5min. de leitura

20 sinais de que não é amor, mas dependência emocional:

Você já pode ter se envolvido em um relacionamento emocionalmente dependente.

Esse tipo de relacionamento é caracterizado por uma persistente necessidade de validação e aprovação, e, muitas vezes, surge como consequência de infância conturbada ou experiências anteriores traumáticas.



Muitas vezes confundimos nossa necessidade de carinho e atenção com amor, e nos envolvemos em relacionamentos para receber os benefícios que achamos que podem nos trazer, ao invés de construir uma relação benéfica e positiva para ambos os parceiros.

Abaixo estão vinte sinais de que seu relacionamento pode estar baseado em dependência emocional ao invés de amor verdadeiro e crescimento mútuo:

1. O fato de seu parceiro desejar passar tempo com outras pessoas além de você é um motivo para deixá-lo com ciúmes e criar desavenças entre vocês.

2. Vocês se afastaram de pessoas que eram importantes em suas vidas antes do relacionamento e focam apenas um no outro.


3. Você se sente inseguro de perder seu parceiro para outra pessoa. Por isso, tenta controlar todos os passos de sua vida.

4. Você mudou muitas de suas preferências pessoais para se encaixar melhor com o seu parceiro, mesmo que isso não o faça realmente feliz.

5. Você só se sente realmente feliz e completo quando está junto ao seu parceiro. Não enxerga mais o seu valor enquanto uma pessoa única.


6. Você exige uma declaração de amor e companheirismo a todo momento.

7. Você coloca seu parceiro como prioridade total em sua vida, e cancela compromissos com sua família e amigos todas as vezes que ele aparece.

8. Os elogios vindos de seu parceiro são os únicos que importam e o fazem sentir-se especial.

9. Se o seu parceiro não segue exatamente todas as regras que você estabelece, você se enfurece e sente-se desprezado e não amado.

10. A validação do seu parceiro sobre sua vida é mais importante do que a sua própria.

11. Você não consegue imaginar como seria viver em um mundo que não existisse o seu parceiro.

12. Se o seu parceiro não atender a todas as suas expectativas, você se sente desprezado e inseguro.

13. Você foca o relacionamento em seu próprio bem-estar, e por esse motivo força seu parceiro a fazer coisas que não o deixam confortável apenas para ver se ele realmente vai se sacrificar por você.

14. Você também pode se sujeitar a situações que não o deixam confortável para manter o seu relacionamento “saudável”.

15. Se ele deixa de responder suas mensagens com a frequência que está acostumado, você já começa a manifestar ansiedade e pensamentos tóxicos, de que ele está com outra pessoa ou que não se preocupa com você.

16. Sua autoestima depende totalmente da atenção e aprovação de seu parceiro.

17. Sua verdadeira personalidade não é tão importante para você quanto a personalidade que precisa manter para sustentar o relacionamento.

18. Você sente que tem o direito de forçar seu parceiro a se tornar uma pessoa totalmente diferente, se for para fazê-lo a pessoa perfeita para você.

19. O verdadeiro interior de seu parceiro não importa para você, desde que ele aparente ser uma pessoa boa na frente das pessoas com as quais convivem.

20. Não existe uma comunicação saudável e voltada ao crescimento mútuo entre vocês.

Se o seu relacionamento incorpora a maioria desses 20 sinais, não é uma parceria positiva. O verdadeiro amor não é baseado na dependência emocional, mas sim na construção conjunta de uma realidade mais consciente e feliz para duas pessoas.

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: jmpaget / 123RF Banco de Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.