2 exercícios que acabam com o aperto no peito: elimine a angústia e viva mais feliz!

Talvez você tenha angústia e nem saiba!

Conheça os sintomas e aprenda a prevenir e eliminar, pois angústia é uma doença que não é bom a gente ter.



Muitas vezes a angústia é confundida com ansiedade, mas a diferença é grande! A ansiedade é uma apreensão em relação ao futuro, que cresce e vai tomando proporções grandes, trazendo uma série de complicações para nosso organismo.

Já, a angústia é um sofrimento relacionado ao presente. Algo que está acontecendo e, que não sabemos lidar, vai causando essa reação no organismo, que, ao aumentar, dá uma sensação de sufoco que pode até parecer um ataque de asma, um ataque de pânico, ou dar a impressão de se ter um infarto mesmo.

Quer ver outra diferença? A pessoa quando está com ansiedade alta fica agitada, por vezes, rói as unhas, anda de um lado para ou outro, não sabe o que fazer. Já, na angústia, normalmente o primeiro movimento é apertar o peito, pois, realmente, esse movimento alivia na hora, a sensação ruim de vazio que ela causa.


Na maioria das vezes, desencadeamos a angústia frente a uma decisão que temos que tomar e acreditamos que não temos condições para isso no momento. Ao nos depararmos com a decisão, a incerteza é grande e aí o estado de angústia começa. A tomada de decisão pode gerar angústia antes, durante e/ou depois.

Se você, frequentemente, tem medo de tomar decisões, já deve ter experimentado este estado de angústia. Ou, se você toma a decisão e fica pensando depois, se foi acertada ou não. Essa incerteza também gera angústia.

Muitos dos quadros cardiológicos atendidos nas emergências, na realidade são momentos difíceis que a pessoa passa e está realmente angustiada. Como não é comum as pessoas pararem para saber o que é angústia, muitos quadros de dor no estômago, problemas respiratórios, entre outros, são apenas as manifestações dessa doença.


Os sintomas mais comuns da angústia são:

  • Sensação de aperto no peito e na garganta;
  • Sensação de vazio no peito;
  • Batimentos do coração rápidos e descontrolados;
  • Sensação de sufocamento, com dificuldade em respirar, ou falta de ar;
  • Inquietação e desassossego constante;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade de análise e solução de problemas;
  • Dores musculares;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite ou fome exagerada;
  • Dor de cabeça constante;
  • Pensamentos negativos;
  • Sensação que algo ruim pode acontecer a qualquer momento;
  • Tristeza;
  • Sentimento de incerteza e ingratidão;

Aqui você pode acompanhar rapidinho dois exercícios que baixam, de imediato, o nível de angústia. Pode acreditar, utilizo há muito tempo no consultório, nos meus cursos… e os resultados são sempre muito positivos.

Mas, vou te dizer que o MELHOR MESMO é prevenir. É mudar crenças, comportamentos e hábitos, de forma a não mais ficar angustiado.

Podemos sim afastar a angústia de forma definitiva da nossa vida!!!!!

Como?

– Uma mudança essencial é parar de reclamar, pois aí deixamos que nosso quarteto fantástico DOSE (dopamina, ocitocina, serotonina, endorfina) faça seu trabalho direitinho! Química cerebral boa não funciona em cérebro negativo.

– A prática da positividade e das emoções positivas é fundamental. A positividade transforma cada célula do nosso organismo. Vale a pena conferir. Seja mais gentil, ame mais, sorria e ria sempre, exercite a empatia.

– Meditação ajuda de montão!

– Prestar atenção na respiração e fazer exercícios simples de respiração ajudam, pois a respiração correta “massageia” o coração.

– Sempre que vier um pensamento ruim, substitua por alguma lembrança boa. A gente “imprime” nas células o que pensa!

– Quando der vontade de “empurrar com a barriga” as coisas que tem que fazer, tente forçar-se a fazer. Coloque metas diárias e procure segui-las. A disciplina, determinação e persistência são características de cérebros positivos. A procrastinação facilita a vinda da angústia.

Se colocar em prática algumas destas, já ajuda muito. Faça o que dá, mas faça!

Abraço carinhoso!

Isabel

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Direitos autorais da imagem de capa: bialasiewicz / 123RF Imagens

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