Você pode pertencer ao tipo de personalidade mais rara do mundo, se tiver essas 12 características!

5min. de leitura

Você já se sentiu muito diferente das pessoas ao seu redor? Esse muitas vezes é um sentimento normal, parte de nossa experiência humana social. No entanto, também pode indicar algo muito especial: que você é uma pessoa rara e que faz parte de um grupo seleto de pessoas com a personalidade mais rara do mundo, INFJ (Introvertido Intuitivo de Sentimento e Julgamento).



O INFJ é o tipo de personalidade mais conhecido da tipologia Jung. As pessoas que possuem esse tipo de personalidade são tidas como complexas, possuindo diferentes características que se misturam, dando origem a uma composição original e peculiar.

Estima-se que apenas de 1,5 a 2% da população mundial possua esse tipo de personalidade, que já foi identificada em grandes personalidades como Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Teresa.

Abaixo trazemos as 12 principais características das pessoas INFJ. Se você as reconhecer em si mesmo, há grandes chances de pertencer ao tipo de personalidade mais rara do mundo, Confira!


1. Buscam sempre a verdade

Essas pessoas se dedicam a buscar a verdade sobre a existência humana, por isso constantemente se envolvem em assuntos cósmicos e tentam encontrar um significado mais profundo em tudo o que está ao nosso redor.


2. Acreditam no poder dos sentimentos

Também são fortemente ligadas aos seus sentimentos e intuição, e confiam neles para orientarem suas vidas. Quando sentem que algo não está bem, procuram uma maneira de resolver as coisas, sem abandonarem sua autenticidade.


3. São focadas no que realmente importa

Pessoas com personalidade INFJ focam no que realmente importa, e deixam os pequenos problemas e desconfortos de lado. Sua visão é ampla e focada em objetivos, e é por isso que enfrentam os desafios da vida com otimismo. Quando algo de inesperado acontece, ao invés de se desesperarem, elas tentam uma outra alternativa.



4. Preferem pequenos grupos

Essas pessoas não se dão bem com um grande número de pessoas e são exigentes com quem permitem em suas vidas. Portanto, quase sempre serão encontradas com pouca companhia. Elas não têm medo de cortar de suas vidas aqueles que não as fazem bem.


5. São dedicadas

Os INFJ entendem que todas as conquistas da vida vêm através do trabalho, da dedicação. Por isso, nunca fogem de suas responsabilidades. Elas dão o melhor de si em tudo aquilo que fazem.


6. Possuem uma habilidade especial de ler as pessoas ao seu redor

Elas possuem uma grande habilidade de ler as pessoas ao seu redor através da observação, o que as ajuda a perceber de quem realmente vale a pena se aproximar, ou não.


7. Empatia é seu sobrenome

Aqueles que possuem a personalidade INFJ tendem a ser extremamente empáticos e generosos com as pessoas em suas vidas. Estão sempre dispostos a oferecer um abraço ou uma palavra de conforto àqueles que precisam. São as pessoas ideais para recorrer em momentos de incertezas e tristezas.


8. São exigentes, no bom sentido

Elas priorizam qualidade sobre quantidade e possuem o pensamento de que devemos dar o nosso melhor naquilo que fazemos, senão é melhor não fazermos nada.


9. Gostam de escrever

Os INFJs são apaixonados por escrever, e muitas vezes preferem se comunicar através da escrita. Falam sobre assuntos diversos e encontram paz e tranquilidade em seus momentos de contato com as palavras.


10. São feitas de extremos

Essas pessoas transitam entre os extremos diariamente. Nunca sabemos qual o seu humor atual, o que torna um pouco difícil saber quando devemos nos aproximar ou afastar.


11. São ótimas em fazer associações

Elas são ótimas em ligar os pontos e descobrir conexões onde aparentemente não existe nada demais.


12. São amigas da solidão

Sabem a importância que os momentos de solidão possuem em nossas vidas, e por isso reservam um tempo, sempre que possível, para estarem sozinhas consigo mesmas, dedicando-se às coisas que realmente as fazem felizes.

Você se identificou com algumas dessas características? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o texto!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: tverdohlib / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 30/08/2018 às 5:27






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.