Espiritualidade

Meditações guiadas – para ouvir e se sentir bem!

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo “meditação guiada”, mas provavelmente já a experimentou ou sabe do que se trata. Algumas escolas, academias, cursos e tratamentos usam-na com os alunos e participantes para ajudá-los a relaxar e proporcionar boas sensações. Talvez você também já tenha visto em filmes ou séries algum personagem ouvindo uma meditação guiada no carro ou em outras situações.



A meditação guiada utiliza o poder da fala e da audição para promover bem-estar, relaxamento, confiança, positividade, energia, motivação e outros bons sentimentos. Enquanto uma pessoa fala, guiando os pensamentos dos ouvintes de forma positiva e orientando exercícios de consciência, quem escuta entrega-se ao que ouve e recebe os benefícios destes pensamentos e ações internas.

A meditação é uma das melhores ferramentas para o autoconhecimento e o equilíbrio das emoções. Se você ainda não deu uma chance a ela, a meditação guiada é uma ótima forma de começar. Faça algumas vezes, durante alguns dias, e perceba se algo mudou, mesmo que pouco. Não espere por milagres ou resultado imediato na primeira tentativa, pois é um processo que traz benefícios aos poucos. A meditação exige dedicação e entrega do praticante, mas se você estiver disposto a melhorar-se, ela pode ser um excelente caminho.

O ideal é fazer a meditação guiada deitado, em um lugar confortável e silencioso. Se estiver se sentindo nervoso ou afobado, faça algumas respirações profundas antes de começar e acalme-se. No Youtube há vários vídeos de meditações guiadas com foco em diversos assuntos, e apesar de cada um ter um direcionamento, todos são excelentes para relaxamento e bem-estar no geral.



Eu escolhi os seis áudios abaixo porque foram os que mais me agradaram, mas você pode encontrar muitos outros.

Meditação para ouvir à noite: esta é a minha favorita, porque acredito que é muito importante terminar o dia bem, já que a energia com que vamos dormir vai nos acompanhar durante as várias horas em que estivermos dormindo. Esta meditação procura colocar o ouvinte no presente, fazendo-o esquecer o que se passou no dia, tenha sido ele bom ou ruim. Orienta exercícios para relaxar todo o corpo, mandar embora os pensamentos negativos e criar novos bons pensamentos.



Meditação para o início do dia: ótima para ouvir pela manhã, antes de começar as atividades e tarefas, para começar o dia com gratidão, energias positivas e sem tensão, consciente de que quem fará o seu dia ser bom ou ruim é você, através dos pensamentos e atitudes que escolher.



Meditação para a saúde do corpo e da mente: para quem deseja curar-se de alguma enfermidade do corpo e da mente ou apenas conservar-se saudável. Conduz a construção de pensamentos positivos e imagens mentais e orienta exercícios de consciência corporal e atividades internas para o desapego de tudo aquilo que prejudica sua saúde.


Meditação para limpeza de bloqueios: excelente exercício de autoconhecimento para a conexão com a felicidade, a prosperidade e o crescimento. É uma meditação que ajuda o praticante a retirar da mente aquilo que está bloqueando a sua vida e livrar-se de crenças negativas, estimulando pensamentos que o ajudam a encontrar seus próprios bloqueios e libertar-se deles.



Meditação para bem-estar, tranquilidade e positividade: esta também é excelente, principalmente pelo seu poder de promover tranquilidade. É uma meditação de trabalho interior profundo, com exercícios de visualização de ambiente (que acho excelentes para acalmar a mente) e respiração. Transmite paz, relaxamento e confiança.



Meditação para autoestima e aceitação: palavras meditativas para estimular o praticante a amar-se, sentir-se bem, livrar-se dos medos e das inseguranças, aceitar-se como é e perdoar a si mesmo. Neste áudio encontram-se também alguns conselhos e explicações sobre a importância de aderir a certas atitudes que farão toda a diferença na forma como você trata a si mesmo. Uma meditação prazerosa e enriquecedora, que funciona também como reflexão.

Foto


_____________

Foto-perfil1

Fonte: Desassossegada Por: Stephanie Gomes – Colunista The Secret

Stephanie Gomes é jornalista e escreve sobre comportamento, autoconhecimento, autoestima, positividade, saúde e bem-estar no blog Desassossegada. Encontrou na internet uma forma de aprender e compartilhar as melhores coisas que vive e pratica, na intenção de motivar e inspirar outras pessoas.

 Links: Blog:  – Twitter  Facebook  Youtube


Você precisa de um tempo para você…

Artigo Anterior

Como curei minhas feridas emocionais e me libertei…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.