publicidade

5 maneiras de parar a busca pela felicidade irreal

Você já reparou como é cansativo a busca pela felicidade tão falada hoje em dia? A busca interminável pela iluminação, a busca pela elevação espiritual.

Em primeiro lugar, quem não sabe ver a felicidade no presente, jamais poderá alcança-la no futuro, pois, na verdade, somente no agora ela pode ser sentida e principalmente vivida.



Costumo pensar, às vezes, o quanto é rápido nosso tempo aqui, o quanto esta jornada pode acabar quando menos esperamos, e não consigo entender a busca mundial pela felicidade no amanhã, que talvez possa nem existir.

Quando penso em quem já passou pela minha vida e hoje não está mais aqui, apenas consigo me questionar, porque ouvi tantas pessoas falarem na felicidade, sem saber mesmo, se viveram esse sentimento.

Encontrar-se no agora

Permitir-se sentir felicidade no presente é a maior alegria que se viver, eu acredito. Eu quero olhar para o céu e me sentir feliz, naquele segundo, quero abraçar alguém e me sentir muito feliz naquele minuto. Não quero de jeito algum esperar essa tal felicidade no amanhã. Quero vivê-la hoje. Sentir-se presente no agora é um desafio, as preocupações e ansiedade não nos permitem, muitas vezes, perceber o quanto somos abençoados apenas por existir, respirar. Ficar feliz por respirar é a melhor sensação de felicidade real que podemos sentir agora.



Deixar de lado as interpretações irreais da internet

Quando abrimos as redes sociais, é uma felicidade absurda, como se existisse um nível que cada pessoa está feliz ao extremo, que ela é 100% feliz. A felicidade virtual pode sabotar sua interpretação de felicidade, porque passamos acreditar que somos infelizes, apenas pela quantidade de publicações de pessoas muito felizes a cada minuto. Mas vejo a internet como 8 e 80, sabe? Em um minuto é felicidade demais, em outro é tristeza, raiva, mágoa e discussões. Pessoas infelizes, que nunca descobrirão o real sentido da felicidade, porque baseiam-se apenas no ter. Abaixo você entenderá.


A felicidade: sinônimo do ter

De acordo com nossa cultura, a sociedade baseia a felicidade no ter. Quero ter mais dinheiro, assim serei feliz; quero ser mais bonita, assim serei mais feliz; serei feliz quando tiver um carro novo. Você pode, com certeza, ter tudo o que você quiser em sua vida. O erro está em achar que você será completamente feliz quando tiver acesso a isso. É preciso entender que essa busca pela felicidade no futuro nunca terá fim. Pois é normal, quando adquirimos algo, ficarmos felizes por um determinado tempo, e depois já queremos mais, e mais, ou seja, esse nível de felicidade nunca estará completo.


Deixar de lado padrões e comparações

O principal problema na busca pela felicidade que é tanto falada hoje é que não existe uma equação padrão para ele. Cada ser humano vai desejar algo diferente, e assim o sentimento de felicidade nunca será igual. Eu posso ficar feliz quando chego em casa, e outra pessoa ficar feliz quando sai de casa. Há uma distância enorme entre o que é felicidade para mim e o que é para você. Hoje sou feliz quando leio um livro bom, antes era feliz dançando, também comprando sapatos. Essa é uma felicidade momentânea, e todos no mundo a vivem. O que é preciso entender que a felicidade duradoura existe, mas sempre no agora.



Permitir-se sentir feliz

Apenas você, e mais ninguém pode encontrar essa felicidade. Outro erro comum é depositar toda essa responsabilidade no outro. Pessoas buscam um relacionamento, acreditando que lá está a felicidade, pessoas depositam as vezes a culpa por não ser feliz no próximo. Não consigo imaginar maior problema nessa jornada do que esse. Quem não é feliz consigo mesmo não encontrar a felicidade muito menos no outro.

Permita-se ser feliz na solidão, quando alcançar esse estágio de felicidade, encontrará talvez a iluminação que tanto espera. Ser feliz consigo mesmo é o melhor caminho nessa busca.

Hoje sou feliz comigo, com o que me tornei, com o que eu posso me tornar, sem depositar a intenção que serei feliz no amanhã, nada disso, eu sou feliz hoje, agora, escrevendo esse texto.

E você, é feliz no agora ou espera sempre o amanhã?


Direitos autorais da imagem de capa: Ash Edmonds / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.