4min. de leitura

A história deste beija-flor nos ensina que mesmo as menores ações podem mudar o mundo

Todos nós gostaríamos de mudar alguma coisa no mundo, mas na maioria das vezes pensamos que apenas uma pessoa não é o suficiente para causar uma verdadeira mudança, e acabamos desistindo de tentar.


Entretanto, a verdade é que todos temos dentro de nós o que é preciso para causar uma grande transformação na sociedade.

Toda mudança começa dentro de nós mesmos e pode atingir o mundo inteiro, desde que façamos a nossa parte.

A história abaixo mostra a importância de agirmos em direção àquilo que desejamos conquistar. Leia e reflita.

Uma grande floresta de bambu começou a incendiar, e ninguém sabia o que originou o evento. Com o tempo, as chamas estavam ficando mais intensas e maiores, destruindo tudo o que viam pela frente.


No meio do incêndio, havia um beija-flor que decidiu ajudar a apagar o fogo. Ele foi em direção a um rio próximo, molhou suas asas na água, voltou ao incêndio e sacudiu as asas, tentando ajudar a apagar o fogo. Ele repetiu esse processo muitas vezes, mas sua atitude parecia ser em vão, pois o fogo mantinha a mesma intensidade.

Os outros animais, que estavam observando a lida do beija-flor, disseram-lhe:

– Ei, por que você está fazendo isso? Você realmente acha que essas gotículas de água podem apagar um incêndio grande como esse? Você nunca conseguirá!


O beija-flor, com calma e firmeza, respondeu:

– Essa floresta me deu tudo o que sempre precisei e me tornou quem sou, eu a amo. Ela é o meu lar, o meu lugar, e mesmo que não consiga salvá-la, farei tudo o que for possível para ajudá-la, mesmo que seja apenas sacudir gotículas de água para apagar o incêndio.

Os animais ficaram comovidos pelo que disse o beija-flor, e perceberam que também tinham uma história com a floresta e deveriam fazer algo para ajudar a apagar o incêndio. Assim, pouco a pouco muitos começaram a fazer a sua parte.

Com o esforço coletivo, o fogo foi se extinguindo aos poucos, até que finalmente se apagou. O pequeno ato do beija-flor foi o que salvou a floresta.

Muitas vezes na vida estamos no lugar dos animais da floresta, apenas observando as coisas ao nosso redor, sem entender o poder que temos. Também caçoamos dos “beija-flores”, que fazem o seu melhor para melhorar a realidade.

No entanto, quando refletimos e compreendemos que precisamos lutar por aquilo que amamos, nossas atitudes, por menores que sejam, não são em vão, e é isso que causa mudança, a atitude motivada por amor e gratidão.

Seja mais “beija-flor” em sua vida. Siga firme em sua luta, suas ações e seus exemplos têm valor e podem ajudar a mudar o mundo.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: donyanedomam / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.