Pessoas inspiradoras

Jovem indígena viraliza por conseguir uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard

Estudando sozinha e desafiando as possibilidades, essa jovem finalmente poderá realizar o sonho tão desejado de estudar em Harvard!



Para algumas pessoas, a faculdade parece um sonho distante. Suas condições de vida e a rotina que encaram desde o começo da vida as fazem acreditar que não terão a oportunidade de conquistar o sucesso na vida através do estudo, e em muitos casos as levam a abandonar esse caminho de vida.

Elizabeth Esteban é uma jovem estadunidense, filha de imigrantes mexicanos, que por muito tempo acreditou que essa seria a sua realidade de vida.

Uma reportagem da ABC7 contou a história da jovem que, recentemente, depois de muito esforço, conseguiu uma bolsa integral em Harvard, uma das universidades de maior prestígio no mundo.


Assim como os pais, a jovem é indígena e sempre viveu em um ambiente rural, já que os pais trabalham com agricultura. Apesar de uma realidade muito simples, com poucos recursos, os pais sempre deram o melhor que podiam para ela e os irmãos e incentivaram-nos a estudar.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@elizabeth_esteban13.

No entanto, a menina, por muito tempo, duvidou de sua capacidade e quase deixou de se inscrever para a prestigiada universidade. Elizabeth disse, em entrevista, que sentia medo por ser uma jovem latina de baixa renda, já que, segundo ela, apenas 5% dos estudantes de Harvard são latinos. Acreditava que suas realizações não lhe “garantiam o direito” de estudar em um lugar como Harvard.

Entretanto, ela abandonou esse pensamento e se inscreveu na universidade, que lhe proporcionará a oportunidade de realizar um grande sonho.


O caminho para essa conquista não foi fácil, já que a sua escola fechou por conta da pandemia e ela não tem um acesso de qualidade à internet, e sofreu durante todo o tempo de estudo com a falta de conectividade.

A jovem até perdeu algumas entrevistas de admissão na universidade, mas continuou se esforçando, sempre motivada, superando os obstáculos.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@elizabeth_esteban13.

Agora, cada vez mais perto de começar essa nova fase de sua vida, Elizabeth diz que se sente muito orgulhosa de si mesma, porque ninguém mais em sua comunidade havia alcançado algo assim, o que leva muitos a pensarem que o seu povo não é capaz.


A jovem ainda disse, em entrevista à NBC Palms Spring, que o grupo indígena do qual faz parte “sente que as mulheres devem ficar em casa, e que queria quebrar essas barreiras”.

Para os pais, a vitória da filha é um motivo de muita alegria. A mãe de Elizabeth disse, também à NBC Palms Spring, que ter “acordado cedo todas as manhãs e trabalhar arduamente no campo valeu a pena”, porque a filha conseguiu conquistar o que sempre sonhou.

Que história incrível, de muita força de vontade. Muito sucesso a Elizabeth!

Compartilhe sua história nas redes sociais!


Com ajuda de cãozinho, recém-nascida abandonada em bueiro é salva!

Artigo Anterior

Mãe obriga filha a usar mesma roupa por uma semana depois de praticar bullying na escola

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.