4min. de leitura

7 lições sobre mudança de vida que podemos aprender com Confúcio

Confúcio foi um influente filósofo chinês, professor e figura política da China.

No segundo século a.C, durante a primeira Dinastia Han da China, suas ideias tornaram-se a base da ideologia do Estado. Atualmente, ele é considerado um dos melhores influentes da história da China.


Abaixo estão 7 lições incríveis sobre a vida que podemos aprender com Confúcio:

1. “Nunca imponha aos outros o que você não escolheria para si mesmo.”

Conhecemos essa lição mais popularmente como: “Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você”. Apesar de ser um regra simples, quando aplicada com qualidade, pode nos ajudar a criar relacionamentos mais sábios e felizes.


2. “Eu ouço e esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e entendo.”

Essa lição se assemelha ao seguinte ditado: “Dê a um homem um peixe e ele comerá por um dia. Ensine um homem a pescar e ele comerá por toda a vida. ”


Quando ensinamos outras pessoas a fazerem algo, elas são muito mais beneficiadas do que quando apenas entregamos as coisas prontas em suas mãos.


3. “Tudo tem beleza, mas nem todo mundo vê.”

Todo mundo tem sua própria concepção de beleza, mas é importante lembrar que beleza não é a mesma coisa do que aparência. Para encontrarmos o que realmente torna uma pessoa bonita, devemos estar dispostos a ir muito além da aparência física.

Se nos concentramos apenas na superficialidade, perdemos as melhores oportunidades da vida



4. “Onde quer que você vá, vá com todo o seu coração.”

Precisamos nos doar completamente, de corpo e alma, em tudo aquilo que fizermos. Se nos dedicarmos “pela metade”, colheremos resultados medianos, e uma vida de sucesso não é composta por coisas medianas.

Sempre faça o seu melhor, assim, mesmo que falhe, você terá certeza de que fez  a sua parte.


5. “Nossa maior glória não é nunca cair, mas nos levantar todas as vezes que caímos.”

Nossas quedas na vida nos tornam mais sábios e preparados para conquistar tudo o que desejamos. Quando aprendemos com nossos fracassos, absorvemos lições de vida essenciais para nossa evolução.


6. “Conhecimento real é saber a extensão da ignorância.”

Apenas quando sabemos o quão grande pode ser nossa ignorância, podemos nos considerar portadores de um verdadeiro conhecimento.

As pessoas realmente inteligentes sabem que nunca saberão de tudo, mas, mesmo assim, fazem sua parte para aumentarem seus conhecimentos a cada dia.


7. “Se você olhar em seu próprio coração e não encontrar nada de errado, o que há para se preocupar? O que há para temer?”

As pessoas que agem com amor, boa intenção e sabedoria não têm nada a temer na vida, pois suas boas ações serão retribuídas com ainda mais bondade. No entanto, aquelas que não têm o compromisso de fazer o bem, sofrerão as consequências.

Confúcio foi um homem realmente muito sábio e à frente de seu tempo. O que você tem a dizer sobre as suas lições de mudança de vida? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: toncherd / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.