publicidade

Nada é o que parece ser…

Nada é o que parece ser  

Quando ouvimos, vivemos ou vemos um fato, ele é apenas um fato, um acontecimento. Ao interpretarmos, criamos uma história baseada em nossas experiências e conhecimentos anteriores, ou seja, colocamos nossa própria interpretação.



Para entendê-la e interpretá-la de forma mais próxima da verdade é necessário colocar-se no lugar de cada personagem da história, buscar pensar com a cabeça dos envolvidos e não com a sua. E, se você conseguir não tomar partidos (para isso é necessário separar-se de suas próprias projeções) há uma compreensão maior do todo.


O Perdão

Perdoar é reconhecer a dor gerada em você causada por um outro. Portanto, perdoar o outro é libertar-se da dor que carrega em si mesmo. O perdão vai além do certo e errado, ele te liberta da sua dor, seja ela qual for. Ele não te enfraquece, ele não diminui o que um outro fez, mas ele cura e assim, ele o fortalece.


Os Elogios X As Críticas

O ego é a nossa mente, é o passado e o futuro; é ilusão e não a verdade. Críticas ou elogios alimentam o ego (inflado ou ferido). Porém, ele fica desarmado quando você age genuinamente ligado ao seu coração (a sua alma e/ou propósito). Quando uma escolha, uma posição, uma postura surge da sua verdadeira origem, ela está acima das críticas ou elogios. O mais incrível disso é a certeza e a paz que surgem em seu coração ao agir com a alma. Você sente que tem tudo do que necessita e fica à parte de críticas ou elogios, com ou sem apoio dos outros. Seguro e sustentado por si mesmo.



A Essência

A sua verdade não está na sua fantasia de carnaval, nem na origem da sua família e muito menos nos encontros com os amigos para uma tarde gostosa de verão. Você percebe a sua vida pulsando em você quando está em silêncio consigo mesmo, por exemplo: quando fecha os seus olhos antes de dormir, quando respira profundamente logo que desperta, quando sente uma alegria tão profunda que não necessita compartilhá-la com um outro porque sentí-la por si só é suficiente, a você basta. É nesses encontros profundos e pacíficos com a solitude que está a sua maior verdade. É onde você encontra as suas respostas e a sua calma. Da nossa essência brota a compaixão por tudo ao nosso redor.


A Paixão

Certamente é uma das energias mais poderosas da vida. Seguir suas paixões é de fato um ato de coragem. A paixão é uma das energias mais essenciais para nos manter vivos. A paixão por um trabalho, por uma cidade, por uma pessoa ou por um hobby, deixa a vida colorida, alegre e aumenta o nosso vigor. Pode tornar-se um vício, se não usada com altruísmo, porque é uma energia forte para ser usada de forma construtiva (sim! porque ela pode ser também altamente destrutiva). Esse é um dos grandes segredos da vida: usar a paixão com um direcionamento construtivo e para isso é necessário coragem. A coragem nada mais é do que enfrentar os desafios com medo, porém, sem se deixar paralisar por eles.


A Paciência

A natureza ensina-nos a nos conectarmos com a sabedoria do tempo (plantar e colher, as quatro estações, as fases da lua). As crianças ensinam aos pais a ter paciência desde que o bebê está na barriga da mãe e ela precisa aguardar pelos nove meses. Cada mês de vida de um bebê há uma imensa mudança e para cada aprendizado da criança foi necessário um tanto de paciência dos pais (e professores) para ela integrar todos conhecimentos. Devemos ter muita paciência com nós mesmos durante os nossos aprendizados, afinal, a vida é um parque de experiências, e a paciência é uma grande virtude.



A Intensidade

Há certos acontecimentos que são atemporais. Não importa se a experiência durou um dia, um mês ou um ano, mas sim, a intensidade com que foi vivida. Quantas curtas viagens nos transformaram para o resto da vida? “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” – M.J.P. de Silva

_______

Direitos autorais da imagem de capa: choreograph / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.