Comportamento

5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens!

Foto: Reprodução
capa site 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Algumas obras cinematográficas guardam segredos que muitos não sabiam, como aqueles que escondem os verdadeiros protagonistas entre as cenas.

O universo cinematográfico abre um grande leque de possibilidades, falando de maneira artística, na construção das narrativas. Não existe um jeito certo ou errado de contar uma história, e muitas vezes o que mais conta é ter apenas o que falar ou mostrar.

Em obras baseadas em fatos reais, nem sempre tudo o que aparece é literalmente verdade, isso porque os diretores e roteiristas possuem licença poética para modificar algumas passagens. O que você provavelmente não sabia é que, em algumas dessas obras, os verdadeiros protagonistas de suas histórias apareceram nos filmes que contam suas histórias. Confira abaixo alguns deles:

1. Chris Gardner, em “À procura da felicidade”

2 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Reprodução Instagram/ @ceoofhappyness e Direitos autorais: reprodução/ Columbia Pictures

O filme conta a história de Chris Gardner, um homem com problemas financeiros graves que acabam atingindo toda a família. Lançado em 2007, o longa-metragem é baseado na vida do empreendedor que faliu duas vezes, foi abandonado pela esposa e se viu pai solo, precisando resolver os problemas financeiros da família.

Sem dinheiro, vendendo equipamentos hospitalares e com uma proposta de estágio, Chris começou a morar nas ruas com o filho, interpretado no filme por Jaden Smith. Quem assume o papel do pai, por sua vez, é Will Smith, que foi indicado ao “Oscar de Melhor Ator” naquele ano. Na cena final do longa-metragem, vemos o personagem fictício encarando um homem que caminha em outra direção, trata-se do verdadeiro Chris Gardner.

2. Jordan Belfort, em “O lobo de Wall Street”

3 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Reprodução Instagram/ @wolfofwallst e reprodução/ Paramount Pictures Studios

Dirigido por Martin Scorsese, “O lobo de Wall Street” conta a história de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, que trabalhava numa corretora em Wall Street. Ele seguia todos os ensinamentos de Mark Hanna (Matthew McConaughey), até que finalmente conseguiu ser contratado como corretor da firma. Porém ninguém imaginou que as nações enfrentariam a “Black Monday”, quando várias bolsas começaram a despencar repentinamente.

Jordan acaba em uma empresa sem nenhum glamour, quando cria a ideia de vender papéis mais baratos, mas que garantem retorno maior para os corretores. O negócio ilegal acaba conquistando o público, e ele e alguns amigos abrem a Stratton Oakmont, uma empresa que torna os empregados ricos de maneira estratosférica. Na cena final, o apresentador que chama o personagem, na realidade, é o próprio protagonista da história real.

3. Cleve Jones, em “Milk – a voz da igualdade”

4 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Reprodução/ Focus Features

O filme dirigido por Gus Van Sant assegurou as estatuetas de “Melhor Ator” para Sean Penn, que interpretou Harvey Milk, e “Melhor Roteiro Original”, em 2009. O longa é baseado na vida do político e ativista que se tornou o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em uma das cenas, Cleve Jones, interpretado por Emile Hirsch, aparece no discurso de Milk sobre orgulho gay. O público se surpreendeu quando descobriu que ele estava naquela cena, e o elenco fez questão de deixá-lo bem visível na ocasião.

4. Frank Abagnale Jr., em “Prenda-me, se for capaz”

5 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Reprodução/ Dreamworks Pictures

O filme de 2002, que tem no elenco grandes nomes, como Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Martin Sheen e Nathalie Baye, conta a história de Frank Abagnale Jr. e foi dirigido por Steven Spielberg. Inspirado na obra autobiográfica, o longa-metragem narra a história de um jovem que aprende muito cedo a enganar as pessoas.

Aplicando golpes milionários e trabalhando como médico, advogado e até piloto de avião, Frank passa a ser investigado pelo FBI. Durante a prisão do personagem, quem aparece como um policial é o próprio Frank, e o público achou a ideia interessante, mostrando que ele pode ter sido responsável, metaforicamente, por ser preso.

5. Margaret Keane, em “Grandes olhos”

6 5 filmes baseados em fatos reais em que o verdadeiro protagonista aparece nas filmagens

Reprodução/ Silverwood Films

Dirigido por Tim Burton e lançado em 2014, “Grandes olhos” conta a história da artista americana Margaret Keane, interpretada por Amy Adams, que teve o trabalho roubado pelo marido Walter Keane, interpretado por Christoph Waltz. Durante uma década, o marido mentia ao público que as obras feitas por sua esposa eram dele, de crianças e mulheres com grandes olhos.

Em uma das cenas, a protagonista verdadeira aparece na parte de trás, em segundo plano, enquanto Amy pinta um quadro. Outra curiosidade é que Lana Del Rey interpretou o tema musical do filme e foi indicada ao “Globo de Ouro” pelo trabalho.

0 %