Bem-Estar e Saúde

Vinagre é o melhor truque para manter as roupas mais brancas e as toalhas mais macias!

O uso do vinagre vai muito além do consumo culinário e se revela uma alternativa mais barata e ecológica para você e sua família!



Você já deve ter usado muito o vinagre no preparo de comidas, para temperar carne, salada. Mas já pensou em usá-lo também para ajudar a manter suas roupas mais brancas e macias? Isso mesmo, esse item tão utilizado nas cozinhas do mundo é um ótimo agente de limpeza, atuando profundamente nos tecidos e auxiliando na remoção de manchas.

Existem vários tipos de vinagre nos mercados, desde os mais baratos aos mais gourmetizados, mas não é preciso gastar muito para se obterem os benefícios desse maravilhoso líquido na limpeza em geral. Primeiro, é importante saber do que exatamente é feito o vinagre, assim fica mais simples de se compreender o motivo de ser tão interessante para ajudar a lavar as roupas mais difíceis.

Sabe aquele vinho que ficou esquecido na despensa e acabou ficando extremamente ácido, praticamente intragável? Então, ele virou vinagre! Para fazer vinho, os fabricantes transformam o açúcar em álcool através da fermentação. Se ele não for consumido em curto tempo, ou se a rolha estiver violada, pode acontecer uma segunda fermentação, que acaba transformando o vinho em vinagre. Nesse processo, o álcool se transforma em ácido acético, o principal composto do nosso tempero de saladas.


Esse ácido acético é o que torna o vinagre tão ácido, com um pH de 2,4, sendo mais forte do que um suco de laranja e uma xícara de café. Existem dezenas de tipos de vinagres, feitos a partir dessa dupla fermentação, e que não levam apenas ácido acético em sua composição. O balsâmico, aquele escuro, que lembra a cor do molho de soja, é feito com uma mistura de uvas do Sul da Itália, o vinagre de vinho é produzido a partir das uvas do vinho tinto ou branco comum, o vinagre de maçã é feito a partir da cidra de maçã, e assim por diante.

O único vinagre feito de forma diferente desses exemplos é o branco, normalmente à base de ácido acético produzido em laboratório e misturado com água. Esse é o tipo mais ácido de todos, o que o torna o mais potente limpador, com uma capacidade de retirar manchas profundas dos tecidos e até auxiliar na limpeza de algumas superfícies da casa.

A acidez presente no vinagre ajuda a neutralizar acúmulos de sujeira, restos de cola de adesivos, dissolver a gordura junto com o sabão e a eliminar vários tipos de bactérias diferentes. Quer saber como esse potente líquido pode ajudar com que suas roupas fiquem mais limpas, cheirosas e macias? Confira a lista:

1. Elimina o mau cheiro e o mofo


Um estudo produzido na Universidade de Cambridge (Reino Unido) mostrou que o vinagre é eficaz no combate a bactérias que deixam um cheiro desagradável nas roupas. Normalmente associado ao excesso de suor, algumas atividades microbianas podem ser difíceis de eliminar completamente, fazendo com que o mau cheiro sempre volte a aparecer, mesmo que a peça tenha sido lavada dezenas de vezes.

O vinagre também é excelente para eliminar o mofo das roupas, principalmente das toalhas que, sempre úmidas, atraem a proliferação de alguns fungos. Basta colocar duas xícaras de vinagre no compartimento de sabão da sua máquina e executar o ciclo normal, mas com água quente. Se a sua máquina não tiver a opção de usar água quente, coloque as roupas com mofo de molho em água quente e com a mesma quantidade de vinagre, por 20 minutos, depois lave-as normalmente, substituindo o sabão pelo vinagre.

Se o problema é o odor, coloque vinagre no compartimento de amaciante e coloque a roupa no ciclo de enxágue. Caso ache que precisa de mais tempo com o vinagre, coloque de molho em água fria com uma xícara e meia ou duas xícaras de vinagre durante 20 minutos, depois lave normalmente.



2. Remove manchas e ilumina as peças

Algumas roupas são impossíveis de se manter brancas, como os panos de prato ou aquelas camisetas das crianças, mas o vinagre é excelente para ajudar a remover essas difíceis manchas das peças. Até quando o sabão se acumula na roupa, ficando entre as fibras e deixando-as amareladas, a melhor saída é diluir uma xícara de vinagre em um litro de água.

Esse líquido deve ser despejado diretamente sobre as manchas, ou você pode esfregar suavemente o local desejado com um pano limpo embebido no vinagre. Depois de agir por cerca de 10 minutos, é só lavar as peças normalmente.

Para deixar aquelas roupas mais brancas, dando a impressão de que acabaram de sair da loja, basta fazer uma simples mistura de meia xícara de vinagre, meia xícara de suco de limão e uma colher de sopa de bórax. Lembre-se que o bórax, muito usado pelas crianças na onda do slime, é um produto que pode causar irritações e alergias na pele, sendo recomendado que seu uso seja feito apenas por adultos. Mas, ao mesmo tempo, é um mineral natural, por isso não causa danos à natureza.



3. Amacia as roupas e as toalhas

A acidez do vinagre também pode ser usada para suavizar algumas peças de roupas, como as toalhas. Os amaciantes produzidos industrialmente possuem sucessivos ingredientes que podem danificar os tecidos, fazendo com que eles se rasguem ou com que as fibras cedam mais rapidamente que o normal, além de impactar diretamente no meio ambiente.

Basta colocar vinagre no lugar do amaciante no dispenser da máquina, que o resultado será visto rapidamente. Embora o vinagre não deixe cheiro nas roupas, algumas pessoas preferem que, depois de lavadas, elas tenham cheiros específicos, se esse for seu caso, basta colocar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência junto com o vinagre, que as roupas terão o aroma que deseja.



4. Impede que as roupas coloridas desbotem e que as escuras percam a tintura

Durante a lavagem, algumas roupas acabam perdendo a cor, chegando até a manchar outras peças, mesmo que você tenha as separado corretamente, nesse caso, o melhor truque é colocar meia xícara de vinagre junto com as roupas logo no primeiro ciclo.

Além disso, o vinagre é ótimo para ajudar a manter a cor das peças durante um longo período de tempo, já que é um produto natural. A lavagem pode ser feita da mesma forma: meia xícara junto com as roupas logo no início do ciclo, isso vai fazer com que o sol ou as lavagens demorem mais para deixar suas peças sem cor.


Além de ajudar a combater alguns tipos de bactérias, o vinagre auxilia na limpeza de roupas e superfícies, sendo muito indicado para lavar roupas. Por ser produzido naturalmente, ele não impacta diretamente no meio ambiente e é muito mais barato do que a maioria dos produtos vendidos nos supermercados.

É importante lembrar que existem estudos que comprovam a eficácia do vinagre para reduzir o mofo e algumas bactérias do corpo humano, como as associadas ao mau cheiro dos pés e das axilas, mas ele não é aprovado por órgãos de saúde como um desinfetante que auxilia na prevenção de doenças.

Alguns patógenos mais prejudiciais, como a salmonela, ou o coronavírus, não são eliminados apenas com o uso do vinagre, sendo indicado o uso de outros produtos como a água sanitária, os desinfetantes comuns e o álcool 70%.

O que achou dessas dicas?


Compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais para que todos fiquem sabendo dessas informações!

 

Direitos autorais da imagem de capa: Depositphotos.


“Hoje é minha última quimio”: luta contra o câncer de criança chega ao fim e família comemora!

Artigo Anterior

Em decisão histórica, justiça concede direito à eutanásia a mulher peruana com doença degenerativa

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.