Todos os dias, milhares de alimentos são desperdiçados no mundo todo. Muitos desses alimentos provêm de restaurantes, que jogam as comidas não vendidas no lixo e contribuem para um grande desperdício de comida, que poderia ser aproveitada com mais consciência.
A Starbucks, empresa multinacional norte-americana que faz sucesso no mundo inteiro com os famosos cafés e chás, deu um grande passo no reaproveitamento de seus alimentos: ao mesmo tempo em que combaterá o desperdício, ajudará muitas pessoas necessitadas.
A sede da empresa do Canadá recentemente fez um anúncio em que prometeu doar 100% dos alimentos não vendidos em tempo hábil para as pessoas necessitadas do país. Foi orientado que 250 de suas lojas localizadas na Grande Toronto (a maior região metropolitana do Canadá, com 6,4 milhões de habitantes) siga as novas orientações de imediato.
A Starbucks Canadá fez um levantamento que comprovou que 1 em cada 8 canadenses passam fome regularmente, e que de toda a comida produzida no país, cerca de 58% é desperdiçada, o que em número representa 35,5 milhões de toneladas cúbicas de alimentos frescos jogados fora, quando poderiam ser redirecionados para quem não tem o que comer.
No entanto, a iniciativa não ficará apenas no Canadá. A empresa pretende adotar a política em todas as suas lojas, mais de 1.000, até 2021, o que corresponderá a cerca de 1,5 milhão de refeições por ano.
- Pessoas inspiradoras: Lavador de carros de luxo vira dono de loja e ídolo na internet
“A comida desperdiçada é um problema de grande escala para todos os setores de alimentos, enquanto mais de quatro milhões de canadenses são afetados pela fome (…) Isso é inaceitável, e vamos ajudar a combater esse problema agora que temos uma política consistente de doação de alimentos seguros e fresquinhos, preservando sua qualidade”, disse Luisa Girotto, vice-presidente de assuntos públicos da Starbucks Canadá.
A Starbucks Canadá contará com a parceria da maior organização de caridade e de resgate de alimentos do país, a Second Harvest, para realizar as doações.
Essa não é a primeira ação de doações promovidas pela Starbucks, eles já doavam produtos de panificação e doces que não eram consumidos pelos clientes, mas agora a ação será mais ampla, já que também serão doados alimentos frescos e refrigerados.
Além da doação, os alimentos também serão entregues.
Uma grande iniciativa da empresa, que é a dona da maior rede de cafeterias do mundo. Ela poderá ajudar milhares de pessoas que vivem em condições de rua, que nunca sabem quando será sua próxima refeição.
É desse tipo de atitude que o nosso mundo precisa! Se você concorda, deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!
Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: Reprodução / Starbucks Canadá.