A maior prova de amor que podemos oferecer aos nossos filhos é uma criação saudável, que lhes oferecerá a base para construírem a própria vida com confiança e amor.
O relacionamento com os nossos pais é o primeiro que temos e também o mais importante, porque é ele que determina como nos comportaremos com o mundo que nos cerca.
No entanto, infelizmente, nem todos temos experiências boas nesse sentido. São muitas as pessoas que crescem a uma distância física e emocional muito grande de seus pais, e acabam desenvolvendo padrões de pensamento e comportamento particulares.
Esse é um assunto realmente complexo, porque todos nós, além das heranças de nossas criações, também carregamos aquilo que gostaríamos de ter recebido de nossos pais, os valores e sentimentos considerados mais importantes.
Todas essas dimensões ficam ainda mais presentes e influentes quando temos filhos e, se não forem bem trabalhadas internamente, podem fazer com que, mesmo sem perceber, transmitamos a eles as mesmas coisas que recebemos de nossos pais.
É necessário muita sabedoria e equilíbrio interior para criar um filho. Precisamos analisar como adultos tudo aquilo por que passamos quando crianças e nos comprometer a não expor os nossos pequenos às mesmas situações.
Devemos ser para eles os pais que gostaríamos de ter tido, pais que enxergam suas necessidades e os tratam com amor, empatia e respeito.
Pode ser que nossos pais tenham sido fechados, procurado-nos poucas vezes para conversar e aconselhar, pode ser que tenham sido permissivos demais, ausentes demais, egoístas demais ou manipuladores demais.
Pode ser que tenham sempre nos julgado muito e apoiado pouco, pode ser que não tenham nos dado o amor e a atenção de que precisávamos, e sempre encontrassem uma desculpa para nos colocar sob supervisão de outra pessoa.
Pode ser que eles tenham nos causado muitos traumas e dificultado nossa vida emocional a ponto de termos de buscar ajuda profissional para nos curar das feridas interiores, mas não podemos permitir que nossos filhos recebam o mesmo legado!
É claro que não é fácil simplesmente ignorar o nosso passado e todas as experiências que nos fizeram ser quem somos hoje, mas temos de nos esforçar para ser melhores para os nossos filhos e oferecer-lhes tudo aquilo que sempre desejamos ter.
Não podemos oferecer a mesma educação tóxica acreditando que isso tornará nossos filhos fortes, como fomos obrigados a ser. Nenhuma pessoa merece ser criada em um ambiente como esse e nossa força, na verdade, é apenas uma maneira de sobreviver e ignorar as inúmeras feridas emocionais que carregamos.
Devemos ser responsáveis pelo desenvolvimento emocional e afetivo de nossos filhos, e oferecer a eles amor, presença e respeito, que são a base de tudo, além de boa educação.
A maior prova de amor que podemos oferecer aos nossos filhos é uma criação saudável, o que lhes garantirá base para construírem a própria vida com confiança e amor.
Devemos ser para eles tudo aquilo que sabemos que merecem. Devemos amá-los com todas as nossas forças e mostrar que sempre estaremos ao seu lado, não importa o que aconteça. Devemos oferecer-lhes segurança e amor incondicionais para que, quando crescerem, tenham dentro de si tudo de que precisam para viver com alegria e estabilidade emocional.
Seja para seus filhos o pai que você queria ter tido, essa é a melhor recompensa que você pode oferecer a si mesmo por todas as dores que enfrentou em sua vida.
Direitos autorais da imagem de capa: Mikael Stenberg/Unsplash.