem queimado os neurônios de muita gente. Você consegue resolver?

Artigo Anterior

Policial se ajoelha e convence jovem a não tirar sua vida. Deu-lhe uma nova esperança!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.