UMA CRIANÇA SAUDÁVEL É ESPONTÂNEA, BARULHENTA, INQUIETA, EMOTIVA E COLORIDA!



Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar as coisas, seja paciente ou entretenha-se. Uma criança não nasce para ficar sentada assistindo TV ou jogando no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo.

Crianças precisam se mover, navegar, procurar notícias, criar aventuras e descobrir o mundo ao seu redor. Elas estão aprendendo, são esponjas, jogadores natos, caçadores de tesouros, terremotos em potencial.

Elas são livres, almas puras que buscam a voar, não ficar de lado. Não as façamos escravas da vida adulta, da pressa e falta de imaginação dos mais velhos.

uma criança saudável é espontânea2

Não as apressemos em nosso mundo de desencanto, impulsionemos o seu sentimento de maravilha, garantindo-as uma vida emocional, social e cognitiva rica em conteúdo, perfume das flores, expressão sensorial, felicidade e conhecimento.

O que acontece no cérebro de uma criança quando brinca?

Os benefícios das brincadeiras para as crianças estão presentes em todos os níveis (fisiológicos-emocionais, comportamentais e cognitivos), isso não é um mistério. Na verdade, podemos falar de múltiplas repercussões:

  • Regula o humor e ansiedade.
  • Promove atenção, aprendizado e memória.
  • Reduz o estresse, favorecendo a calma neuronal, bem-estar e felicidade.
  • Amplia a sua motivação física, graças a qual os músculos reagem impulsionando-as a brincar.
  • Tudo isso promove um estado ótimo de imaginação e criatividade, ajudando-as a apreciar a fantasia de que as rodeia.

A sociedade tem alimentado a hiperpaternalidade, que é a obsessão dos pais para que seus filhos tenham habilidades específicas para assegurar uma boa profissão no futuro. Esquecemo-nos, como sociedade e como educadores, que o valor das crianças não é definido por uma nota na escola e que com os esforços para priorizar os resultados, estamos negligenciando as habilidades para a vida.

“O valor das nossas crianças é que desde pequenas precisam que as amemos de forma independente, elas não são definidas por suas realizações ou fracassos, mas porque serem elas mesmas, únicas por natureza. Quando crianças, não somos responsáveis por aquilo que recebemos na infância, mas, quando adultos, somos inteiramente responsáveis para corrigi-lo.”

Simplificar a infância, educar bem

uma criança saudável é espontânea3

Dizemos sempre que cada pessoa é única, mas temos isso pouco internalizado. Isso se reflete em um simples fato: estabelecer um conjunto de regras para educar todos os nossos filhos.

Na verdade, esse é um equívoco generalizado que não é de todo coerente com o que acreditamos ser claro (que cada pessoa é única). Portanto, não é de se estranhar que a confluência de nossas crenças e ações resultem em confusão na criança.



Por outro lado, como afirma Kim Payne, professor e conselheiro estadunidense, estamos criando nossas crianças com excesso de quatro pilares:

  • Muita informação.
  • Muitas coisas.
  • Muitas opções.
  • Muita velocidade.

Estamos as impedindo de explorar, refletir ou aliviar as tensões que acompanham a vida cotidiana. Estamos as enchendo de tecnologia, brinquedos e atividades escolares e extracurriculares, estamos distorcendo a infância e, o que é pior, estamos impedindo-as de brincar e se desenvolver.

Hoje em dia as crianças passam menos tempo ao ar livre do que as pessoas que estão na prisão. Por quê? Porque nós a mantamos “entretidas e ocupadas” em outras atividades que acreditamos mais necessárias, tentando fazer com que permaneçam imaculadas e sem manchas nas roupas. Isto é intolerável e, acima de tudo, extremamente preocupante. Consideremos algumas razões pelas quais devemos mudar isso …

  • Higiene excessiva aumenta a probabilidade de que as crianças desenvolvam alergias, como mostra um estudo do Hospital de Gotemburgo, Suécia.
  • Não permitir-lhes desfrutar do ar livre é uma tortura que limita seu desenvolvimento potencial criativo.
  • Mantê-las grudadas ao celular, tablet, computador ou televisão é altamente prejudicial para nível fisiológico, emocional, cognitivo e comportamental.

Poderíamos continuar, mas neste momento a maioria de nós já encontrou inúmeras razões pelas quais está destruindo a magia da infância. Como o educador Francesco Tonucci diz:

“A experiência das crianças deveria ser o alimento da escola: sua vida, suas surpresas e descobertas. Meu professor sempre nos fazia esvaziar os bolsos na sala de aula, porque estavam cheios de testemunhas do mundo exterior: bichos, cordas, cartas… Bem, hoje devem fazer o oposto, pedir às crianças para mostrarem o que carregam em seus bolsos. Desta forma, a escola se abriria para a vida, recebendo as crianças com os seus conhecimentos e trabalhando em torno deles “.

Esta certamente é uma maneira muito mais saudável de trabalhar com elas, educá-las e assegurar seu sucesso. Se esquecermos isso em algum momento, devemos ter bem presente o seguinte: “Se as crianças não precisam de um banho urgente, não brincaram o suficiente.” Esta é a premissa fundamental de uma boa educação.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: La mentes es maravillosa






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.