Quando uma pessoa está triste, tendemos a fazer perguntas sobre o que está errado, o que a fez se sentir desta forma, como está, como podemos incentivar, etc. No entanto, por vezes, os olhos tristes precisam de menos perguntas e mais abraços.
Porque quando nos sentimos mal e estamos envolvidos em uma tempestade de tristeza, nossa mente e corpo precisam do apoio emocional de nossos amigos e pessoas que nos são caras.
A tristeza é uma emoção útil e básica que tem como peculiaridade sua capacidade de promover a empatia dos outros para com a pessoa triste e, assim, promover o apoio emocional para quem precisa de um ombro para se aconchegar.
A normalização e validação da tristeza
Muitas vezes, não precisamos de palavras que nos animem, mas de corações pacientes que nos ouçam e nos abracem quando passamos por momentos emocionalmente difíceis.
Portanto, a melhor maneira de ajudar uma pessoa que está triste é simplesmente oferecer sem palavras nossa presença, olhando para ela com amor e sinceridade.
Porque há momentos em que as palavras são inúteis e a única coisa que precisamos é sermos deixados sozinho, respirar e colocar ordem em nossos pensamentos, porque afinal, a tristeza facilita a introspecção.
“Nossa sociedade cada vez tem menos tolerância para qualquer tipo de sofrimento e desconforto. A necessidade de nos sentirmos felizes faz com que muitas vezes não suportemos viver com a tristeza.” – Narcís Cardones
Tristeza, linguagem universal
Tristeza é a emoção da pena, perda e danos. Uma experiência que, embora seja negativa, é saudável para nós, inspira uma maior autoconsciência de tudo o que nos rodeia.
Esta experiência emocional cresce e permanece quando percebemos que estamos sozinhos, porque aumenta o desânimo e gera uma montanha cada vez maior que nos custa assumir e pode materializar-se em um estado emocional insano.
“Abraçar olhos tristes simboliza o acolhimento e apoio ao mundo em que vivemos, a luta conjunta e apoio emocional.”
Abraçar os demônios que querem nos dizer alguma coisa
Bloquear nossas emoções é um erro grave. Isto é o que eles nos ensinam alguns filmes. Especificamente, a tristeza nos ajuda através desmotivação gerada para refletir, analisar e evocar comportamentos de cuidado em outros.
Então, se negarmos a nossa tristeza e não a mostrarmos perdemos tudo isso, não tendo a chance de receber um longo abraço amoroso para nos ajudar a lembrar que não estamos sozinhos.
A sociedade das receitas de felicidade exige que sejamos felizes o tempo todo e não permite o sofrimento, ele é visto como anormal e negativo. Entende-se que a tristeza nos transporta para um local indesejado e, no final, caímos na armadilha do desejo excessivo.
Por isso, um abraço sem questionamentos ou perguntas nos ajuda a normalizar que podemos estar tristes e, de fato, devemos aceitar. Nosso ambiente não julgar e menosprezar o nosso estado emocional é essencial para restaurar a confiança em nós mesmos.
Porque há abraços que nos ajudam a reconstruir as partes que foram quebradas em nossos corações, aceitar que os nossos dias tem tantas matizes como nossas circunstâncias e entender que nossas emoções devem ser excluídas desse supermercado de razões e receitas para quase tudo.
___
Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: La Mente es Maravillosa