5 maneiras de parar a busca pela felicidade irreal

5min. de leitura

Você já reparou como é cansativo a busca pela felicidade tão falada hoje em dia? A busca interminável pela iluminação, a busca pela elevação espiritual.

Em primeiro lugar, quem não sabe ver a felicidade no presente, jamais poderá alcança-la no futuro, pois, na verdade, somente no agora ela pode ser sentida e principalmente vivida.



Costumo pensar, às vezes, o quanto é rápido nosso tempo aqui, o quanto esta jornada pode acabar quando menos esperamos, e não consigo entender a busca mundial pela felicidade no amanhã, que talvez possa nem existir.

Quando penso em quem já passou pela minha vida e hoje não está mais aqui, apenas consigo me questionar, porque ouvi tantas pessoas falarem na felicidade, sem saber mesmo, se viveram esse sentimento.

Encontrar-se no agora

Permitir-se sentir felicidade no presente é a maior alegria que se viver, eu acredito. Eu quero olhar para o céu e me sentir feliz, naquele segundo, quero abraçar alguém e me sentir muito feliz naquele minuto. Não quero de jeito algum esperar essa tal felicidade no amanhã. Quero vivê-la hoje. Sentir-se presente no agora é um desafio, as preocupações e ansiedade não nos permitem, muitas vezes, perceber o quanto somos abençoados apenas por existir, respirar. Ficar feliz por respirar é a melhor sensação de felicidade real que podemos sentir agora.



Deixar de lado as interpretações irreais da internet

Quando abrimos as redes sociais, é uma felicidade absurda, como se existisse um nível que cada pessoa está feliz ao extremo, que ela é 100% feliz. A felicidade virtual pode sabotar sua interpretação de felicidade, porque passamos acreditar que somos infelizes, apenas pela quantidade de publicações de pessoas muito felizes a cada minuto. Mas vejo a internet como 8 e 80, sabe? Em um minuto é felicidade demais, em outro é tristeza, raiva, mágoa e discussões. Pessoas infelizes, que nunca descobrirão o real sentido da felicidade, porque baseiam-se apenas no ter. Abaixo você entenderá.


A felicidade: sinônimo do ter

De acordo com nossa cultura, a sociedade baseia a felicidade no ter. Quero ter mais dinheiro, assim serei feliz; quero ser mais bonita, assim serei mais feliz; serei feliz quando tiver um carro novo. Você pode, com certeza, ter tudo o que você quiser em sua vida. O erro está em achar que você será completamente feliz quando tiver acesso a isso. É preciso entender que essa busca pela felicidade no futuro nunca terá fim. Pois é normal, quando adquirimos algo, ficarmos felizes por um determinado tempo, e depois já queremos mais, e mais, ou seja, esse nível de felicidade nunca estará completo.


Deixar de lado padrões e comparações

O principal problema na busca pela felicidade que é tanto falada hoje é que não existe uma equação padrão para ele. Cada ser humano vai desejar algo diferente, e assim o sentimento de felicidade nunca será igual. Eu posso ficar feliz quando chego em casa, e outra pessoa ficar feliz quando sai de casa. Há uma distância enorme entre o que é felicidade para mim e o que é para você. Hoje sou feliz quando leio um livro bom, antes era feliz dançando, também comprando sapatos. Essa é uma felicidade momentânea, e todos no mundo a vivem. O que é preciso entender que a felicidade duradoura existe, mas sempre no agora.



Permitir-se sentir feliz

Apenas você, e mais ninguém pode encontrar essa felicidade. Outro erro comum é depositar toda essa responsabilidade no outro. Pessoas buscam um relacionamento, acreditando que lá está a felicidade, pessoas depositam as vezes a culpa por não ser feliz no próximo. Não consigo imaginar maior problema nessa jornada do que esse. Quem não é feliz consigo mesmo não encontrar a felicidade muito menos no outro.

Permita-se ser feliz na solidão, quando alcançar esse estágio de felicidade, encontrará talvez a iluminação que tanto espera. Ser feliz consigo mesmo é o melhor caminho nessa busca.

Hoje sou feliz comigo, com o que me tornei, com o que eu posso me tornar, sem depositar a intenção que serei feliz no amanhã, nada disso, eu sou feliz hoje, agora, escrevendo esse texto.

E você, é feliz no agora ou espera sempre o amanhã?


Direitos autorais da imagem de capa: Ash Edmonds / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.