Começo de ano novo, fase nova, tempo de tentar ser diferente ou melhor, de criar metas e buscar atingi-las. Para alguns, é tempo de pintar ou cortar o cabelo, de dar aquela renovada no visual ou no quarto, descansar, viajar, se divertir, começar projetos, criar metas, sonhar… entre tantas outras coisas que vai de cada um.
Mas para que tudo dê certo, é muito importante ter planejamento e organização.
Recomendo comprar ou fazer a sua própria agenda, planner, bullet jornal, qualquer coisa que sirva para você se planejar melhor e, de preferência, colocar tudo no papel, que assim não há risco de não ter acesso a ele, porque seu celular descarregou, foi roubado etc.
Com a profissão de jornalista, aprendi a anotar tudo em uma folha, agenda ou caderno… isso ajuda nas perguntas e também a não esquecer das coisas importantes que os entrevistados falam (principalmente números). Levo isso comigo até hoje, até para coisas simples que preciso fazer.
Não é questão de ter uma memória sempre péssima, é se organizar melhor e saber que você é um ser humano, que mesmo sendo um gênio e excelente de memória, uma hora alguma coisa será esquecida e isso pode ser prejudicial em algum momento.
Você pode anotar seus compromissos de trabalho, vida pessoal e social, rascunhar e planejar projetos, metas e sonhos. Isso ajudará, principalmente naqueles dias que sua cabeça estiver um caos, com tantas coisas para se fazer, e você não saber por onde começar. Nesses casos, às vezes, é até legal colocar também lembretes no celular para reforçar. Você pode anotar desde coisas importantes até aquelas mais simples como: tomar remédio tal hora, passar fotos, e-mail, lavar louça, ler livro, estudar.
Se você vai a um shopping, por exemplo, é interessante anotar tudo que que é necessário ser comprado lá, isso é um método bom, até mesmo para você focar no que realmente precisa, gastar menos e não ter que voltar de novo ao mesmo local para comprar uma coisa que esqueceu. Poupamos tempo e dinheiro.
Falar assim é muito simples, parece que tudo vai dar certo. Mas não, terão dias em que você não vai conseguir fazer tudo que queria. Não precisa se culpar por isso, imprevistos acontecem, dias ruins chegam e muita coisa vai depender do seu humor e disposição também.
Mas pode ter certeza que anotar, olhar e fazer, sem deixar para depois, terá um efeito positivo na sua vida; você vai se tornar uma pessoa mais produtiva, responsável, vai conseguir desempenhar seu trabalho melhor e se organizar, ganhar tempo, cumprir as demandas do dia, promessas ou coisas simples que seus amigos ou familiares pediram.
É interessante anotar as coisas que precisam ser revolvidas no dia, na semana e outras quando você tiver um tempinho mais tranquilo, coisas que não são urgentes, mas que você precisa fazer algum dia.
Coloque também metas e sonhos possíveis de serem realizados e tente cumpri-los ao longo dos dias, meses ou anos, por meio de seus esforços. É importante levar sua agenda dentro do seu bolso, bolsa ou mochila.
Quando você fizer isso, vai perceber que vai sobrar mais tempo para realizar atividades extras, que não precisam ser anotadas necessariamente. Você terá a satisfação de olhar para seus escritos, poder riscá-los ao realizá-los, e ficar com a consciência limpa de que cumpriu o que deveria em seu devido tempo.
Quando não conseguimos cumprir ao menos o essencial, a vida vira uma bagunça sem fim e nos desesperamos com o tanto de demandas acumuladas e pouco tempo para serem realizadas, fazemos tudo de qualquer jeito e nos frustramos.
Ao nos organizarmos e planejarmos tudo o que queremos e precisamos fazer, conseguimos ter um controle maior de nossas vidas, menos cobranças e chateações. Tudo fica mais leve.
Há vários sites ou vídeos de pessoas que ensinam métodos de organização/planejamento, só é necessário tirar um tempinho do seu dia para pesquisar e ver qual se adequa melhor a você.
Direitos autorais da imagem de capa: Glenn Carstens-Peters on Unsplash