Comportamento

“Tempo em casa é para a família.” Professora diz que não envia dever de casa para os seus alunos

Foto: Reprodução
capafacebook Tempo em casa e para a familia professora diz que nao envia dever de casa para os seus alunos

A declaração da professora tem dividido opiniões nas redes sociais. Saiba mais!

Se alguém nos perguntar sobre uma lembrança clara da época escolar, muitos responderemos “as tarefas”. As atividades de casa, muitas vezes longas, que nos ajudaram a gravar os conteúdos apresentados na sala de aula, marcaram a vida de muitas crianças e adolescentes, na maioria das vezes negativamente.

Embora os alunos mais estudiosos façam questão de defender essas lições, dizendo que são divertidas e ajudam no processo de conhecimento, a maior parcela dos estudantes não faz questão de disfarçar que não gosta de fazer tais tarefas. De fato, muitos passam a vida escolar copiando os deveres dos coleguinhas.

De que lado você está nesse conflito? Incentiva os seus filhos a fazerem os deveres passados pelos professores ou não acredita que essas atividades façam tanta diferença assim em sua vida escolar?

Manifestar-se contra as tarefas pode ser algo até polêmico, mas com certeza as opiniões de pais são abafadas por uma professora que fala abertamente sobre a questão e diz que não passa deveres de casa para os seus alunos.

Nikki, que vive e leciona nos Estados Unidos, compartilhou no TikTok sua opinião sobre essa peça clássica da jornada escolar. Em um vídeo com mais de 200 mil visualizações, a professora disse: “Eu costumava passar muita tarefa. Então me tornei mãe e vi o quanto isso pode ser um fardo para toda a família“.

2 Tempo em casa e para a familia professora diz que nao envia dever de casa para os seus alunos

Direitos autorais: Reprodução TikTok / @survivingfive

Ela ainda acrescentou: “Eu não passo mais lição de casa. O tempo em casa é para a família”.

Nikki compartilhou seu ponto de vista sobre o impacto dos deveres na rotina familiar, e nos comentários diversos internautas deixaram suas opiniões acerca do assunto. “Este deve ser o padrão”, comentou uma pessoa que concorda com a professora. Um segundo comentarista também concordou: “O dever de casa não faz nada além de estressar as crianças e suas famílias”.

Outra pessoa compartilhou um ponto de vista um pouco mais bem elaborado: “O dever de casa tem um único propósito: condicionar as crianças a esperar que tenham que trabalhar fora do horário contratado”.

3 Tempo em casa e para a familia professora diz que nao envia dever de casa para os seus alunos

Direitos autorais: Reprodução TikTok / @survivingfive

Outro usuário ainda comentou: “Gostaria que mais professores fizessem isso. Eu só quero passar tempo com meus filhos, mas sempre estamos correndo para comer, fazer a tarefa e tomar banho para ir para a cama na hora certa”.

No entanto, apesar de várias pessoas apoiarem a professora, outras não se agradaram muito dos seus comentários. “Eu entendo que talvez precisem pegar um pouco mais leve na lição de casa, mas acredito que ainda seja importante, dependendo da idade, pois por elas os pais também têm uma ideia de onde seus filhos estão na escola”, escreveu um tiktoker.

“O dever de casa é bom, mas não quando leva HORAS para ser feito. Tenho uma sobrinha que passa de 2 a 5 horas fazendo o dever de casa, porque está sobrecarregada”, observou um comentarista.

4 Tempo em casa e para a familia professora diz que nao envia dever de casa para os seus alunos

Direitos autorais: Reprodução TikTok / @survivingfive

Aparentemente, esse debate ainda vai longe, porque como apontou um dos internautas, as tarefas são úteis para ajudar os pais a compreenderem como os filhos estão se saindo na escola.

No entanto, não há nenhuma indicação de que as escolas pretendam interromper a prática da “lição de casa”, pois se trata de uma tradição que ajudou a formar milhares de gerações de estudantes, cabe a cada família encontrar a melhor forma de administrar as tarefas diárias.

0 %