Criar expectativas é como mover a sua vida em torno de profecias que não podem se cumprir. A decepção é certa.
Quanto mais conseguimos nos sintonizar com a realidade, mais felizes ficamos. Sendo a melhor pessoa que você pode ser hoje, neste exato momento, sincero consigo.
Entenda por que criar expectativas é a pior atitude que temos com os outros – e com nós mesmos. O #mantradodia nos pede para viver o amor hoje e no presente!
E o que acontece em nossa mente e com nossa vida quando criamos expectativas? Veja aqui as respostas a estas importantes dúvidas e mude HOJE as suas atitudes.
Criar expectativas é como mover a sua vida em torno de profecias que não podem se cumprir. A decepção é certa. Afinal, por qual motivo alguém gastaria seu tempo e dinheiro em um corredor que não tem chance alguma de vencer?
Pois, é… viver de expectativas é apostar em um atleta que nunca teve estrutura para vencer o páreo. Então, por que fazemos isso?
A mente destreinada frequentemente se esforça por encontrar soluções externas para a vida. Em um processo interminável, a pessoa constantemente busca ajustar a realidade externa para adequá-la a seus desejos, por vezes, perdendo-se em fantasias.
A expectativa é fruto da ilusão que alguma situação no futuro vai deixá-lo feliz. Eu chamo isso do paradigma da fantasia no livro “O Caminho 3T”, onde eu explico:
“… A mente destreinada, portanto, passa muito tempo no futuro, no que chamo de “mundo de fantasia”, sonhando acordada com o que parece um futuro melhor. Listas de felicidades condicionais são sempre atualizadas, despertando um comportamento insaciável, sempre buscando novos motivos, para sair do presente.”
Basicamente, esses desejos envolvem mudar o futuro de três maneiras:
1. Obtendo coisas novas (casa, carro, etc);
2. Fazendo pessoas cooperarem com seus planos (como encontrando um esposo ou esposa, ou esperando que o patrão trate você melhor);
3. Tendo a esperança de que situações favoráveis surgirão (como obter um emprego, ficar em forma ou fechar um contrato).
Como dito anteriormente, é frequente que nada significativo aconteça, quando alguém atinge uma dessas metas. Desejos, uma vez que realizados, frequentemente satisfazem muito pouco, e logo outros desejos começam a exercer pressão e assumir o centro do palco da mente.
Viver assim é um dos principais componentes para se ter uma vida muito ruim. As razões para isso foram exploradas na seção Mindfulness.
Quando a mente está no futuro, desejando resultados futuros, ansiedades em relação a consequências futuras são inevitáveis.
Nessa situação, igualmente inevitável é a frustração com a vida como ela é hoje, a ira quando surgem obstáculos que aparentemente adiam a realização desses desejos, e o medo de que tudo termine muito mal. Sejamos honestos: todos nós já tentamos viver assim, e simplesmente não funciona. Nunca funcionou. Esse não é um caminho para se obter paz, satisfação e felicidade.
Então, a mudança de paradigma é necessária.
Em vez de focar no futuro, na crença ilusória de que alguma combinação de realidade externa (essas coisas, com aquelas pessoas naquela situação) será a chave para a sua felicidade, o foco está em simplesmente viver bem a vida, aqui e agora, centrado no seu dharma.
Um viva à realidade!
A vida está acontecendo a todo momento. É um fluxo, uma constante corrente de eventos. O desafio é estar completamente presente conforme acontece. Diferenciando a Vida, da Fantasia. A felicidade surge de cumprir o seu dharma bem, aqui e agora, indo de um dharma a outro, ao longo do seu dia, sendo a melhor pessoa que você pode ser hoje, neste exato momento, sincero consigo.
É simples assim. Não há necessidade (e, francamente, pouquíssima utilidade) em ficar sonhando acordado com um futuro. Pense nisso… quantas vezes você já se desapontou porque algo não saiu do jeito que você esperava?
Expectativa é torturar-se e garantia de que vai se machucar.
A realidade é mais bela do que qualquer sonho, se você simplesmente aprender a acessar isso por completo. Eventos futuros descortinar-se-ão sob a força todo-poderosa do tempo. A vida, em sua maior parte, acontece de maneira muito diferente do que qualquer coisa que você imaginou anteriormente. E isso não é algo ruim, nem algo bom. Apenas é.
Trata-se da realidade. Quanto mais conseguimos nos sintonizar com a realidade, mais felizes ficamos. Em vez de imaginar que certa combinação de coisas, pessoas e situações trará paz e felicidade para você no futuro, você deve buscar paz e felicidade na vida como ela é, na bênção maravilhosa de estar ativo em seu dharma, de estar vivo, agora mesmo.
A solução é vigiar sua mente. Sempre que cair nesta cilada, de empurrar sua felicidade para uma data futura, na ilusão de que algo externo vá definir seu bem-estar, você para, respira fundo e traz sua mente de volta para o aqui e agora.
Traga de volta para o milagre da vida, do ser, da chance de fazer seu melhor aqui e agora. O verdadeiro prazer está em amar, em ser carinhoso, prestativo e gentil, aqui e agora.
Cada ato de amor e carinho, cada momento que passou em gratidão, em serviço amoroso e devoção… é uma gota de pura bem-aventurança em sua vida.
Fique longe das expectativas e viva a realidade divina de cada momento. Busque o Sagrado nos pequenos e grandes momentos. Tudo isso está em com você, sempre esteve.
Então, vamos ser generosos com a gente: vamos viver de amor e no presente!
#viverDeAMORhojeEnoPRESENTE #OmantradoDIA #GiridhariDAS
Veja aqui meu vídeo sobre este tema:
Giridhari Das
____________
Direitos autorais da imagem de capa: loganban / 123RF Imagens